Confira 5 dicas de investimento para 2022

Regresso pós-pandemia, retorno do carnaval, copa do mundo, ano eleitoral… 2022 vai ser um ano bem movimentado, mas você já parou para pensar em como as suas finanças vão ficar? Diante de tantas expectativas, vale a pena conferir algumas dicas de investimento para o próximo ano e ficar de olho nas grandes oportunidades.

Afinal, embora a educação financeira defina as bases de uma atitude prudente em relação ao seu próprio dinheiro, conhecer as estimativas gerais para o cenário econômico ajuda a orientar melhor suas decisões.

Neste artigo, você vai conferir um panorama geral do mercado em 2021, o que esperar para o ano seguinte e quais são os principais focos de atenção nessa reabertura da economia. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!

Quais as previsões para o fim de 2021?

Ao que parece, 2021 é a véspera de uma nova economia. Contudo, isso só poderá ficar claro com o andamento do ano seguinte, em que, junto ao mundo, o Brasil entrará em um cenário inteiramente novo.

Por outro lado, apesar de incerto e pessimista quanto ao que há de vir, 2021 deixou marcas notáveis de transformação, criando pistas para os investidores orientarem suas decisões.

Uma delas foi o crescimento do mercado digital, que, por conta do isolamento provocado pela pandemia de Covid-19, alcançou novas proporções e acelerou a digitalização da sociedade. Isso deu ainda mais destaque para as empresas de tecnologia, que já vinham chamando muito a atenção na última década.

Entretanto, o mundo não estava preparado para uma crise sanitária dessa magnitude. Mesmo com o empenho de cientistas para desenvolver uma vacina, muitos países tiveram dificuldades logísticas e políticas para implementar medidas de contenção.

No Brasil, por exemplo, o efeito desse desafio foi refletido nos preços de produtos e serviços básicos, levando o Banco Central a admitir que não será possível fechar o ano abaixo do teto de 5,25% da meta de inflação.

A alta do dólar também evidencia a redução da força do real no mercado internacional. Todo esse contexto cria condições para intervenções, o que tem sido visto no constante aumento das taxas de juros. A previsão é a de que o ano termine com Selic acima dos 9%.

Expectativas para 2022

Tudo indica que 2022 será o ano da Renda Fixa. Apesar de ser uma opção bastante aprecidada entre os investidores, os argumentos para essa previsão não são dos mais animadores. O impacto da pandemia, além da catástrofe humanitária, gerou efeitos que deverão repercutir ainda por alguns anos.

Além disso, 2022 será um ano agitado economicamente. Embora a normalização das atividades sociais e comerciais não esteja determinada, é esperado um retorno gradual no decorrer dos meses com a imunização da maior parte da população do mundo.

Essa recuperação deve ser sentida no turismo, impulsionado pelos grandes eventos internacionais, como Copa do Mundo FIFA e Jogos Olímpicos de Inverno. No Brasil, a possível volta do carnaval também chama atenção nesse sentido.

O mais importante, no entanto, é a tensão política das eleições gerais em um país polarizado como o Brasil. Assim, a soma desses elementos e os resultados de 2021 projetam, de acordo com muitos economistas, perspectivas no mínimo desafiadoras.

Segundo o Boletim Focus, uma das principais referências em projeção econômica, 2022 deve alcançar juros acima dos 11%, e o PIB (Produto Interno Bruto), um crescimento tímido de menos de 1%.

Quais são as 5 dicas de investimento para 2022?

Com as informações que você recebeu até agora, já é possível estimar riscos e oportunidades de investimento. A seguir, você vai conferir algumas das principais dicas para tomar decisões inteligentes no ano de 2022. Acompanhe!

1. Construa um planejamento financeiro

Dica que nunca perde a atualidade, construir um planejamento financeiro é uma das decisões mais importantes que você pode tomar em relação ao seu dinheiro. Ao mesmo tempo, é o conselho mais negligenciado.

Se todas as pessoas que já ouviram essa dica ao menos 3 vezes se planejassem com dedicação, nós não temos dúvidas de que o cenário brasileiro seria muito mais promissor. Portanto, não espere as condições ideais para cuidar do seu futuro financeiro.

Construa imediatamente seu orçamento pessoal, estabeleça seus objetivos a curto, médio e longo prazos e garanta a disciplina financeira. Essa é a única maneira segura de cultivar a saúde das suas finanças e o crescimento do seu patrimônio.

2. Esteja atento à inflação

O aumento dos preços é uma das expectativas mais desanimadoras para 2022. Como você viu, isso sinaliza um aumento dos juros, o que favorece a Renda Fixa. Porém, é fundamental aprender a calcular a rentabilidade de uma aplicação para selecionar boas alternativas.

Assim, não deixe de considerer as projeções de inflação antes de optar por uma aplicação em Renda Fixa, especialmente se isso significar a imobilização do seu capital. Afinal, juros fixos e altos não são garantia de rendimento superior à desvalorização da moeda.

3. Acompanhe os setores de tecnologia, turismo e varejo

Esse trio promote em 2022! Os setores de tecnologia, turismo e varejo estão às margens de revelar grandes oportunidades. Com a reabertura progressiva do mercado global, cada uma dessas áreas tem dado indícios de que, mesmo no curto prazo, existem boas chances de lucro.

Assim, para realizar investimentos inteligentes, vale a pena manter atenção aos segmentos em que há grandes expectativas de resultados promissores. Em um contexto amplo, isso pode produzir efeitos em outras áreas, como setor imobiliário, commodities etc.

4. Analise o clima político

Se você tem planos concretos de médio e longo prazo, o próximo ano pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso dos seus objetivos. Nesse período de eleições gerais, a disputa envolverá programas de administração pública, econômica e alianças de natureza ideológica.

Independentemente do seu posicionamento político, você e todos nós brasileiros teremos que lidar com o que será decidido nas urnas, e isso envolve reconhecer o humor do mercado em relação aos presidenciáveis e suas propostas. Portanto, tenha em conta o futuro do próximo governo antes de tomar decisões de investimento duradouro.

5. Conte com o apoio de profissionais qualificados

Se você tem pouca experiência ou deseja começar a investir, é de extrema importância contar com uma orientação qualificada. Em tempos de tensão política e volatilidade, é relevante ter referências confiáveis, com histórico de sucesso em análises e recomendações.

Neste conteúdo, você conferiu algumas leituras do panorama econômico e dicas para investir em 2022. Mas atenção! Não se esqueça que toda previsão é apenas uma interpretação e não deve ser tomada como principal fator de decisão. Portanto, estruture seus objetivos, estude o contexto e tome decisões conscientes! Quer saber como a Ativa Investimento pode ajudar a aproveitar os cenários de instabilidade para construir um portfólio lucrativo? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.