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Voz Ativa: um espaço exclusivo para os colaboradores do #timeativa

Por: Time Ativa
03/07/2023
2 min

Voz Ativa: um espaço exclusivo para os colaboradores do #timeativa

Aqui na Ativa estamos sempre pensando em como melhorar cada vez mais o ambiente para os nossos colaboradores, sempre focando em ser um lugar inclusivo, acolhedor e confortável para cada um ser quem deseja ser. Acreditamos que um ambiente com esses aspectos faz com que os colaboradores se tornem cada vez mais produtivos, não só com as suas demandas, mas com a corretora como um todo, entregando resultados ainda mais positivos e alinhados.

Com apoio da nossa nova parceira, a empresa de canal de ética, Contato Seguro, a Ativa Investimentos agora possui um canal exclusivo e 100% seguro para relatos e denúncias sobre irregularidades.

Por quê ter um canal de denúncias?

A partir deste ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de toda empresa deverá obrigatoriamente desenvolver ações de combate ao assédio sexual e outras formas de violência, como o assédio moral. A responsabilidade foi formalizada pela Portaria nº 4.219, do então Ministério do Trabalho e Previdência, editada em dezembro de 2022.

O texto estabelece que as empresas incluam em suas normas internas regras de conduta a serem aplicadas em cada caso. As companhias também têm obrigação de definir como irão receber e acompanhar denúncias de ocorrências. Além disso, o canal deverá ser um ambiente seguro que garanta o anonimato da pessoa que apresenta denúncia, ou seja, do denunciante.

Outra medida que se torna um dever das empresas é a realização de ações de capacitação, orientação e sensibilização do quadro de empregados de todos os níveis hierárquicos sobre violência, assédio, igualdade de direitos e diversidade. 

Como funciona o Voz Ativa?

O Canal é terceirizado e administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial. Se nossos colaboradores identificarem ou souberem de qualquer irregularidade, eles podem acessar o site e fazer o relato. O portal fica disponível 24h/7 dias por semana.

A partir do relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade. Caso tenha alguma prova, o sistema permite que seja anexado qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso o relato envolva algum integrante do Comitê de Ética do #timeativa, a Contato Seguro irá identificar e filtrar para que a pessoa não participe do processo de investigação, garantindo que não ocorra nenhum tipo de conflito de interesse direto no assunto reportado.

O que é o Canal de Denúncia?

O canal de denúncias é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e segmentos que buscam:

• Obedecer a lei;

• Proteger a empresa;

• Potencializar seus resultados;

• Proteger seus colaboradores/funcionários;

• Melhorar o clima organizacional.

Trata-se de um sistema inteligente e seguro que detecta e combate problemas como fraudes, bullying, assédio moral/sexual, entre outros.  

Benefícios para o colaborador

Melhoria da convivência entre todos na empresa;

• Segurança e liberdade para fazer os relatos quando e onde quiser;

Garantia de anonimato e não retaliação;

Ajuda a empresa a pensar/agir em prol dos seus colaboradores.

Benefícios para a empresa

Além de cuidar dos funcionários, o canal ajuda a empresa a manter um “raio X” constante para proteger seus públicos e aumentar seus resultados.

Este projeto foi desenvolvido pensando em valorizar atitudes e práticas que englobam o ESG dentro do #timeativa, considerando ser um aspecto social extremamente relevante. Acreditamos que um profissional engajado é mais produtivo, proativo e alinhado com os objetivos da empresa.

Time Ativa