Taxa de vacância: como se aplica aos fundos imobiliários?

Há uma série de fatores que devem ser analisados pelo investidor antes de fazer investimentos em Fundos Imobiliários (FIIs). Um deles é denominado taxa de vacância, que impacta diretamente o potencial de gerar rendimentos do FII. Consequentemente, o investimento imobiliário se encaixará ou não na sua estratégia conforme a taxa.

Quer saber como esse indicador reflete nos FIIs? Confira a leitura deste conteúdo para aprender o conceito dessa taxa, como ela se aplica aos Fundos Imobiliários e, após, como analisá-la no campo prático!

O que é a taxa de vacância?

No mercado imobiliário, o termo vacância é usado para definir a quantidade de espaços que não foram locados em um empreendimento. Taxa de vacância é a relação entre as áreas disponíveis para locação e área total de um ou mais prédios.

Ela é medida em metros quadrados (m²) e dada em porcentagem. Calculá-la é essencial para avaliar FIIs, acompanhar variações do mercado de imóveis, identificar oportunidades e avaliar rendimentos imobiliários.

Imagine que um prédio tenha Área Bruta Locável (ABL) de 800 m². Porém, 4 imóveis de 40 m² cada estão desocupados ou indisponíveis para locação, totalizando 160m² de espaço vago. Nesse exemplo, a taxa de vacância será a seguinte:

Taxa de vacância = (área vaga / ABL) x 100

Taxa de vacância = (160 / 800) x 100

Taxa de vacância = 20%

Outro conceito importante relacionado é a taxa de ocupação. Basicamente, ela calcula o percentual de espaço de um local que está alugado em relação à área total de empreendimentos.

Como a taxa de vacância se aplica aos Fundos Imobiliários?

A taxa de vacância indica a situação do mercado imobiliário de forma geral. Quando a economia está aquecida, as empresas se expandem e precisam ampliar suas instalações. Além disso, mais pessoas têm recursos para adquirir ou alugar imóveis.

Nesses casos, os fundos imobiliários são beneficiados: mais inquilinos significam aumento da receita com aluguel e retorno aos cotistas de FIIs. Graças aos maiores retornos financeiros, mais investidores buscam investir nessa modalidade quando essa taxa está alta.

Por outro, caso a economia está desaquecendo, a taxa de vacância reduz, os ganhos dos FIIs são diminuem e menos investidores aplicam recursos na área.

O que é preciso considerar na taxa de vacância antes de investir em FII?

Há diferentes análises a partir das taxas de vacâncias. Imagine que elas estejam caindo, mas as perspectivas da economia são de crescimento para os próximos meses ou anos. Em tal situação, as empreiteiras continuarão construindo. Mesmo que a taxa de vacância esteja caindo, ela pode se estabilizar ou aumentar quando os imóveis que estão em construção são entregues pelas construtoras.

Caso os imóveis fiquem prontos enquanto o país estiver em recessão, as taxas de vacância ficarão excepcionalmente altas. Aqui, todo o poder de barganha fica nas mãos dos inquilinos. Isso ocorre pelo fato de a oferta de imóveis ser muito maior que pessoas interessadas (demanda). Nessa circunstância, os preços de aluguéis ou de venda dos imóveis serão mais baixos, reduzindo ganhos dos FIIs.

Contudo, mesmo cenários econômicos negativos e de alta taxa de vacância podem ser um momento oportuno para investidores. Os preços de participações em FIIs serão mais baixos nesse momento, tornando-se uma oportunidade para compra.

O objetivo desse investimento será lucrar com o aumento dos valores das cotas quando a economia retomar seu crescimento. No entanto, é preciso ter mais conhecimento de mercado para ter sucesso com essa estratégia. Por isso, conheça seu perfil de investidor antes de fazer aplicações.

A taxa de vacância é um dos vários indicadores que devem ser estudados pelo investidor para avaliar o mercado imobiliário. É possível fazer diferentes observações a partir de sua análise, bem como identificar oportunidades de investimentos. Para ter uma visão completa do mercado, conte com uma plataforma de investimentos que ofereça várias ferramentas de análise, como a da Ativa Investimentos.

Quer expandir seus ganhos aproveitando as vantagens dos Fundos Imobiliários? Veja um tutorial completo de como fazer esse investimento!

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.