Conheça os principais jargões do mercado financeiro!

Não é fácil começar a investir. São muitas coisas a aprender para poder aplicar o seu dinheiro com sabedoria. No entanto, talvez a principal dificuldade que os novatos enfrentam é entender os jargões do mercado financeiro.

O principal problema é que a maioria dessas nomenclaturas descreve tendências ou movimentos na Bolsa. Portanto, quem quer entrar no mercado financeiro e começar a investir precisa se adaptar e conhecer esses termos.

Neste artigo, explicaremos 14 dos principais conceitos que você precisa saber. Portanto, siga a leitura para aprender alguns dos mais importantes jargões do mercado financeiro. Além disso, não esqueça de visitar o nosso Glossário Financeiro para aprender mais!

14 jargões do mercado financeiro

Nós selecionamos abaixo alguns dos 15 principais jargões do mercado financeiro. Portanto, siga a leitura para entender do que eles se tratam!

1. Bearish 

Bearish é um termo em inglês que faz referência a um sentimento pessimista do mercado.

2. Call 

Call é um termo que pode ser usado em dois contextos. O primeiro deles serve para descrever um contrato de opção de compra de uma ação. O segundo, no entanto, não tem a ver com isso. No segundo caso, um “call” significa uma recomendação de algum especialista para operações.

3. Derreter

Este é um termo usado para descrever uma queda de preços brusca no mercado de ações. Portanto, quando uma ação sofre uma baixa muito forte, é normal dizer que ela “derreteu”.

4. Dormir comprado ou vendido

Dormir comprado ou vendido são usados quando um investidor mantém um papel em sua carteira depois do fechamento do mercado. Isso pode ocorrer, portanto, durante uma noite ou até mesmo durante fins de semana e feriados.

5. Flipar

Flipar é um termo que descreve a estratégia de comprar e vender ações de um IPO no mesmo dia. Portanto, é o ato de comprar os papéis no começo da negociação e vendê-los ainda no dia de estreia.

6. Gap 

O gap(ou “vão”, em inglês) é um intervalo entre o preço de fechamento de um ativo em um pregão e o seu preço de abertura na sessão seguinte. Em alguns casos, uma grande expectativa de alta ou de baixa pode fazer com que o mercado abra com um preço diferente do fechamento anterior. Portanto, há um “gap” (intervalo) entre os valores.

7. Gatilho 

Gatilho é uma condição para que seja acionada uma ordem automática de compra ou venda na Bolsa. Portanto, o investidor pode se proteger no mercado.

8. Reversão 

Como o termo já indica, a reversão acontece quando um ativo muda o seu movimento de tendência

9. Tomar

O termo “tomar” é usado quando um investidor fecha um negócio com a melhor oferta de venda disponível no mercado.

10. Virar pó

Virar pó é um jargão usado principalmente no mercado de opções. Ele é empregado quando uma operação de opções deixa de ser atrativa e pois isso não é exercida.

11. Zerar 

O termo zerar é usado quando um investidor encerra qualquer posição aberta no mercado, seja comprado, seja vendido.

12. Upside

Upsideé um termo em inglês que denota o potencial de valorização de uma ação. Portanto, um papel com um bom upside tem uma grande expectativa de alta.

13. Trigger

Um “trigger” é um evento ou ação que desencadeia o movimento de uma ação. Por exemplo, uma crise no valor do barril de petróleo pode levar a uma queda nos papéis da Petrobrás. Não confundir com “gatilho”.

14. Hedge

Hedge é uma estratégia em que o investidor monta uma barreira para proteger seu investimento. Por exemplo, quando compra um contrato de opção de venda de uma ação por um valor que o proteja de prejuízos.

Agora você já conhece 15 famosos jargões do mercado financeiro. Portanto, já está mais preparado para investir na Bolsa de Valores.

No entanto, se você ainda quiser aprender sobre mais termos do mercado, leia agora mesmo o nosso artigo que explica o que é e como funciona o Circuit Breaker!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.