Quer investir no exterior? Entenda por onde começar!

Com um pouco de educação financeira e após conhecer as alternativas de investimento disponíveis no Brasil, é comum surgir o interesse de investir no exterior. Afinal, o mercado de rendas é imenso e as oportunidades estão no mundo inteiro.

Mas como um brasileiro pode se expor aos mercados internacionais? É preciso ter um grande capital para isso? E quais são os riscos envolvidos?

É isso que você vai descobrir neste conteúdo! Então continue a leitura para aprender como investir no exterior e quais cuidados você deve tomar.

Como investir no exterior e quais os cuidados necessários?

Investir no exterior pode ser muito simples, dependendo do meio que se utiliza para construir uma carteira sensível a mercados internacionais. Contudo, é fundamental considerar alguns detalhes antes de tomar essa decisão.

O mais importante é ter um planejamento. Além de não ser recomendado realizar qualquer tipo de investimento sem conhecimento, é indispensável se orientar por um plano financeiro bem construído, o que inclui:

  • garantir uma fonte de renda estável;
  • consolidar uma reserva de emergência;
  • conhecer seu perfil de investidor;
  • buscar educação financeira etc.

Considerar os mercados em que se deseja investir também pode ser uma maneira de segmentar as possibilidades e construir um conhecimento específico sobre cada área. Nesse caso, o apoio de um profissional qualificado também pode favorecer as melhores decisões.

Uma vez que se tenha considerado com atenção as boas práticas de investimento, é possível expor seu patrimônio aos diversos mercados do mundo de duas maneiras. A primeira é literalmente enviando recursos para fora do país a fim de operar diretamente no mercado em questão.

A segunda, muito mais prática, consiste em construir uma carteira de investimento com veículos específicos, vinculados a mercados de outros países. A seguir, confira como isso pode ser feito sem ter que tirar dinheiro do Brasil!

Quais são as alternativas de investimento disponíveis?

Como você viu, o caminho mais simples para se expor aos mercados internacionais é a partir da própria Bolsa de Valores brasileira. Nesse caso, o que os investidores fazem é montar uma carteira com títulos, ativos, cotas ou outros veículos de investimento atrelados aos mercados estrangeiros.

Existem inúmeras opções para quem quer começar a investir no exterior. Uma estratégia muito utilizada é o uso de COE em Reais com exposição em índices estrangeiros. Isso equivale a investir na própria economia externa. Outras opções incluem:

  • Fundos Internacionais;
  • Fundos Cambiais;
  • Exchange Traded Funds (ETFs);
  • Brazilian Depositary Receipts (BDRs);
  • Certificados de Operações Estruturadas (COEs);
  • Contratos Futuros de Dólar, dolarizar carteira.

Quem pode investir no exterior?

Talvez agora você esteja se perguntando quem pode investir no exterior e qual é a dificuldade. De fato, investir por meio das alternativas que você acabou de conhecer é tão simples quanto comprar ações ou cotas de um fundo de investimento.

Isso também significa que não é necessário possuir grande volume de capital para realizar um aporte. Muitos ETFs, por exemplo, têm valor unitário inferior a R$100, o que torna o investimento acessível a muitas pessoas.

Contudo, é importante lembrar que existem riscos que precisam ser considerados. Logo, é preciso estudar com atenção cada uma das alternativas para se assegurar de que fazem sentido para suas necessidades particulares.

Como você viu, não é difícil investir no exterior e, com os devidos cuidados, essa pode ser uma grande oportunidade. Mas lembre-se: conhecer seus objetivos financeiros é primordial para garantir os melhores resultados e a saúde das suas finanças.

E você, já tem uma carteira com alternativas de outros mercados? Deixe um comentário compartilhando suas experiências ou alguma dúvida que deseje esclarecer!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.