Você sabe o que é Payroll? Independentemente de você ser um trader ou um investidor fundamentalista, é preciso acompanhar indicadores para saber o que está fazendo. Tanto o mercado nacional quanto o global têm muitos deles, e o Payroll é um dos mais importantes, porque afeta a economia do mundo inteiro. Mas o que ele mede?
É isso que você vai descobrir neste artigo, além de entender como esses dados influenciam seus investimentos e como interpretar esse indicador para tomar decisões cada vez mais lucrativas. Confira!
Índice
Também conhecido como Non-Farm Payroll (“Folha de Pagamento Não-agrícola”, em tradução livre), é um indicador norte-americano que mede diversos dados da economia dos EUA, excluindo o chamado setor primário, que corresponde à produção agrícola e doméstica, além de determinada classe de empresários desses segmentos.
Assim, os dados apurados dizem respeito a cerca de 80% do PIB do país, trazendo informações detalhadas sobre sistema produtivo americano, como:
Como os dados do Payroll não contam com informações do primeiro setor, o que resta se trata de uma fatia do sistema econômico que reflete bastante o cenário do mercado global. Afinal, embora a China venha ganhando força, os EUA ainda são a maior economia do mundo, e isso afeta especialmente o ocidente.
Portanto, o que acontece com os americanos é suficiente para exigir ajustes nas economias de muitos outros países, principalmente os mais abertos para o mercado internacional. O Ibovespa, por exemplo, tem várias empresas listadas que são sensíveis ao humor da economia americana. Isso significa que o Payroll mostra aos investidores as melhores oportunidades no médio e longo prazo.
O Payroll é medido pelo Bureau of Labor Statistics todos os meses e é divulgado toda primeira sexta-feira do mês, às 8h30 de Washington.
O mais importante é compreender que a interpretação do Payroll, ou de qualquer indicador, não se trata de uma fórmula, mas da observação de relações intuitivas entre os dados. Logo, o melhor meio para interpretar é fazer perguntas e analisar as respostas.
Por que um setor contratou mais enquanto todos demitiam? Como o PIB está crescendo se as horas trabalhadas estão diminuindo? De onde surge esta riqueza? Perguntas assim dão pistas valiosíssimas sobre o rumo da economia.
A principal leitura que se pode fazer a partir do Payroll é sobre a base da economia americana. De fato, todas as informações do indicador dizem respeito exclusivamente a isso.
No entanto, o documento só apresenta os números, comparando com as medidas anteriores, mas não explica por que eles mudam. Isso quem faz é o analista. Logo, para justificar essas ocorrências, vale a pena cruzar dados e investigar por meio de perguntas.
Se o Payroll se refere ao seu mês anterior, então ele não revela a condição do cenário econômico no ato de sua interpretação. Essa informação só vai ser apurada no próximo mês. Isso significa que a situação presente é sempre estimada.
Não se pode saber o que está acontecendo, no máximo esperar que nada tenha mudado muito em relação aos últimos dados. Contudo, o fato é que a própria divulgação do Payroll altera a situação, já que a simples consciência dos números da economia determina novas tomadas de decisão.
A principal utilidade do Payroll para a maioria dos investidores é dar suporte para previsões do mercado. Afinal, mesmo a análise técnica pode revelar tendências na comparação de estatísticas. Para fazer tais previsões, a mesma recomendação aqui se aplica: o que se pode perguntar sobre os dados do Payroll que permita se antecipar a um movimento futuro?
Gostou de entender o que é Payroll e como ele é um aliado na hora de investir? Então, permita que seus amigos tenham acesso a este conhecimento ao compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.