O que é CDB? Descubra as vantagens e desvantagens!

É comum entre os investidores iniciantes encontrar dificuldade para escolher o primeiro produto financeiro. Por isso, vale a pena entender cada vez mais sobre eles, e os CDBs, por se tratarem de um investimentos bem indicado para iniciantes, pode ser um ponto de partida.

Então, neste conteúdo, você vai conhecer melhor os CDBs, seus diferentes tipos de rendimento e as principais vantagens e desvantagens em relação a outros investimentos. Confira!

O que é CDB e como funciona?

O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de investimento em renda fixa que consiste basicamente em emprestar recursos a instituições financeiras em troca de uma remuneração. Ao lado dos títulos do Tesouro Nacional, os CDBs são uma das aplicações mais populares.

Os CDBs são previsíveis, seguros, acessíveis e contam com uma variedade de liquidez e com opções de remuneração que permitem compor de maneira estratégica uma carteira de aplicações. Por serem versáteis, são frequentemente utilizados para construção de reservas de emergência ou investimentos de médio prazo.

Quais são os tipos existentes?

Além da liquidez dos títulos, que variam de um produto para outro, é possível também contar com modalidades diferenciadas de remuneração, como:

  • prefixados;
  • pós-fixados; e
  • híbridos.

Os títulos prefixados têm uma remuneração invariável, como de 8% ao ano, o que permite ao investidor saber exatamente quanto vai receber no vencimento do título. Já os pós-fixados têm uma remuneração que acompanha um indicador de referência, geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou a taxa Selic.

Por sua vez, os títulos híbridos, como sugere a classificação, têm remuneração mista, prefixada e pós-fixada, ou seja, nesse caso parte do retorno do título na data do vencimento será relativa a um percentual fixo e outra, a um indicador de referência, por exemplo CDI + 4%.

Quais as vantagens e desvantagens do CDB?

Agora você sabe como funcionam os CDBs, mas quais são suas vantagens e desvantagens? Naturalmente, essa avaliação é feita em relação a outras oportunidades do mercado de rendas.

Nesse caso, a segurança é uma das principais vantagens. Garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o investidor tem assegurado capital e lucros até R$ 250 mil, estando protegido de qualquer situação extraordinária.

Além disso, a variedade de opções de remuneração e de liquidez tornam o CDB uma alternativa comum para diversificação e reserva de emergência. Merece destaque ainda a facilidade de acesso: com R$ 100 já é possível investir.

Porém, os rendimentos dos títulos podem não interessar aos investidores mais agressivos, e essa é uma de suas desvantagens. Acresce ainda o fato de que, com conhecimento e estratégia, é possível encontrar oportunidades igualmente seguras e mais lucrativas. Por isso, os CDBs são uma opção interessante para quem quer começar a investir e deseja ganhar confiança no mercado.

Neste post, você aprendeu o que é CDB e como esse tipo de investimento pode ser usado de forma estratégica. Porém, lembre-se de que as melhores escolhas dependem de um planejamento cuidadoso e adequado ao seu perfil de investidor.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nosso trabalho e siga a página da Ativa Investimentos no Facebook para não perder nenhuma novidade!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.