Como operar pelo Calendário do Mercado? Descubra!

Uma das ferramentas que precisam ser utilizadas pelos investidores é o Calendário do Mercado. Ele está relacionado aos eventos do mercado de capitais e reflete nas decisões de todos os investidores. Ao aprender como utilizá-lo, você poderá identificar mais oportunidades para lucrar.

Saiba que esse instrumento deve ser utilizado tanto por investidores iniciantes quanto pelos mais avançados. Por isso, continuar esta leitura é imprescindível mesmo que você já tenha conhecimento satisfatório de como operar na Bolsa. Confira!

O que é o Calendário do Mercado?

Também chamado de Calendário Econômico, é uma lista de eventos relevantes para qualquer um que deseja operar na Bolsa de Valores (B3). Entre os eventos de maior destaque que precisam ser acompanhados, estão divulgações financeiras das empresas que são listadas na Bolsa de Valores (B3).

Outros exemplos de informações no calendário são eventos ambientais e econômicos, divulgações financeiras, PIB, inflação etc. Também há eventos políticos, como eleições, audiências no Congresso, manifestações e outros.

Por fim, esse calendário ainda traz divulgações e anúncios de atividades governamentais, pesquisas acadêmicas, notícias de imprensa jornalística etc.

Por que acompanhá-lo?

Ele impacta tanto negativa quanto positivamente a bolsa brasileira, a mundial e os mercados internacionais. Isso acontece porque os players tomam suas decisões com base no que é publicado nesse calendário. Os eventos geram oportunidades para que você opere no mercado, balanceie sua carteira ou até mesmo adquira ativos descontados.

Imagine que você queira operar vendido. É possível que as movimentações se alterem conforme as notícias do calendário. Por isso, as suas decisões devem ser tomadas com base no que é publicado nele, bem como em outros portais de notícias.

Como operar pelo calendário?

O calendário geralmente é publicado no começo de cada ano. No que diz respeito ao de 2022, ele já foi publicado e pode ser acessado diretamente no portal oficial da B3. O trader ou investidor deve consultar e identificar os eventos e os horários em que os dados da empresa serão divulgados.

Quais as vantagens e os cuidados?

Informações nunca são demais no que diz respeito ao mercado financeiro. Ao acompanhar o calendário, você confere os eventos dos próximos dias e semanas, possibilitando melhores projeções, antecipação de movimentos e criação de uma boa rotina de preparação.

Entretanto, é importante ter cuidado para não analisar os dados de forma isolada. Deve-se considerar a evolução e o histórico do comportamento do mercado diante de eventos importantes. Por exemplo, ao observar acontecimentos passados que são similares aos presentes, você terá uma noção de como os investidores operarão no futuro.

Além disso, é importante considerar outras fontes de notícias, como análises de especialistas e notícias de portais.

Como os horários e as datas influenciam os investimentos?

Cada mercado tem fases que operam em certos horários. Imagine um cenário em que um evento benéfico para uma empresa foi publicado antes da hora de negociação. Nesse exemplo, espera-se que os preços de seus papéis aumentem. Isso significa que você deve analisar o horário do evento que foi publicado no calendário antes de tomar sua decisão de investimento.

O Calendário do Mercado é bastante útil e deve ser acompanhado sempre que possível. No entanto, é necessário que você saiba como aproveitar cada evento nele e que tenha informações complementares. Para obter uma visão mais completa, receba o apoio de uma corretora que produz relatórios setoriais e cobertura de empresas, como a Ativa Investimentos.

Tem uma opinião ou dúvida sobre o Calendário de Mercado? Então, aproveite para deixar um comentário nesta publicação!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.