Saiba o que é tape reading e como funciona essa estratégia
Não existe uma maneira certa ou errada de investir na Bolsa de Valores. Por isso, os mais de 2,48 milhões de investidores precisam conhecer as principais ferramentas para orientar seus trades. Nesse contexto, é importante aprender o que é tape reading.
A técnica, que também é chamada de análise de fluxos de mercado, é um instrumento de navegação para traders. Com ela, fica mais fácil ler o que acontece no mercado e traçar suas estratégias a partir disso.
Quer aprender o que é tape reading e entender como usar essa estratégia na prática? Então, siga a leitura do artigo abaixo para incorporar esse termo ao seu glossário financeiro!
Índice
O que é tape reading?
Há muito tempo, antes do pregão da Bolsa de Valores ser eletrônico, os investidores usavam uma máquina chamada de Ticker Tape Machine. O objetivo dela era gravar em uma fita as ordens de compras emitidas pelos investidores. Na fita, havia dados como o código da ação, o horário de transação, a variação de preço, entre outros.
O objetivo da máquina era informar aos investidores qual era o movimento do mercado naquele momento. Portanto, os traders da época desenvolveram o tape reading: uma técnica de leitura da fita para orientar trades.
Atualmente, o pregão é todo eletrônico. Por conta disso, as Ticker Tape Machines não são mais usadas. No entanto, os investidores ainda fazem a leitura de fluxos de mercado para orientar suas estratégias.
Como funciona o tape reading na prática?
O primeiro passo para entender o que é tape reading é compreender o que ele não é. Nesse caso, essa técnica não se trata de um setup ou metodologia de investimentos.
O tape reading é diferente, por exemplo, da análise técnica e análise fundamentalista. Em ambas, o investidor obtém uma série de dados e, então, traça uma resposta particular.
No tape reading, não há “resposta particular” a ser traçada. Afinal, a técnica consiste em ler o que está acontecendo no mercado naquele momento. A leitura é a mesma para todos os investidores — se bem feita, claro.
Para poder usar essa técnica, o investidor precisa de duas ferramentas específicas. A primeira é o Book de Ofertas. Já a segunda é o Histórico de Negócios.
O Book de Ofertas é uma espécie de central de anúncios da Bolsa. Em outras palavras, ele mostra a intenção dos investidores no momento. Nele, estão registradas todas as ordens de compra ou venda de ativos de cada trader.
Por isso, é uma ferramenta que ajuda a ler quem quer vender ou comprar o quê. Portanto, permite entender quais ativos têm maior demanda de compra ou venda.
A segunda ferramenta é o Histórico de Negócios. Nele, estão registrados em tempo real todos os trades feitos na Bolsa. É importante ter em mente que nem todas as ofertas do Book são realizadas. Às vezes, o investidor pode retirar aquela intenção por qualquer razão que seja. Por isso, o Histórico é onde está o movimento realmente concretizado.
Quais são as vantagens do tape reading?
Agora que você já sabe o que é tape reading, é hora de conferirmos algumas de suas vantagens.
Leitura de mercado
O tape reading permite que você possa ler o mercado em tempo real. Isso funciona como um instrumento de navegação para o seu Day Trade.
Melhor timing
Pelo tape reading, é possível notar as mudanças de humor do mercado. Além disso, você pode identificar as ações de grandes players. Portanto, permite que o investidor tenha melhor timing para seus trades e possa “surfar” em grandes tendências.
Maior taxa de acerto
Se bem feito, o tape reading aumenta a taxa de sucesso dos trades. Afinal, a técnica ajuda a enxergar a mudança de ritmo do mercado e as oportunidades que se abrem.
Pronto! Agora você já sabe o que é tape reading e pode usar essa estratégia para ganhar dinheiro na Bolsa. No entanto, não se esqueça de analisar bem as operações disponíveis para você. Afinal, para funcionar corretamente, a técnica precisa de informações em tempo real e de fácil leitura.
Qual é a sua opinião sobre essa técnica? Conte pra gente em um comentário abaixo!
Abra sua conta agora
Time Ativa