aplicativo para controle de gastos

Controle de gastos: 10 aplicativos para facilitar sua gestão financeira

Foi-se o tempo em que precisávamos fazer anotações complexas, manuais e demoradas para organizar as finanças pessoais. Atualmente, temos uma gama de aplicativos para controles de gastos, com funcionalidades que vão desde simples registros até o acompanhamento de gráficos.

Eles são grandes aliados de todos nós. Afinal, não importa qual é a sua renda, controlar gastos é indispensável para manter as finanças em dia. Assim, é possível evitar dívidas e ainda reservar uma quantia para fazer investimentos. Nada é melhor do que recorrer à tecnologia para que esse controle seja descomplicado.

Quer conhecer alguns aplicativos para encontrar um que se encaixe nas suas necessidades e objetivos? Então, você não pode deixar de conferir esta lista com 12 alternativas excelentes. Boa leitura!

Por que é importante fazer o controle de gastos?

Antes de apresentarmos para você os aplicativos que vão ajudar a fazer o controle de gastos, vale explicar por que isso é importante. Afinal, se o dinheiro está sendo suficiente para passar o mês todo, por que controlar as finanças?

A resposta é simples: para que você consiga aproveitar melhor a sua renda! Quando fazemos o controle de gastos conseguimos ver com clareza para onde o dinheiro está indo. Acredite, muitas vezes fazemos gastos desnecessários sem perceber, um valor que poderia ser utilizado de uma forma mais proveitosa e inteligente.

Além disso, fazendo esse controle conseguimos identificar possíveis desperdícios. Pode ser, por exemplo, um serviço pelo qual estamos pagando muito quando existem alternativas com custo-benefício melhor.

Controlar suas finanças vai ajudar você conhecer a sua saúde financeira e aproveitar melhor o seu dinheiro. Talvez para criar uma reserva de emergência, para fazer uma viagem, trocar de carro ou comprar algo que deseja sem entrar em dívidas.

Como fazer o controle de gastos?

Não resta dúvida que fazer o controle de gastos é necessário, certo? Mas de que maneira fazer isso? Não se preocupe porque não é difícil e nós listamos algumas ações que vão contribuir para que você mantenha suas finanças em ordem. Veja a seguir.

Organize as finanças

O primeiro passo é organizar as suas finanças. Você precisa saber exatamente quanto dinheiro ganha e quanto dinheiro gasta, qual é o montante destinado para contas fixas e aqueles que usamos para supérfluos; além de conferir quanto de fato sobra por mês para que você possa usar como bem entender.

Tenha um planejamento

O planejamento serve para você estabelecer de que maneira o seu dinheiro será usado. Depois de organizar as finanças e saber quanto sobra todos os meses, com o planejamento você define qual montante será gasto com o que; e ainda estabelece um valor para ser guardado todos os meses, a fim de alcançar um determinado objetivo.

Promova mudanças de hábito

O controle de gastos está muito relacionado com mudança de hábitos também. Comece a observar como você usa o seu dinheiro e reflita se é necessário gastar com isso, se seria possível fazer de outra maneira, mais econômica. Vale reduzir a frequência de idas ao restaurante, usar menos o carro, economizar água e energia elétrica, entre outros.

Encontre alternativas

Você pode buscar alternativas para os produtos e serviços que consome. Veja se existem opções mais em conta, contrate novos pacotes, faça suas compras em supermercados com preços mais baixos, procure promoções. Busque sempre uma opção que ajude a gastar menos. Isso pode ajudar a manter o seu padrão de vida sem pagar muito por ele.

Busque uma renda extra

A renda extra é uma grande aliada porque esse valor a mais pode ser utilizado da maneira como você desejar, seja para quitar dívidas, comprar alguma coisa especial ou investir. Confira, dentro das suas habilidades, aquela que pode ser transformada em uma fonte de renda e dedique algumas horas vagas para faturar.

Quais são os melhores aplicativos para gerir e controlar gastos?

Agora chegou a hora de descobrir como a tecnologia pode ajudar você no controle de gastos. Como prometemos, confira alguns aplicativos que vão facilitar a sua gestão financeira mantendo tudo em ordem!

1. Guia Bolso

Com funcionamento automatizado, o Guia Bolso foi criado para ajudar no controle de gastos de forma prática. Ele permite uma sincronia entre as contas de banco e do cartão de crédito do usuário, realizando os lançamentos de todas as entradas e saídas automaticamente.

Para isso, o usuário precisa fornecer dados bancários e senhas para transmitir informações da conta diretamente no aplicativo. Nesse sentido, a plataforma conta com um moderno sistema de segurança integrado, o que transmite mais confiança ao usuário.

Outra vantagem do programa é a possibilidade de categorizar os gastos — também de forma automática —, o que permite saber quais são os custos com comida, transporte e mercado, por exemplo. Ele conta, ainda, com um comparativo de taxas de juros, caso o usuário precise se informar sobre empréstimos bancários, agilizando a tomada de decisão.

O Guia Bolso está disponível para Android e iOS.

2. Minhas Economias

Além de ter versões para smartphones — tanto para Android quanto para iOS —, o Minhas Economias também pode ser utilizado diretamente no site. Para isso, basta realizar o cadastro na plataforma e começar a organizar as finanças.

Ele possibilita criar categorias para as despesas manualmente ou utilizar o gerenciador disponível no próprio programa. Ele também oferece ao usuário relatórios com gráficos — com análise de até um ano — para facilitar a leitura das informações.

Vale destacar que ele também permite fazer atualizações offline, ou seja, você não precisa ter conexão com a internet na hora de registrar as informações.

3. Money Lover

O aplicativo premiado pelo Google em 2016 e 2017 auxilia no gerenciamento das despesas e permite criar orçamentos com restrição de limite de gastos. Assim que a condição estipulada é atingida, a plataforma envia uma notificação ao usuário.

Outros recursos do programa são os lembretes de vencimento de faturas e o “modo viagem”, que auxilia no controle de gastos durante as férias, por exemplo. O Money Lover está disponível para as plataformas Android e iOS.

4. Mobills

Mobills conta com um cadastro de despesas por categoria e uma interface intuitiva. Ele também permite o monitoramento de gastos dos cartões de crédito e exibe as informações por meio de gráficos — que são bastante dinâmicos e interativos. Além disso, possibilita que o usuário crie um controle de metas para o orçamento.

Está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Apesar de seu download ser gratuito, para utilizar alguns recursos da plataforma, é necessário adquirir planos que podem variar entre R$8,00 e R$14,90 por mês, de acordo com a funcionalidade desejada.

5. Organizze

Organizze conta com uma interface visualmente limpa e de fácil manuseio. Por meio dele, você pode registrar os ganhos e os gastos. Contudo, apenas de forma manual. Também é possível utilizar os gráficos disponíveis para controlar as informações sobre o orçamento — de onde veio e para onde vai o dinheiro, por exemplo.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Conta com versão básica (sem custos) e com uma versão paga, que oferece mais funcionalidades.

6. Wally

Gratuito e disponível para Android e iOS, o Wally conta com uma utilização fácil e prática, necessitando apenas que o usuário cadastre seus recebimentos e seus gastos.

A partir dessas informações, o aplicativo cria orçamentos diários e compara-os com os de outros usuários com perfis semelhantes ao seu. Assim, você pode avaliar o comportamento de outras pessoas e identificar se os seus gastos estão dentro da média, se estão otimizados ou se o ideal é fazer alguns ajustes nas suas contas.

Ele oferece, ainda, uma ferramenta de scanner para digitalizar seus recibos de pagamentos de contas. Isso reduz a necessidade de armazenamento de papéis e mantém os documentos mais organizados.

7. Wisecash

Esse é um aplicativo para controle de gastos que está bem avaliado na Google Play. O Wisecash permite que o usuário cadastre as informações com agilidade e fornece grande parte das informações na tela inicial do programa.

Ele possibilita o lançamento de gastos recorrentes — dispensando a necessidade de repetir o mesmo procedimento todos os dias ou meses —, além de enviar notificações sobre as contas que estão para vencer, evitando o pagamento de juros por atraso.

Ele está disponível apenas para Android.

8. Toshl Finance

Toshl Finance é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, que usa uma maneira diferente de interação com o usuário. Ele cria um personagem e, por meio dele, faz o controle do que pode ou não ser gasto. Assim, a tarefa fica menos burocrática e um pouco mais divertida.

Ele tem, como diferencial, a possibilidade de controlar sua carteira de dinheiro virtual — como Bitcoin e PayPal — dentro do próprio sistema. Além disso, permite a utilização de qualquer moeda do mundo. Isso facilita, por exemplo, o controle das finanças durante uma viagem internacional.

9. Jimbo

A plataforma desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) conta com as funcionalidades tradicionais de uma plataforma de finanças. Com o programa, é possível categorizar de forma manual as despesas e obter as informações por meio de gráficos.

Ela permite, ainda, criar metas de economia e monitorá-las para saber quanto está sendo poupado para alcançá-las. O Jimbo está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

10. Gastos Diários 3

Já em sua terceira versão, o Gastos Diários 3 oferece ao usuário a opção de criar uma senha para acessar o aplicativo. Isso torna o armazenamento das informações mais seguro, assim como fazem os aplicativos de banco e cartão de crédito.

Conta com relatórios categorizados por períodos, sendo eles diário, semanal, quinzenal, mensal e anual. Também possibilita a utilização de mais de uma moeda ao mesmo tempo.

Apesar de permitir o download gratuito, algumas funcionalidades só estão disponíveis mediante a aquisição de uma licença, no valor de R$9,99. A plataforma está disponível apenas para Android.

11. CoinKeeper

O CoinKeeper é uma boa alternativa para descomplicar o controle de gastos por causa da sua simplicidade na hora de usar. Você pode categorizar as suas despesas e o próprio aplicativo faz uma análise dessas categorias mostrando quais estão com custos maiores.

É possível acompanhar a situação das finanças dia após dia; pode planejar recados para não esquecer as contas que precisam ser pagas, além de acompanhar as movimentações de rotina. Outro recurso interessante é o sistema de moedas com suporte para todas encontradas ao redor do mundo.

Esse aplicativo permite fazer planejamentos, definir orçamentos e controlar as suas finanças por meio de gráficos ricos em detalhes. Tem uma versão gratuita bem robusta, mas fazendo a contratação do pacote premium são liberadas funções mais completas.

12. Orçamento fácil

O Orçamento Fácil é voltado para o controle de finanças pessoais e permite fazer o controle delas utilizando recursos visuais; além de programar as suas movimentações de dinheiro. Traz a possibilidade de configurar a tela inicial para deixar em destaque as informações que você julga mais importantes.

É possível conferir um resumo geral da sua situação financeira, acompanhar os gastos da última semana e utilizar recursos visuais, como tabelas e gráficos para construir uma interface mais intuitiva.

Também conta com o recurso de alarmes e lembretes para que você não se esqueça de fazer o cadastro das transações do dia. Tem, ainda, a possibilidade de usar a versão normal do aplicativo ou a especial; nesse segundo caso, voltada para os negócios ou hobbies.

Como você viu, contar com um aplicativo para controle de gastos é fundamental para melhorar o planejamento financeiro e ter sucesso na hora de alcançar os objetivos. Porém, também é necessário ter disciplina para manter o acompanhamento e saber como usar o dinheiro corretamente.

Você conhece algum outro aplicativo que também ajuda a fazer o controle de gastos de uma forma eficiente? Então, deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Qual desses aplicativos é considerado o melhor de todos?

  2. Olá Júlio, tudo bem? A escolha do aplicativo vai de acordo com as necessidades de cada pessoa. Recomendamos que você olhe as características de cada aplicativo e faça um teste de uso, sempre com mais de uma possibilidade. Assim você pode ver qual aplicativo te atendeu melhor para fazer uso diário. Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.