Custo de oportunidade: o que é e por que entender esse conceito?

Envolve bom planejamento para assegurar que suas decisões tragam resultados esperados. 

Portanto, investir corretamente o seu dinheiro e aumentar seu patrimônio, significa escolher os melhores, que garantam o melhor retorno.

Ainda assim, escolher entre duas ou mais opções de investimento, significa renunciar pelos outros. Por isso, o custo de oportunidade é o custo que se paga por renunciar a um investimento.

O mercado financeiro pode ser muito voraz. Por isso, o conhecimento é o melhor recurso para os investidores.

Informação e estratégia são armas contra os obstáculos encontrados ao longo da jornada como investidor. Conhecendo o custo de oportunidade, é possível tomar decisões mais acessíveis para cada objetivo.

Quer saber como o custo de oportunidade é importante para suas escolhas no mercado financeiro? Acompanhe a leitura e compreenda!

O que é custo de oportunidade?

Entender o conceito por trás do custo de oportunidade é muito importante na hora de escolher onde investir. 

Quando nos referimos ao custo de oportunidade, estamos falando diretamente sobre o valor que um investidor renunciou ao fazer uma escolha.

Ser capaz de analisar todas as possibilidades para tomar uma decisão é fundamental para fazer a melhor escolha. Dessa maneira, o custo de oportunidade representa, em teoria, a relação direta entre a renúncia e a proposta. 

É preciso conhecer o custo de oportunidade da aplicação em relação ao custo real de uma aplicação em que há uma relação de custo dos valores e preços envolvidos na transação. 

Parece confuso? Calma, esse assunto na prática fica muito mais fácil de entender.

Ao aplicar o conceito de custo de oportunidade, você terá uma visão mais precisa sobre as oportunidades de cada opção. 

Fazer escolhas envolve análise crítica sobre as consequências que elas podem trazer — tanto positivas quanto negativas. Com isso, você aumenta o sucesso de suas decisões e ganhos maiores a seus exercícios. 

Calculando o custo de oportunidade

Não é novidade, nossa vida é repleta de escolhas. Por isso, o custo de oportunidade pode variar conforme as opções e consequências de nossas escolhas. 

Imagine comprar um fogão de R$ 800,00 e deixar de adquirir uma geladeira que custa R$ 1.000,00. Nesse exemplo, a economia é assegurada, mas falta de uma geladeira em casa pode impactar na sua rotina — na hora de guardar de seus alimentos.

No caso de investimentos financeiros, o investidor pode escolher a opção com rentabilidade mais alta em determinado prazo, em detrimento de uma aplicação mais conservadora com rentabilidade menor. Nesse sentido, para estabelecer o custo de oportunidade é necessário avaliar a taxa de rentabilidade da aplicação e calcular o seu valor.

Assim, quando a taxa de rentabilidade do outro investimento for maior, o valor da aplicação em questão será menor. 

De forma mais prática, alguns índices e taxas são fatores importantes quando dimensionamos o custo de oportunidade. Entre eles, a taxa Selic e o CDI.

Dessa forma, é possível avaliar se seu investimento está trazendo bom retorno em relação aos custos de oportunidade.

Por que o custo de oportunidade é importante?

Como a tomada de decisão é  aspecto recorrente em nossa vida, é preciso otimizar nossas escolhas para conquistar melhores benefícios ao longo do processo. 

Ainda que muitas decisões possam trazer bons resultados apenas com base na sorte, essa não deve ser o fator determinante, principalmente quando lidamos com grandes valores.

Por isso, alimentar e consultar uma planilha com as informações referentes às suas aplicações é uma excelente alternativa para visualizar o custo de oportunidade de cada opção e avaliar o impacto de cada escolha. 

Calcular o custo de oportunidade também significa considerar os benefícios e consequências de cada aplicação e com dados sólidos escolher a melhor solução.

Para isso, você deverá considerar todos os riscos envolvidos em seus investimentos, o potencial de valorização de suas aplicações e as consequências de deixar o seu dinheiro parado em um título de maior liquidez, mais seguro e com menor rentabilidade.

Quais são os tipos de custos de oportunidade?

Os custos de oportunidade podem ser divididos em quatro tipos. 

1. Oculto

Esse tipo, como o próprio nome sugere, está camuflado. Isso significa que o investidor não terá como saber, com precisão, o que será perdido em uma tomada de decisão. Por isso, esse custo de oportunidade não traz nenhuma possibilidade de mensuração eficiente.

Para exemplificar, imagine decidir entre dois tipos de investimento. Nesse caso, identificar o custo envolvido pode ser um processo fácil durante a análise de juros e ganhos na operação escolhida.

Porém, há valores que estão diluídos em determinadas aplicações. Com isso, eles acabam sendo somados automaticamente, impossibilitando a mensuração dos custos de oportunidade da operação.

2. Aberto

Já o custo de oportunidade aberto permite total mensuração dos valores envolvidos nas operações. 

Trata-se de um investimento no qual as cifras envolvendo sua aplicação já são de conhecimento do investidor ao realizar a transação.

3. Ambiental

Os custos de oportunidade ambientais são um tipo específico desse conceito, baseados nos valores máximos que podem ser alcançados pelo desfrute de algum recurso natural. 

Um ótimo exemplo é a queima de recursos naturais não-renováveis. Nesse caso, o uso do petróleo para a produção de combustível pode significar um impacto significativo em outros negócios que dependem do mesmo recurso para produzirem seus produtos e serviços. 

Assim, o seu uso traz consequências na indústria, inviabilizando-o em outras áreas.

4. Contábil

Por último temos o custo de oportunidade contábil. Aqui, há uma relação direta com o tanto de dinheiro que uma empresa precisou sacrificar ao investir em uma aplicação, em detrimento de outro investimento.

Conclusão

Agora, temos a certeza de que você poderá ter os custos de oportunidade ao seu favor na hora de fazer bons investimentos. 

Ao conhecer esse conceito, você estará mais bem preparado para fazer escolhas mais adequadas ao seu perfil de investidor . 

Lembre-se, é importante sempre considerar os riscos antes de tomar alguma decisão, para garantir o sucesso de suas aplicações.

Já que você chegou até aqui, faço o convite para acompanhar nossas redes sociais: estamos no Facebook , no Twitter e no Instagram !

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.