3 vantagens de investir na Previdência Privada

Um dos investimentos que vem ganhando cada vez mais popularidade é a Previdência Privada ou Complementar. Isso acontece porque se aposentar pela previdência comum tem se tornado cada vez mais desfavorável aos brasileiros.

Entretanto, muitos investidores deixam de aproveitar esse tipo de investimento por não conhecerem suas vantagens. Quer saber quais são elas? Continue lendo este artigo para se aprofundar no assunto e conhecer seus 3 principais benefícios!

O que é Previdência Privada e quais os tipos que existem?

Esse é um tipo de aplicação financeira cujas características são direcionadas para quem deseja um futuro de qualidade. Na prática, a pessoa faz aportes mensais e recolhe o valor corrigido após determinados anos.

No entanto, é importante saber diferenciar fundos de previdência de plano de previdência. Quanto aos primeiros, eles são divididos nas seguintes características:

  • planos abertos: são vendidos por instituições financeiras e adquiridos por qualquer pessoa;
  • planos fechados: são criados por empresas ou entidades para atender a seus associados ou funcionários de forma exclusiva.

Quanto aos tipos de previdência, eles são separados em PGBL e VGBL e se distinguem pela forma de tributação. Entenda:

  • Plano Gerado de Benefício Livre (PGBL): pode abater até 12% da renda bruta anual no Imposto de Renda (IR). No fim, o IR recai sobre todo o valor do fundo;
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): não pode ser abatido do IR, mas é cobrado somente em relação ao rendimento do investimento no momento do saque.

Para quem é indicada?

Esse é um tipo de investimento bastante seguro, por isso ele é ideal para pessoas com perfil mais conservador. Porém, ele também é útil para os moderados ou agressivos que desejam ter uma aposentadoria de qualidade. Até mesmo os que desejam ter ganhos curtos e rápidos na bolsa precisam fazer um planejamento para quando estiverem idosos.

Quando investir em um plano de previdência?

Quanto mais cedo o investidor fizer um investimento para aposentadoria, melhor. Isso porque ele aproveita melhor os juros compostos, que consistem na incidência dos juros sobre os ganhos.

O investidor mais jovem tem oportunidade de fazer mais aportes e acumular os juros sobre juros com o passar dos anos. Por isso, é recomendável que ele não perca nenhum mês e que faça essa aplicação o quanto antes.

Quais as 3 vantagens de aderir à Previdência Privada?

Investir em Previdência Privada proporciona diversas vantagens para o investidor. É necessário que você as analise minuciosamente a fim de saber se os seus benefícios serão ideais para seus objetivos. Veja-os a seguir.

1. Benefícios fiscais

Como é possível escolher entre PGBL e VGBL, o investidor minimiza o impacto dos tributos sobre o investimento. Quem opta pelo formulário completo de IR, por exemplo, deduz seus aportes do tributo com o PGBL. Já quem faz declaração simples aproveita mais do VGBL.

Também é possível optar entre a tabela regressiva e a progressiva de IR. Na primeira, a tributação reduz conforme mais anos se passa investindo. Quanto à progressiva, o tributo aumenta conforme o valor do resgate, sendo mais vantajoso para quem faz saques de menor valor.

2. Economia

Quem investe em Fundos de Investimento não previdenciários deve arcar com come-cotas, uma antecipação do IR que é cobrada semestralmente em fundos de investimentos não previdenciários. Ele não existe na Previdência Privada, trazendo uma impactante economia para esse tipo de investimento.

3. Controle sobre os bens

A Previdência Privada também se torna ideal para investidores que desejam ter maior controle sobre seu patrimônio. Como eles terão a obrigatoriedade de fazer o aporte mensal do plano, será mais fácil seguir o planejamento financeiro estabelecido.

Os benefícios da Previdência Privada tornam esse investimento ideal para quem deseja estabilidade e qualidade de vida no futuro. Lembre-se de que é fundamental que o investidor estude minuciosamente cada tipo de plano e de tributação que incidirá. Assim, ele toma a decisão mais vantajosa para seu planejamento e perfil.

O que você acha do assunto? Deixe já um comentário neste artigo com sua opinião, uma dúvida ou um feedback!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.