Veja dicas fáceis de como guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco - ATIVA Investimentos - Blog
Educação Financeira

Veja dicas fáceis de como guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco

Mais de 60% da população brasileira sentiu que suas despesas eram maiores que seus rendimentos em 2017, segundo pesquisa recente da Serasa Experian. E você? Faz parte desta lista? Veja a seguir que com estratégias simples, você controla seus gastos e guarda dinheiro mesmo ganhando pouco. Saiba como:

1 – CONHEÇA SEUS GASTOS

Primeiramente, é importante saber com o que você vai gastar seu dinheiro. Uma boa forma boa de dividir o que é essencial do que é corriqueiro é montando uma planilha com seus gastos mensais. Separe o que é gasto fixo do que não é.

Gasto fixo: É aquele gasto que não dá para mudar, aluguel, transporte e contas em geral. Os demais, como gastos com lazer, por exemplo, são aqueles que podem ser reduzidos, em casos de necessidade.

2 – ACOMPANHE PROMOÇÕES

Muitas lojas tem promoções e divulgam por email ou outros meios. Isso é importante tanto para gastos de mercado como para promoções de roupas ou viagens. Esteja sempre cadastrado na lista de email e acompanhe as mídias sociais das redes que você costuma consumir.

3 – CUIDADO COM AS PROMOÇÕES

Cuidado para não comprar o que não precisa só porque o preço está baixo! Lembre de usar as promoções sempre a seu favor, não contra.

4 – DEFINA METAS

É importante ter o ato de poupar como hábito! Se você tiver dinheiro na mão, vai acabar gastando, não tem jeito.

Assim, defina um valor da sua renda (entre 30% e 10%) que você quer guardar no final do mês e faça o possível para atingir esse objetivo! Ajuda muito já aplicar assim que receber.

5 – NÃO ENTRE NO CHEQUE ESPECIAL

Nunca entre no cheque especial. A taxa média dos juros do cheque especial é de 324% ao ano! Mesmo deixando um valor pequeno, isso pode virar uma bola de neve e nenhum investimento que você fizer vai chegar nem perto da taxa que o cheque especial vai comer seu dinheiro. Quando se usa o cheque especial, apesar de alguma satisfação na hora do gasto, tenha consciência de que você está prestes a fazer o pior investimento da sua vida.

E depois?

Se você já poupou seu dinheiro e quer começar a investir? Aqui na Ativa Investimentos, oferecemos aplicações financeiras para todos os perfis, com assessoria especializada.

Veja como podemos te ajudar, abra sua conta gratuita.

Você deve gostar também
Foi demitido? Saiba como organizar suas finanças após a demissão
Planejamento familiar financeiro: como envolver toda a família?
Planejamento financeiro pessoal: 5 dicas para se dar bem em 2017

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.