Absorção e exaustão no tape reading

Absorção e exaustão no tape reading são dois eventos importantes para quem deseja fazer uma leitura mais aprofundada e detalhada de ativos, bem como entender como eles se comportam em determinados fluxos. Graças a essas técnicas, um trader será capaz de utilizar os movimentos dos preços ao seu favor.

Continue lendo este material para ampliar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, entender melhor sobre esses conceitos e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso nas suas operações.

O que é absorção no tape reading?

Esse é um movimento de mercado em que um grande volume de compradores fazem suas ofertas para agredir determinado ativo. No entanto, o preço do ativo se mantém estável e não varia mesmo com as microagressões dos traders.

A absorção no tape reading é observada quando um volume forte de ofertas é feito sobre um ativo. Há uma inicial do preço e esse movimento continua até que seu valor pare de reagir às agressões. O excesso de movimentações impede variações de valor e, quando isso ocorre, pode-se dizer que a agressão foi absorvida.

Como agir diante de absorção no tape reading?

Duas medidas podem ser tomadas dependendo se a posição do trader é de entrada ou saída de uma operação. Se ele também está agredindo o ativo, poderá zerar a sua posição para não se prender à operação.

Quando o trader está absorvendo a agressão, é necessário prever até quanto o ativo poderá se valorizar. Assim, é possível sair da posição com uma boa margem de lucro.

O que é exaustão no tape reading?

Exaustão é um movimento oposto à absorção. Resumidamente, após as agressões de um ativo, há tendência de perda de força das agressões até estabilização dos preços.

Na prática, o trader percebe que os demais players do mercado reduzem as agressões gradativamente. Isso acontece pelo insucesso dos indivíduos que estavam realizando essas agressões.

Esse evento continua até que os valores do ativo parem de variar. O termo “falta de apetite do mercado” se encaixa bem no conceito de exaustão. Afinal, há uma rigorosa diminuição do interesse em realizar operações do ativo nesse mercado.

Como agir diante de exaustão no tape reading?

A especulação sobre um ativo tende a reduzir quando as tentativas de compra param. Portanto, há uma reflexão negativa nos seus valores.

Quem é dono de um ativo que não sofre mais agressões deverá se proteger das quedas nos preços. O recomendo é que ele saia da posição assim que perceber que as ofertas estão diminuindo. Entretanto, o trader deve entender que não ocorrerá mais valorização do ativo. Com isso, ele consegue usufruir do crescimento que o ativo teve até o momento.

Quem aprende a identificar movimentos de absorção e exaustão no tape reading consegue encontrar mais oportunidades para maximizar seus lucros. Além disso, também é possível minimizar perdas ou se manter equilibrado, dependendo de sua posição perante essas situações. Para ser capaz de reconhecer esses movimentos, é fundamental contar com uma boa solução para negociações. Saiba aqui como identificar a melhor plataforma de operação para profissionais.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Gostaria de receber informações da cotação de euro e dólar diariamente, ou ter um site mais direto e seguro para poder consultar de modo mais simplificado. Abraços

    1. Olá, Jayme, tudo bem? Aqui na Ativa nós não possuímos esse serviço. Caso você queria mais informações, é só entrar em contato pelos nossos canais de atendimento para indicações de casas de câmbio parceiras. Estamos à disposição caso surja alguma outra dúvida, ok? Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.