Ativa Investimentos

O Blockchain é a principal inovação tecnológica dos últimos anos. Quanto devo alocar nessa classe?

Written by Time Ativa | May 2, 2023 6:12:03 PM

O ecossistema Blockchain vive um momento pujante. Anualmente, a quantidade de menções e posts de formadores de opinião em redes sociais relacionados à Cripto ultrapassa bilhões e cresce a uma taxa anualizada de 63%. Esse interesse está gerando novas ideias e impulsionando o número de desenvolvedores em Blockchain, que cresce a uma taxa anual de 84%, saindo de 25.000 em 2020 para +50.000 em 2022. O interesse em Cripto aliado aos desenvolvedores está refletido em novos projetos, cuja quantidade está crescendo a uma taxa anual de 62%, totalizando mais de 20.000 projetos, com 3.000 deles recebendo investimentos somente em 2022.

O desenvolvimento da tecnologia Blockchain e o momento ainda nascente dos protocolos Cripto sustentam a tese de que vivemos uma oportunidade de investimento única na nossa geração. Assim como empresas de Internet lideravam retornos e estavam na fronteira das inovações tecnológicas nos últimos trinta anos, protocolos Cripto ocupam essa posição de destaque no setor de tecnologia atualmente.

É importante que o investidor, então, se pergunte: quanto do meu patrimônio devo investir em Cripto para participar das inovações surgindo em Blockchain?

Investir em Cripto é similar a ter investido na internet de 1998

Investir em Cripto hoje é similar a ter investido na Internet em 1998. Atualmente, segundo estimativas da Metrix, mais de 120 milhões de pessoas utilizam ativamente Blockchain e Cripto, número muito próximo do total de usuários ativos da Internet em 1998. Os cinco principais protocolos de Altcoins têm uma valuation combinada de $350 bilhões, enquanto em 1998 os cinco maiores projetos da Internet valiam $150 bilhões. Esses dados não apenas indicam a semelhança no desenvolvimento de Cripto e da Internet, mas também evidenciam que o investimento em Cripto deve ser feito pensando no longo prazo.

Quem investiu na Amazon em 1998 adquiriu o ativo por míseros $2,68. Se o mesmo investidor tivesse pensado apenas no curto prazo e tivesse vendido Amazon em 2001, teria perdido cerca de 80% do valor investido, se desfazendo de Amazon por menos de $0,50. Contudo, se o investidor estivesse pensando no longo prazo, poderia ter segurado o ativo por 20 anos, transformando os $2,68 em $97,60 em 2018 – considerando desdobramentos, o ganho total seria de 100.000%, transformando $500 em mais de $500.000!

Cripto vive um momento parecido com o da Internet em 1998: uma série de protocolos de tecnologia surgindo que se complementam para formar o ecossistema amplo que é o Blockchain. Um investidor posicionado apenas para o curto prazo está fadado a perder todas as inovações (e os lucros) que surgirão no médio e longo prazo.

Além do fator inovação, a volatilidade de Cripto também é semelhante ao da Internet no fim da década de 90. Tal volatilidade pode assustar, mas oferece excelentes janelas de entrada para investidores. Tomemos os retornos de Ethereum e Amazon (ambos três anos após a fundação) como comparação:

Tanto Ethereum em 2017 quanto Amazon em 1997 eram projetos recentes, com uma proposta de valor inovadora para a época. Ambos passaram por bolhas e correções, mas mantiveram rendimentos interessantes para os investidores.

O posicionamento no longo prazo, preparado para a volatilidade que pode aparecer, então, é vital para qualquer investidor que busca lucrar no mercado Cripto.

Afinal, quanto devo investir?

Já que a exposição é voltada para o longo prazo, um investidor poderia escolher não alocar uma “reserva de emergência” ou qualquer valor que ele poderia vir a precisar no curto prazo.

Além disso, o investidor tem que estar preparado para a volatilidade natural do mercado – que normalmente vem acompanhada de ganhos. Uma carteira diversificada que “mantém um pé” em Cripto minimiza os efeitos que as variações podem ter na carteira como um todo.

Por fim, uma alocação entre 1% e 5% do portfólio pessoal em Cripto permite que o investidor tenha exposição às inovações da tecnologia Blockchain, ao mesmo tempo que mantém uma diversificação no portfólio como um todo.

Sobre a Metrix

Metrix é uma gestora 100% focada em cripto com um time de Engenheiros, Matemáticos e Cientistas de Dados. Com uma filosofia de investimentos que combina Humans and Machines para entregar o mandato com excelência, a Metrix possui um sistema de research automatizado municiando os gestores para tomadas de decisão data-driven. O fundo Metrix possui retornos de 39.69% em 2023 e 37.16% desde o início.