Green Bonds: entenda a importância dos ativos sustentáveis

Não dá para negar que a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais comum na nossa sociedade. Para se ter uma ideia, 3 em cada 4 consumidores afirmam ter mudado de hábitos por causa dela. E, como não poderia deixar de ser, essa preocupação está no mercado financeiro também. Uma das maneiras em que ela aparece é pela negociação de Green Bonds.

Esses ativos, que podem injetar R$700 bilhões só na agricultura nacional até 2030, representam uma boa modalidade de investimento para quem tem preocupação ambiental. Dentro de estratégias de investimentos sustentáveis, são uma maneira de contribuir com o combate às mudanças climáticas.

No entanto, como em qualquer outro tipo de investimento, é necessário preparo para trabalhar com Green Bonds. Quer saber mais sobre os Títulos Verdes e como eles funcionam antes de investir? Então a Ativa Investimentos explica! Siga a leitura!

O que são Green Bonds?

Os Green Bonds, também chamados de Títulos Verdes, são ativos financeiros ligados a projetos sustentáveis. Eles são títulos de dívida emitidos para arrecadar recursos que serão investidos em projetos de impacto ambiental.

Não há restrições sobre quem pode emitir esses títulos. Isso significa, portanto, que é possível comprar títulos emitidos por entidades do governo ou do setor privado (normalmente presentes em Índices ESG).

Como os Títulos Verdes funcionam?

Os Green Bonds funcionam como títulos de Renda Fixa normais, mas com destinação definida para o dinheiro arrecadado. Ou seja: o dinheiro dos investidores deve ser aplicado nas metas e projetos definidos antes.

No geral, os Títulos Verdes podem ser:

  • Debêntures;
  • Debêntures incentivadas;
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários);
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);
  • Letras financeiras;
  • FIDC (Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Para emitir um Green Bond, a entidade precisa passar por um processo bem específico. O primeiro passo é definir um projeto de investimento ambiental. É importante estabelecer a finalidade do dinheiro, seu impacto e como ele será medido. As áreas que podem receber esses projetos são:

  • energia renovável;
  • gestão sustentável de resíduos;
  • eficiência energética;
  • uso sustentável da terra;
  • transporte limpo;
  • conservação da biodiversidade;
  • adaptação às alterações climáticas.

Com o projeto definido e a proposta de emissão dos Títulos Verdes pronta, é hora da second opinion. Trata-se de uma revisão do projeto por entidades que avaliam e atestam a validade dos projetos. Aqui no Brasil, quem faz isso é a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e a CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

Com o projeto aprovado, os Títulos Verdes são emitidos. Os investidores podem, portanto, comprá-los e negociá-los no mercado financeiro normalmente.

Quais as vantagens de investir neles?

Para o investidor, existem muitas vantagens de investir em Green Bonds. Veja algumas a seguir:

  • apoio a projetos ambientais;
  • diversificação da carteira de investimentos;
  • aplicações menos arriscadas (Títulos Verdes são de Renda Fixa);
  •  área em constante crescimento (52% em 2020).

Como investir em Green Bonds?

Se você se interessou em investir em Títulos Verdes, precisa primeiro se preparar adequadamente para isso. Afinal, assim como qualquer outro tipo de ativo financeiro, os Green Bonds oferecem pontos a serem considerados.

Em primeiro lugar, é importante definir se você investirá neles direta ou indiretamente. A primeira alternativa é comprar os Títulos Verdes por conta própria. Já a segunda é investir em Fundos que compram esses Bonds. Normalmente, os de pensão, de previdência e seguradoras são os que mais investem nessa modalidade.

Em seguida, é importante analisar cada proposta e ver qual tem mais a ver com você. Note que os Títulos Verdes são de longo prazo, na maior parte das vezes. Por isso, é importante ter em mente que o dinheiro ficará aplicado por um bom tempo.

Se você decidiu que quer investir em Green Bonds, terá na Ativa Investimentos uma grande parceira. Isso porque nós temos uma preocupação ambiental muito forte. Um exemplo é a nossa Carteira ESG, que conta apenas com empresas com preocupação sustentável. Portanto, se você gostou de conhecer os Títulos Verdes e quer investir neles, assine a nossa newsletter agora mesmo para ser avisado sobre as principais ofertas nessa área

Tudo sobre Renda FixaPowered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.