Nova marca Ativa: conheça a nossa nova identidade e como chegamos até aqui

O ano de 2022 será marcado por grandes mudanças aqui na Ativa Investimentos. Após completarmos 39 anos de história, concluímos o nosso projeto de rebranding. Com ele, reestruturamos a nossa marca e posicionamento no mercado para refletir toda evolução que já acontece internamente.

Com objetivo de fortalecer nosso o novo posicionamento, o processo de rebranding começou em setembro de 2021 com a participação de clientes, não clientes, parceiros e, claro, muitos times da corretora.

Neste artigo, vamos relembrar a nossa trajetória de quase 40 anos de história e contar detalhes desse novo momento da empresa.

Onde tudo começou?

O ano era de 1983: os primeiros governadores eleitos diretamente após o regime militar tomavam posse. Nelson Piquet, piloto de fórmula 1, conquistava o seu bicampeonato. No universo do cinema, era lançado o episodio VI da franquia Star Wars – O retorno do Jedi, e na televisão brasileira, o país via nascer o telejornal Bom dia Brasil.

Junto com todos esses momentos históricos, nascia na cidade do Rio de Janeiro a Ativa Investimentos, com foco no mercado acionário.

São 39 anos de história e grandes acontecimentos até aqui. Durante todos esse tempo, a Ativa viu tudo mudar, evoluir, e foi se transformando para estar cada vez mais alinhada com a tecnologia e o mundo moderno. Confira os principais momentos da nossa linha do tempo:

1983 – Fundação da Ativa, em 19 de setembro de 1983;

1984 – Início de operações na BVRJ;

1985 – Ativa torna-se membro da Bovespa;

1986 – Ativa torna-se membro da BM&F;

1987 – Inauguração do escritório em São Paulo;

1993 – Criação de fundos de investimento; Aumento de participação no mercado de renda fixa;

1996 – Ativa transfere a gestão dos seus fundos de investimento para a Ático Gestão de Recursos;

1999 – Parceria com a corretora norte-americana Cantor Fitzgerald leva ao estabelecimento de um sistema de negociação eletrônica, via Internet;

2000 – Tomada à decisão de assumir o papel de “inter-dealer broker”, abrindo mão de carteira própria e administração de fundos de investimento;

2001 – Reestruturação radical na filial de São Paulo; Grande aumento na corretagem de títulos públicos pela Ativa; Interrupção do serviço Ativa / Cantor Fitzgerald, tendo este sofrido perda de muitas pessoas no ataque de onze de setembro ao World Trade Center;

2002 – BVRJ – conquista de posição de destaque entre corretoras independentes, especialmente na BM&F e no mercado de títulos públicos; Forte crescimento da receita e do resultado operacional;

2003 – BOVESPA – Forte crescimento em operações na Bovespa, subindo seis posições no ranking; adquirido título adicional da BM&F; duplicada a área do escritório em São Paulo;

2004 – Criação de uma nova mesa de operações, a de Derivativos;

2005 – Implementação do Home Broker;

2007- Obtenção do Certificado ISO 9001:2000; obtenção dos selos da PQO (Execution, Retail e Webbroker);

2008 – Implementação do “Ativa Mobile” como exemplo de seu forte investimento em desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo a corretora pioneira no Brasil na oferta deste tipo de serviço;

2008- A Ativa atua com o protocolo FIX (Financial Information Exchange), que é um padrão internacional de conexão com o mundo eletrônico das negociações no mercado financeiro. O objetivo é padronizar o envio e gerenciamento de ordens, dentro da mais alta qualidade, proporcionando maior segurança, eficiência e rapidez. A Ativa disponibiliza a execução de ordens na Bovespa via DMA – Direct Market Access, através das plataformas CMA, GL, Bloomberg;

2014 – Ativa reformula sua posição no mercado e passa a se chamar Ativa Investimentos;

2015 – Consolidação da Ativa Investimentos no mercado de renda fixa por meio de negociação no Home Broker;

2018- A Ativa completa 35 anos de atuação no mercado financeiro;

2021 – Lançamento de um novo aplicativo de celular, mais moderno e seguro;

2022 – Criação da franquia de mercado de capitais para emissões públicas de crédito privado + lançamento da Prospera, o nosso braço educacional.

As muitas Ativas até aqui: a evolução da nossa logomarca

Durante esses quase 40 anos, a Ativa teve algumas logomarcas que sempre refletiram a nossa forma de ser. Antes desse novo momento, houveram 4 versões que foram evoluindo os traços e comemorando momentos.

1983-2012

Primeira logomarca da nossa história

2013

Versão comemorativa dos 30 anos de fundação

2014-2022

O conceito dessa versão é a mistura de traços retos (que transmitem solidez e segurança) e cantos arredondados (que transmitem confiabilidade e dinamismo). Nesse mesmo ano, nos reposicionamos no mercado ao incorporar o termo “Investimentos” em nossa marca.

3ª versão após o primeiro reposicionamento estratégico da companhia

2018

Versão comemorativa dos 35 anos de fundação

2022

Nova marca criada após 1 ano do projeto

O conceito por trás da nova marca Ativa

Logomarca

A nova marca foi desenvolvida de forma única e estratégica para garantir reconhecimento e propriedade da corretora no mercado financeiro.

O logotipo em caixa baixa traz humanidade e proximidade. A tipografia com contrastes marcantes tem desenho que traz personalidade e diferenciação. O símbolo abstrato traz a ideia de movimento, energia e tecnologia. A partir dos diferentes pontos de vista, observa-se uma seta apontando para frente, com seu movimento dinâmico, também se relacionando com o universo financeiro.

Cores

A nova paleta de cores é um dos grandes diferenciais desse novo momento. O azul agora faz parte de um tempo passado da corretora. A paleta traz o amarelo cítrico, um tom luminoso, vibrante cheio de personalidade e vivacidade, não passando despercebido. O titânio também atua como cor principal, trazendo a referência de potência e tecnologia.

Os tons neutros e secundários dão frescor e equilíbrio, formando uma paleta flexível que permite momentos mais sóbrios ou mais coloridos, com tons que se complementam de forma original e proprietária.

Símbolos

Com a nova era, o clássico A da Ativa também deixou de ser uma forma registrada da corretora. A nova forma parte do símbolo, e pode representar um plano, uma ideia, um investimento ou uma oportunidade. Ela vai se conectando e evoluindo, gerando mais planos e perspectivas, e consegue ter flexibilidade ao permitir extensões, se adaptando à formatos diversos.

São as cores que fazem essa conexão através dos gradientes, com uma passagem entre cada trecho da forma.

O novo universo visual também conta com ícones derivados do próprio símbolo, que podem servir como elementos de apoio para a linguagem. Cada um carrega significados metafóricos que condizem com a Ativa.

Significados na ordem das imagens:

  • Cidade / Empreendimento / Centro Comercial
  • Seta / Evolução / Progressão
  • Energia / Tecnologia / Movimentações / Rentabilidade
  • Coletividade / Conexão / Ecossistema

Comportamento

Para esse momento, o comportamento da Ativa também foi repensado. E, após quase 40 anos, é com humildade e adaptação que eles foram propostos. Foi a junção de fatores estratégicos, visuais e verbais que serviu de guia. São 4 formas de se comportar que guiarão a corretora na hora de se comunicar visual e verbalmente a seguir:

Visionária

O uso da forma que representa os caminhos que geram impacto e agregam valor ao ecossistema de forma visionária, trazendo a conexão dos planos em diferentes perspectivas.

Instigante

O uso da geometria sagrada no símbolo da Marca, com um desenho único capaz de provocar reflexões e alimentar a criatividade, além de possibilitar desdobramento em ícones que criam outros significados.

Parceira

Uma tipografia que aproxima as pessoas ao mesmo tempo que transmite credibilidade e tecnologia. Um tom de voz que cria vínculos através das palavras.

Experiente

Uma paleta de cores que transmite a maturidade do negócio e sua história, ao mesmo tempo que traz um olhar para o futuro. Cores que se complementam e criam uma atmosfera capaz de construir confiança e aderência ao público.

Uma nova marca, para um novo momento

Do ponto de vista do negócio, essa renovação da Ativa surgiu a partir do que foi construído ao longo das últimas quase quatro décadas. O novo conceito evidencia que a plataforma não é simplesmente uma corretora de investimentos, que fala sobre crescimento individual, competitivo e isolado, mas sim um ecossistema financeiro que tem a crença no crescimento coletivo como base para tudo o que faz.

O processo de transformação da marca contou com a Ana Couto, agência responsável por conduzir análises sobre a proposta da marca Ativa, ouvindo diversos públicos e clientes da plataforma ao longo dos últimos meses.

O rebranding é apenas um dos grandes projetos que temos para os próximos anos. Já consolidada no mercado institucional, seguimos nos adequando às exigências dos novos clientes e, ao mesmo tempo, mantendo os de longa data.

O nosso manifesto

O mercado financeiro que conhecemos está prestes a mudar para sempre. As tecnologias e formas inovadoras de fazer negócio que a nova economia nos trouxe, estão transformando e ampliando o jeito como pessoas e empresas lidam com seu dinheiro e investimentos.

Atentos às movimentações do mercado há quase 40 anos, enxergamos inúmeras oportunidades surgindo e queremos conectá-las a todos que possam prosperar a partir delas.

E a nossa nova marca veio para externar exatamente isso. Somos a plataforma de soluções financeiras feita para pessoas que querem gerenciar e investir melhor seu dinheiro e para negócios que buscam infraestrutura para evoluir. Tudo em um só lugar.

É com conhecimento, experiência e a força do nosso ecossistema que conectamos as soluções financeiras mais interessantes a essas necessidades. E sabendo que uma conexão leva a outra, juntos, vamos criar um mundo financeiro de oportunidades.

Ativa. Uma oportunidade ativa a outra.

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Parabéns a todo o time da Ativa investimentos, antes de ler este histórico não sabia sobre essa trajetória. Já tenho orgulho de ser um pequeno investidor da Ativa Investimentos.
    Desejo eterno sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.