Tesouro Direto: veja como escolher o melhor título para investir - ATIVA Investimentos - Blog
Investimentos

Tesouro Direto: veja como escolher o melhor título para investir

O Tesouro Direto é um investimento que rende mais que a poupança, com mais segurança e você pode começar a investir a partir de R$ 30,00. Na hora da compra, você é apresentado a várias opções de títulos diferentes e surgem dúvidas sobre qual comprar.

Não podemos dizer que há um título melhor que o outro. Eles são apenas diferentes. O que é indicado um investidor não necessariamente é para outro.

Existem 5 tipos de títulos à venda e cada um deles se dividem em três grupos: prefixados, indexados pelo IPCA e pós-fixados. Conheça cada um.

Tesouro prefixado

Neste tipo a rentabilidade já é determinada no momento da compra. Ou seja, você sabe exatamente o que irá receber, se manter o título até o vencimento, não importa a taxa de juros.

O Tesouro prefixado dá segurança ao investidor. O risco é de perder para inflação futura. É recomendado para quem tem objetivos de longo prazo e para quem não quer sofrer com oscilação.
Tesouro prefixado com juros semestrais

Parecido com tesouro prefixado, já é possível saber a rentabilidade quando se faz o investimento. A diferença é que, neste título, também se recebe juros a cada seis meses.

Também é indicado a quem precisa saber o valor que irá receber na hora do resgate quando compra o título.

Assim como Tesouro prefixado, o risco é de perder para a inflação futura. É recomendado para quem deseja complementar renda.

Tesouro Selic

A rentabilidade está atrelada à Selic – taxa básica de juros. Portanto, a remuneração do investidor é variável, pois é definido no momento da compra do papel. Também não há risco de perder dinheiro com a volatilidade do mercado.

É recomendado para quem quer fazer uma reserva de emergência, já que você pode resgatar o dinheiro sem oscilação. E também, claro, para quem acredita que a taxa básica de juros irá subir.

Tesouro IPCA+

Se você optar por esse tipo, você irá ganhar por uma taxa de juros prefixada – que é determinada na hora da compra do título –  acrescida da variação da inflação. Ou seja, você já sabe qual será o retorno real do seu investimento.

Se vender o título antes do vencimento, o Tesouro Nacional irá te pagar de acordo com o valor de mercado. Então, você poderá ficar sujeito a maior ou menor rentabilidade.

O IPCA+ é recomendado para quem deseja ter um dinheiro guardado para longo prazo, por exemplo, aposentadoria. Também para manutenção de compra no futuro, já que você se protege da inflação.

Tesouro IPCA com juros semestrais
A rentabilidade desse tipo de título é igual ao Tesouro IPCA+ . Porém, o investidor receberá juros a cada seis meses.

É um título interessante para quem deseja utilizar o rendimento para complementar a renda. Também mantem seu poder de compra, já que te protege da inflação.

Como investir?

Primeiro, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Aqui na Ativa Investimentos oferecemos uma assessoria especializada para te ajudar. Abra uma conta gratuita conosco e comece a ganhar dinheiro agora.

Você deve gostar também
ETF: entenda o que é e como investir
Taxa Selic: o que significa e o que ela diz sobre a nossa economia?
Saiba por que investir por uma corretora de valores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.