• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Open Investment é seguro? Veja se vale a pena investir

Por: Time Ativa
07/03/2023
4 min

Open Investment é seguro? Veja se vale a pena investir

O mercado de capitais está chamando a atenção dos brasileiros que procuram encontrar novos meios de obter bons rendimentos. Os investimentos financeiros são uma ótima oportunidade para quem está em busca de liberdade financeira ou opções que ofereçam lucros maiores do que a antiga caderneta de poupança. Há diversas opções para pessoas que queiram investir.

O Open Investment surgiu para apoiar os investidores para que encontrem as melhores alternativas, reduzam os riscos de perder dinheiro e diversifiquem a sua carteira. A solução tem como objetivo melhorar as condições de realização de investimentos, assim como o Open Finance e o Open Banking do Banco Central do Brasil, que são parte da mesma iniciativa. 

Gostaria de entender o que é Open Investment e como funciona? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é Open Investment e como deve funcionar?

Open Investment é uma solução que se relaciona com a expansão do sistema Open Finance voltada para o compartilhamento de informações sobre investimentos mais promissores. Por meio dela, as instituições financeiras conseguem compartilhar produtos financeiros de acordo com diretrizes padronizadas. Veja a seguir alguns detalhes sobre o funcionamento dessa novidade!

Sistema financeiro aberto

O Open Investment, como você pode ver, faz parte dos projetos do sistema financeiro aberto que confere autonomia aos investidores para que decidam quando e com quem as suas informações poderão ser divididas. Consequentemente, os dados agilizam a aquisição de serviços pelo público. O sistema rápido e seguro facilita as negociações entre os consumidores e as instituições financeiras.

Solução de compartilhamento de dados

Com o Open Investment, as instituições participantes do projeto podem compartilhar as informações de seus clientes desde que tenham consentimento para isso. Já as corretoras fazem o compartilhamento de dados com agilidade e segurança sobre produtos de investimentos para atrair o público. A ideia dessa solução é que os próprios consumidores compartilhem informação online.

Application Programming Interface (API)

A interface de programação de aplicações (API) é a ferramenta tecnológica que possibilitará a troca de dados entre as instituições. Ela permite que as informações sejam compartilhadas de modo padronizado e conforme as normas elaboradas pelos órgãos reguladores. Em decorrência do uso da solução, as instituições financeiras podem criar condições especiais e produtos personalizados para cada cliente.

Quais são os produtos que entram no Open Investment?

Diversos produtos fazem parte do Open Investment que tem várias instituições cadastradas com as suas ofertas. Conforme orientação do Banco Central, os bancos, as corretoras e as financeiras podem realizar o cadastro de Títulos públicos do Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, Recibos de Depósito Bancário e Certificados de Depósitos Bancários.

É possível cadastrar tambémações, debêntures, cotas de fundos de índices listados nas bolsas de valores, cotas de fundos de investimento e Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio. De acordo com o Banco Central, algumas instituições são obrigadas a participar do Open Investment: aquelas que pertencem ao Segmento 1 e ao Segmento 2. 

Conforme a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), a solução foca em serviços e produtos importantes para o público do varejo. A sua finalidade foi fomentar o desenvolvimento da indústria de investimentos e aumentar a competitividade nesse setor, com o uso de dados dos clientes de forma segura e ética.

Quais os seus benefícios do Open Investment?

O Open Investment é garantido e supervisionado pelo Banco Central que é responsável por fiscalizar e regular as ações praticadas pelo sistema. As instituições parceiras são a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a ANBIMA, mas elas seguem algumas diretrizes. Observe abaixo as principais vantagens de utilizar essa solução na hora de escolher os seus investimentos!

Segurança das informações

A solução utiliza criptografia e as instituições credenciadas devem agir em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante os direitos dos consumidores. Essa legislação protege o consumidor que compartilha os seus dados confidenciais por meio da Internet, sendo que é possível escolher o que será compartilhado e deixar de compartilhar quando quiser.

Aprimoramento das ofertas de produtos e serviços

As informações lançadas no Open Investment possibilitam às instituições credenciadas estudar o perfil dos investidores para diversificar com precisão os seus produtos. Em decorrência disso, há o aperfeiçoamento dos serviços e bens oferecidos pelas APIs abertas conectadas ao sistema financeiro, as quais são desenvolvidas especialmente para a troca de dados relevantes mediante autorização, confirmação e autenticação do usuário.

Melhoria na gestão de riscos

A tecnologia atual possibilita a criação de novos serviços e aplicativos para gerenciar e avaliar os investimentos a qualquer momento e em todos os lugares onde exista conexão com a Rede Mundial de Computadores. Como o investidor não fica restrito a uma única instituição, tem mais liberdade para fazer comparações simplificadas, analisar custos e taxas.

Inovação

O Open Investment eleva a concorrência e gera um movimento de inovação no mercado financeiro, tendo em vista que as instituições credenciadas precisam adaptar e mostrar novos meios que atendam as demandas de seus potenciais clientes. Trata-se de uma opção simples, segura, escalável e moderna baseada no princípio da reciprocidade: você compartilha e recebe dados importantes.

Portanto, Open Finance aumenta a eficiência do sistema financeiro, amplia o conjunto de serviços e produtos oferecidos, digitaliza, democratiza, desmonetiza e desburocratiza as opções de investimentos. O seu funcionamento confere ao cliente o poder de autorizar a disponibilização de seus dados para o surgimento de novos modelos de negócios, por exemplo. 

Autonomia

Os clientes que utilizam o Open Investment têm maior autonomia sobre as suas questões financeiras. Eles têm acesso à solução na palma de suas mãos e podem ou não compartilhar os seus dados, bem como fazer uso de aplicativos agregadores, realizar pagamentos, centralizar as contas, gerenciar investimentos, monitorar a rentabilidade, pesquisar preços, solicitar cotações e acompanhar outros eventos.

Mais liberdade

Além de oferecer melhorias para a identificação dos perfis dos investidores, Open Investment confere aos consumidores mais liberdade para escolher as instituições financeiras ou corretoras de sua preferência. Basta verificar os produtos e compartilhar dados para receber excelentes propostas por meio de processos ágeis e assertivos. O sistema produz inclusão, educação e sustentabilidade para o investidor. 

Agora você já sabe que vale a pena investir no Open Investment e que ele é completamente seguro! A solução integrada já produziu impactos positivos no mercado de investimento e de capitais. Os investidores que utilizam esse sistema conseguem acessar dados e realizar ligações entre produtos para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia oferece. 

Ainda tem dúvidas ou gostaria de deixar a sua opinião registrada? Ajude-nos com o seu comentário ou sugestão!

Time Ativa