Invista para se proteger da inflação: 3 opções de investimentos para você

Inflação é uma palavra que só de ouvir já causa um certo espanto, né?! Historicamente falando, o Brasil é um país que já viveu alguns momentos bem difíceis relacionados à inflação e atualmente, devido à crise gerada pela pandemia do coronavírus, os brasileiros estão sentindo novamente os impactos que esse fenômeno econômico pode causar no dia a dia.

Nesse momento, diversos investidores ficam na dúvida sobre o que fazer com os seus investimentos e se eles serão muito afetados negativamente ou não. O que muitos não sabem é que existem algumas opções para aplicar que irão te fazer ganhar com esse período incerto na economia.

Neste artigo, iremos te apresentar essas opções que vão te proteger da inflação como investidor. Para isso, vamos começar entendendo o que é, como funciona e o que pode causar a inflação. Acompanhe!

Mas lembre-se: todos os seus investimentos precisam estar alinhados com o seu perfil e objetivo de investidor! Antes de aplicar, consulte o seu assessor para obter os melhores resultados.

Antes de tudo, entenda a inflação

O que é?

Inflação é o nome do aumento dos preços de produtos e serviços do país em um geral. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação, além de implicar com a diminuição do poder de compra da moeda.

Como funciona?

A inflação é medida pelos índices de preços, e aqui no Brasil nós temos vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, famoso IPCA, é o índice utilizado pelo Banco Central para monitorar a inflação no Brasil. Ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros.

Quem calcula o esse índice é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse cálculo é feito a partir de um levantamento mensal em diversas partes do país. Os resultados são comparados com os resultados anteriores, gerando um único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período.

O que pode causar?

Existem várias causas que podem resultar na inflação dos produtos e serviços do país, que podem ser agrupadas em:

  • pressões de demanda;
  • pressões de custos;
  • inércia inflacionária;
  • expectativas de inflação.​

Opções ideais para você investir sem medo da inflação

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título de renda fixa público que tem a rentabilidade atrelada à variação do IPCA. Lembrando que, quando você investe em um título do tesouro você está emprestando dinheiro diretamente para o governo, fazendo com que esse tipo de investimento se torne algo bem seguro.

Esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação, o que manter o seu poder de compra no longo prazo, mais uma taxa prefixada de juros. São ideais para investimentos de longo prazo.

Debêntures incentivadas

Também são títulos de renda fixa que, além de te renderem a variação do IPCA, eles oferecem uma taxa prefixada e ausentam o investidor do pagamento de imposto de renda. Investindo em debêntures, você empresta o seu dinheiro diretamente para uma empresa.

Aqui na Ativa, nós possuímos a casa de debêntures, uma plataforma que facilitou a compra e a venda de debêntures, podendo ser realizado de forma totalmente independente, garantindo os melhores rendimentos. Somos a única Corretora do Brasil que disponibiliza mais de 120 tipos diferentes de Debêntures Incentivadas com as melhores taxas do mercado.

CDBs indexados ao IPCA

Assim como os outros citados no decorrer do texto, esse é um investimento de renda fixa, que possui várias opções indexadas ao IPCA, só que ao investir em um CDB você empresta dinheiro diretamente para um banco. Explicando de maneira rápida, as instituições financeiras recebem esse dinheiro como se fosse um “empréstimo” dos investidores para financiar as atividades bancárias. Em troca, os investidores recebem os juros sobre o valor investido em uma data previamente estabelecida.

Um dos pontos positivos desse investimento é que eles são muito simples e populares, existindo uma grande variedade de alternativas disponíveis.

Ficou mais aliviado sabendo dessas opções? Aqui na Ativa nós sempre iremos proporcionar o melhor para você baseado no momento que estamos vivendo. Por isso que nós possuímos um time especializado e pronto para oferecer os melhores investimentos do mercado.

Para ficar por dentro desse e outros assuntos do mundo dos investimentos, acompanhe a Ativa nas redes sociais!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.