Home Broker: o guia definitivo sobre essa ferramenta

Pense na seguinte situação: se você deseja comprar um refrigerante, não precisa se deslocar até uma fábrica para adquirir uma única unidade, certo? Basta procurar o supermercado mais próximo e lá encontrará o seu produto. Esse é o espírito do Home Broker, assunto que abordaremos neste post.

No mercado de ações ocorre mais ou menos o exemplo do supermercado. Ou seja, para se tornar acionista de uma empresa, não é necessário entrar diretamente em contato com a companhia ou mesmo com a Bolsa de Valores. Isso porque a corretora de valores é a responsável por intermediar tais transações. E quanto ao Home Broker? Esse é o nome dado à plataforma online que as corretoras disponibilizam para os clientes realizarem os negócios.

Preparamos este post para que você entenda mais sobre o assunto e saiba como escolher a melhor plataforma para começar a investir agora mesmo. Boa leitura!

Quais são as principais funções do Home Broker?

Por meio do Home Broker, é possível comprar e vender todos os ativos negociados na Bolsa, como ações, opções, Fundos Imobiliários, ETFs etc. As corretoras habilitadas para operar Tesouro Direto também disponibilizam essa funcionalidade.

Porém, o Home Broker também tem outras utilidades. Pela plataforma, o investidor pode, por exemplo:

  • acompanhar o andamento da sua ordem;
  • checar as cotações de todos os ativos da Bolsa;
  • acompanhar a evolução da sua carteira de investimentos.

Além disso, é importante destacar que as funcionalidades podem variar de acordo com o sistema utilizado pela corretora. Dessa forma, algumas funções que você pode ter acesso, dependendo do local que decide investir são:

  • ferramentas gráficas para que o próprio investidor possa fazer suas análises e decidir em quais ações quer investir e quando comprar e vender;
  • relatórios de analistas especializados com recomendações de investimento;
  • ordem stop, que permite limitar perdas sem ter que passar o dia todo acompanhando o ativo;
  • boletas rápidas, que dão ao investidor mais agilidade, impedindo que ele perca um bom negócio por não conseguir colocar a ordem a tempo de aproveitar o melhor preço;
  • alertas de preço, para que o investidor não perca os pontos de compra e venda definidos previamente.

Além do Home Broker por navegador, algumas corretoras também oferecem aplicativos para smartphone e tablets. Com isso, é possível ter maior mobilidade, aspecto que é fundamental no mundo moderno.

Como funciona?

O Home Broker viabiliza a transação de ativos pela internet de maneira rápida e fácil. Para utilizá-lo, você precisa abrir a sua conta em uma corretora. Após ter o cadastro aprovado, basta transferir o valor que você pretende investir para começar a negociar na plataforma.

Em geral, o processo de utilização do Home Broker é bastante intuitivo. Você só precisa definir qual tipo de ordem quer enviar, escolher os ativos e definir o valor que quer pagar por cada um. Assim que esse preço é atingido, a sua ordem pode ser executada totalmente ou de maneira parcial.

Porém, para garantir mais velocidade e segurança nas suas transações, é essencial contar com o auxílio de uma corretora que tenha experiência e credibilidade no mercado, como a Ativa Investimentos. Além disso, é importante estar atento aos ciclos do mercado para tomar boas decisões com o seu capital.

Home Broker ou mesa de operações?

Geralmente, a mesa de operações é indicada se você não se sente seguro em fazer os seus investimentos sozinho. Nessa modalidade, você entra em contato com os profissionais especializados e eles realizam as suas operações de compra e venda.

Porém, ao investir por meio do Home Broker, além de pagar uma taxa menor, você tem maior facilidade e praticidade para realizar os seus investimentos. Por isso, essa plataforma tem sido amplamente utilizada pelos investidores. O importante é escolher uma corretora que tenha experiência e credibilidade no mercado.

Quais são as vantagens de usar o Home Broker?

O Home Broker tem popularizado o mercado financeiro e facilitado a vida tanto do pequeno investidor quanto do investidor qualificado, que antes nem sequer sabia como começar a operar na Bolsa. Agora, com poucos cliques, é possível se tornar acionista de uma empresa e ter a possibilidade de o dinheiro render em longo prazo.

A seguir, você confere mais algumas vantagens de utilizar o Home Broker.

Praticidade

Não há dúvidas de que, atualmente, a maioria das pessoas prefere resolver suas questões com autonomia e de maneira virtual. Vamos a um exemplo prático: você prefere pesquisar sobre um produto e comprar com toda comodidade no site da marca ou ligar para um vendedor, ficar esperando na linha e só depois fazer a encomenda? É provável que o e-commerce já esteja muito presente em sua vida.

O mesmo vale para o mercado de ações. Com o Home Broker, é possível visualizar os ativos disponíveis para a compra e finalizar a transação de forma prática e rápida.

Agilidade

O mercado de ações é muito dinâmico e os preços dos ativos variam com frequência. Por isso, muitas vezes, ter agilidade é fundamental para fechar uma ordem de compra ou venda no preço que represente um excelente negócio.

Com o Home Broker, a corretora está ao seu alcance, até mesmo na palma da mão. Dessa forma, você ganha tempo e pode disponibilizar a ordem de compra ou venda quando quiser, sem depender de um operador.

Autonomia

Como dito, uma das principais vantagens do Home Broker é a possibilidade de fazer negociações sem depender de um operador. Ou seja, o investidor consegue aplicar o seu capital com muito mais autonomia e poder de decisão.

No entanto, é válido ressaltar que, para ter sucesso, é preciso bastante estudo e pesquisa, principalmente quando se trata de renda variável.

Assessoria online

Embora esse item pareça contradizer o anterior, isso está longe de ser verdade. Afinal, ter autonomia não significa tomar decisões sem nenhum suporte. Em alguns sistemas de Home Broker, há instrumentos de análise para auxiliar o investidor na hora de optar por uma negociação.

É o caso das ferramentas de análise gráfica, que permitem estudar os melhores pontos de entrada e saída, e as tendências de preço dos ativos. Além disso, é possível consultar relatórios de análise fundamentalista e gráfica, carteiras recomendadas pelos especialistas da corretora e até serviços de notícias especializados.

Custos reduzidos

Para a corretora de valores, o custo de um cliente operando por Home Broker é menor do que quando ele opta por utilizar uma mesa de operações com um trader, ou seja, com um ser humano executando as ações desejadas.

Por esse motivo, ao operar por Home Broker, a taxa de corretagem costuma ser menor.

Como comprar e vender ações pelo Home Broker?

Agora que você já sabe o que é o Home Broker e quais são as suas principais utilidades, e vantagens, vamos à parte prática de investir por meio dessa ferramenta. A seguir, apresentamos um passo a passo. Acompanhe!

Transfira o dinheiro para a corretora

Vamos imaginar que você queira começar a investir em ações. O primeiro passo a ser dado é fazer a transferência do valor para a corretora na qual você tem uma conta. Além disso, é importante fazer um bom gerenciamento de risco para escolher os ativos de acordo com o nível de risco que você está disposto a correr.

Escolha os ativos

Em seguida, defina qual papel você quer comprar e quanto está disposto a pagar por ele. Nesse momento, é importante analisar o histórico de cotação e o valor praticado no dia. Para isso, é preciso verificar o código da ação, que é formado por letras e 1 número. Confira alguns exemplos abaixo:

  • ITUB4 — Itaú Unibanco PN;
  • VALE3 — Vale ON;
  • PETR4 — Petrobras PN.

Espere a execução da ordem

No seu Home Broker, identifique a tela de compra. Então, informe o código da ação, o preço máximo que está disposto a pagar por ela, a quantidade que deseja adquirir e confirme a ordem.

Se você escolheu uma ação com boa liquidez, ou seja, que é muito negociada, e colocou um preço perto do que está sendo praticado naquele momento, sua ordem deve ser efetuada rapidamente. Após a conclusão do negócio, o valor será debitado da sua conta na corretora em até dois dias úteis.

Acompanhe os seus ativos

Enquanto a ordem não é concluída, é possível verificar o andamento pelo próprio Home Broker. Depois, você também pode acompanhar a evolução da sua carteira de ações pelo mesmo sistema e entender se a cotação dos seus papéis está subindo ou caindo. Isso permite decidir o que fazer a respeito, de acordo com as suas estratégias de investimento.

O mesmo passo a passo vale para as ordens de venda. Porém, na hora de informar o preço de venda, é necessário inserir o preço mínimo pelo qual está disposto a se desfazer da ação. Da mesma maneira, você também pode acompanhar o andamento da ordem, até que ela seja concluída.

Quais os riscos ao utilizar o Home Broker?

A utilização da plataforma está sujeita aos riscos operacionais de uso da internet, àqueles inerentes ao mercado de capitais e aos associados ao ciclo de liquidação.

Por isso, é importante investir o seu capital em uma corretora que tenha credibilidade no mercado. Isso porque essas empresas costumam investir em sistemas de segurança robustos para garantir a privacidade dos dados dos investidores e evitar o ataque de hackers maliciosos.

Como escolher o Home Broker ideal para você?

Todo Home Broker é igual? Certamente, não. Assim como em qualquer outro serviço, existem diferenças em relação às ferramentas oferecidas e à qualidade do sistema. Por isso, é preciso saber o que observar para escolher o Home Broker ideal para o seu perfil. A seguir, apresentamos alguns aspectos que devem ser avaliados. Acompanhe!

Agilidade e confiança

O primeiro item que você deve verificar é a robustez do Home Broker. Ou seja, ele precisa ser ágil e confiável, para que você não tenha problemas na hora de operar e não perca negócios por instabilidade da plataforma.

Home Broker da Ativa oferece todas essas facilidades e muito mais. Por ele você também pode investir em outros produtos, como fundos de investimento, e alugar ações. Também é possível acompanhar as notícias que impactam o mercado financeiro e obter assessoria especializada em tempo real com analistas.

Além disso, você tem acesso a diversas funcionalidades que ajudam a tomar decisões de investimento bem fundamentadas.

Possibilidade de customização

Outro aspecto que deve ser avaliado na escolha da plataforma é a possibilidade de customização. Isso porque algumas plataformas permitem que você faça uma personalização de acordo com o seu perfil, tornando a navegação mais prática e intuitiva.

Ao escolher o Home Broker da Ativa, você tem até 5 opções de tela e pode utilizar a versão clara ou a escura. Além disso, conta com uma versão simplificada e mais leve, para quem precisa agilizar a operação.

Limites na conta

Para escolher a plataforma ideal, você deve avaliar se ela opera com limite na conta. Essa é outra vantagem do Home Broker da Ativa. Ao utilizá-lo, o investidor tem à sua disposição um limite de crédito e pode transferir o dinheiro para a conta da corretora após concluir a operação. Porém, cabe destacar que a aprovação do limite depende da análise do perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou agressivo.

O Home Broker da Ativa também oferece diferenciais para quem já é experiente nos investimentos. Quem faz operações de day trade, swing trade, long & short e derivativos pode contar com o apoio dos diversos estudos realizados pela nossa equipe de analistas para embasar suas decisões, com entradas ao vivo de especialistas.

Quer investir com quem tem experiência no mercado? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. Até a próxima!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.