Bear market: você realmente sabe do que esse conceito trata?
O mercado se movimenta e é comum ouvirmos termos específicos para designar as tendências desse deslocamento. Talvez você já tenha ouvido alguém falar em bull market e bear market, não é?
Mas o que isso quer dizer e qual a diferença entre esses dois conceitos? Será que você sabe, por exemplo, as principais características de um bear market? É isso que você vai aprender neste artigo, além de entender por que as figuras do touro e do urso são frequentemente usadas para descrever os humores do mercado. Continue a leitura e confira!
O que touros e ursos têm a ver com o mercado financeiro?
Você já viu um touro em investida para atacar? Ele corre contra o alvo, abaixa a cabeça e usa os chifres para arremessar sua vítima para cima. Um urso, por sua vez, emprega sua força selvagem para esmagar o oponente, atacando com suas garras de cima para baixo.
Há décadas, a figura desses animais em movimento de combate serve de símbolo para o comportamento do mercado de valores. Afinal, sabemos que a atividade econômica, por se tratar de relações humanas, tem humores inconstantes e geralmente agressivos.
Ou seja, dentro do sistema de mercado que inventamos, a estabilidade permanente é uma ilusão. Como a história nos mostra, sempre haverá tempos de bonança seguidos de crises. Entre vacas gordas e magras, é assim que a economia funciona: por ciclos.
Diferença entre bull e bear market
Especificamente no mercado de valores, os termos bull e bear market são usados para designar as tendências de alta e de baixa respectivamente. Em outras palavras, quando o mercado está aquecido, otimista, com demanda superior à oferta, temos um bull market, o que eleva o valor das empresas e fortalece a moeda nacional.
Opostamente, quando o mercado interno se retrai, e os preços das ações começam a cair, o cenário é pessimista, e assim dizemos que entramos em bear market. É interessante notar que tudo isso é identificado por meio de vários indicadores. A análise gráfica, por exemplo, revela as tendências altistas e baixistas em linhas ascendentes e descendentes.
Pelo movimento crescente ou decrescente dos preços de um setor ao longo de um período, percebemos se o mercado é “bearish” ou “bullish”, isto é, se o sentimento é pessimista ou otimista.
Quais são as características do bear market?
Pela perspectiva de quem opera na Bolsa de Valores, como os traders, não há muita diferença entre bull e bear market, uma vez que é possível ganhar dinheiro nos dois movimentos. Mas é claro que esses não são apenas conceitos isolados.
Afinal, se um setor da indústria começa a perder valor de mercado, é sinal de que algo está acontecendo na sociedade como um todo. Assim, as implicações do bear market são muito importantes tanto para investidores quanto para consumidores.
É comum, por exemplo, que as coisas se tornem mais difíceis para grande parte da população durante o período pessimista do bear market. As características mais comuns do mercado em queda são:
- retração econômica;
- inflação;
- alta dos juros;
- inadimplência;
- aumento da taxa de desemprego.
Tudo isso contribui para condições específicas do sentimento geral, o que afeta inclusive ações políticas e manifestações populares, criando um cenário caótico que demanda soluções emergenciais. Contudo, como dissemos, a história nos mostra que isso se trata de uma fase, e uma reversão desse movimento é sempre esperada. O difícil é dizer quanto tempo isso dura.
Porém, existem técnicas de análise que apresentam pistas com base em padrões observáveis. Não é uma garantia, mas é suficiente para afetar o sentimento das pessoas e influenciar novas tendências.
Gostou de aprender mais sobre o conceito de bear market? Então, acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e receba mais conteúdos educativos como este. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin.
Abra sua conta agora
Time Ativa