O valor do dólar é sempre uma preocupação para quem quer viajar para lugares onde essa é a moeda oficial. Dessa forma, é importante encontrar maneiras simples e fáceis de economizar e aproveitar ao máximo a experiência para ter ótimas memórias. Portanto, caso você deseje viajar com dólar alto, saiba que existem boas alternativas que cabem no seu bolso.
Com criatividade e bom planejamento, é possível ir a lugares encantadores, ter experiências incríveis e tudo conforme o orçamento feito inicialmente. Se você quer descobrir como é viável viajar mesmo em casos em que o dólar esteja mais alto, preparamos algumas práticas que podem ser úteis. Continue e confira!
Índice
A alta do dólar pode gerar diversas dúvidas na cabeça de quem quer ter uma experiência de viagem fora do Brasil. Há diversos fatores que precisam ser analisados, como custos com hotel, valor das refeições e por aí vai.
Mas caso você tenha um sonho de conhecer países em que esta é a moeda principal, saiba que é possível encontrar formas de economizar e fazer a viagem valer a pena. Com boas práticas, você consegue ter excelentes experiências e, o melhor, tudo dentro do seu orçamento.
Se você quer viajar para fora do Brasil, mas o dólar é um entrave, não se preocupe! Estamos aqui para lhe ajudar. Confira algumas dicas incríveis que podem gerar boas economias em uma viagem fantástica.
A primeira dica para viajar bem e gastar menos é fazer um bom planejamento da viagem com razoável antecedência. Ela deve ser de, pelo menos, seis meses antes da data desejada, considerando o orçamento disponível. Por isso, faça as cotações básicas para cada uma das diferentes preferências de destinos, buscando aquelas que estão dentro de suas possibilidades.
O planejamento inclui ainda a definição de quais são os pontos inegociáveis para você. Por exemplo: se faz questão de comer bem, pesquise a culinária local, os melhores restaurantes, que oferecem preço justo, etc. Com essas informações, defina o valor que pretende gastar com alimentação.
Por outro lado, se o mais importante for se hospedar em um ótimo hotel, pesquise nos sites de comparação de preços e também diretamente nas páginas da empresa. Sempre há tarifas diferenciadas em épocas estabelecidas e dias da semana, bem como em determinadas localizações na cidade. De nada adianta um belo hotel a um bom preço, mas distante, o que acaba gerando gastos com deslocamento.
Agora, visitar os museus é algo que te agrada, lembre-se de que a maioria deles tem um dia na semana de entrada grátis.
Por isso, estude muito bem para onde vai e aproveite as oportunidades que aparecerem. Veja quais são os principais locais a serem visitados, qual a melhor época, como será o clima. Assim, não é recomendável viajar de última hora, sem nem saber o que vai fazer lá.
Com todo o planejamento feito, é hora de pesquisar sobre o deslocamento, há muitos sites de pesquisa de passagens. Vale a pena se cadastrar em alguns deles, como Skyscanner, Decolar e Kayak, e receber as ofertas para o destino escolhido.
Nesse sentido, muitas companhias aéreas fazem vendas promocionais durante a madrugada, no período de 0h às 6h. Preste atenção!
Desde um hotel 5 estrelas até em um hostel, é muito importante fazer as reservas com antecedência. Assim, é possível ter um bom controle dos custos e desfrutar da melhor experiência, além de se proteger da inflação. Há muitos sites especializados na busca de hotéis no mundo todo, vale a pena conhecer vários deles antes de se decidir.
Se você é ou planeja se tornar um viajante frequente, é uma boa ideia escolher uma bandeira de hotel e manter fidelidade. Assim, poderá contar com vários benefícios, com diárias mais baratas, upgrades de categoria do quarto e outras vantagens.
É sempre mais prudente comprar a moeda do destino gradualmente, normalmente o dólar ou o euro, para conseguir um preço médio. Isso significa que você não precisa carregar o montante total de dinheiro que pretende gastar até o final de sua estadia.
Uma vez que não dá para saber se a moeda vai subir ou cair até a viagem, o câmbio é uma variável extremamente difícil de prever. Por isso, busque corretoras cadastradas no Banco Central e compare taxas das casas de câmbio.
Por meio desse cuidado é possível realizar a aquisição de moeda estrangeira a um preço razoável e não há prejuízos relacionados com grande flutuação da taxa de câmbio vigente.
Outra dica importante para viajar mesmo com o dólar alto é antecipar o pagamento de algumas despesas. Nesse sentido, hospedagem e deslocamentos na cidade de destino podem ser fechados antes mesmo de embarcar.
Além disso, é recomendado ter dinheiro em espécie o suficiente para as despesas básicas diárias, como alimentação e lazer. É importante levar ainda um cartão de crédito especialmente para situações não previstas. Afinal, alguma eventual emergência pode surgir, bem como a vontade de adquirir algo não planejado para si mesmo.
Porém, o cartão de crédito não deve ser a principal maneira de pagar suas despesas. Isso porque, além de ficar sujeito ao câmbio do dia do pagamento da fatura, ainda há incidência de taxas. O IOF, por exemplo, cobra 6,38% tanto para os cartões de crédito, quanto para os cartões de débito internacionais. Também há incidência de IOF na compra de moedas estrangeiras, mas a alíquota é bem menor: 1,1%.
Cada país conta com regras diferentes quanto à exigência de vacinas, seja referente a Covid-19 ou demais doenças. Algumas vacinas não são obrigatórias, mas a Anvisa recomenda que os viajantes adotem alguns cuidados antes de embarcar, principalmente se a região de destino é em países tropicais ou com qualquer possibilidade de contaminação.
Dessa forma, você diminui os riscos de passar mal e gastar muito em dólar para garantir seu bem-estar. Portanto, vale a pena atentar às vacinas obrigatórias e aos perigos de saúde que cada país apresenta para ter uma viagem tranquila e econômica.
De modo a não cair em golpes ou ter uma experiência ruim, é importante pesquisar a confiabilidade do site que escolher para fazer reservas ou comprar algum item relevante para sua viagem.
Já pensou em realizar a reserva do hotel e encontrar ele fechado? Para não ter mais gastos em sua viagem vale a pena conferir a situação da empresa que você negocia. Nesse sentido, você pode consultar o Cadastur, fazer consultas no reclame aqui, buscar pessoas que já tiveram experiências anteriores.
Assim, você assegura economia além de ter a garantia de que não terá dores de cabeça com imprevistos. Que tal partir para um turismo inesquecível cheio de memórias de forma econômica?
Outra boa maneira de economizar é na compra do dólar. Ela pode ser feita nas casas de câmbio ou corretores e é aconselhável fazer bastantes pesquisas e comprar em frações, para ter chance de adquirir quando o câmbio está em queda.
Além disso, é importante procurar por agentes profissionais que sejam de confiança e que tenham declaração, para não ter dores de cabeça no futuro. Também vale se planejar e acompanhar as oscilações do mercado para fazer boas aquisições.
Sem dúvidas, o melhor da viagem é… viajar na viagem! Por isso, curta muito todo o planejamento, monte sua programação, seu roteiro, divirta-se antes com as expectativas, durante as experiências que viverá e depois com as memórias e lembranças que vai carregar para sempre.
Mesmo com condições adversas em relação ao câmbio, ainda há alternativas que ajudam a economizar e realizar aquela viagem que você sempre sonhou. Com organização é possível ter boas experiências sem sair do orçamento estabelecido.
Viu como é possível viajar com dólar alto? Ao adotar nossas dicas você economiza e garante o melhor investimento que pode ser feito: com você! Além disso, a Ativa Investimentos oferece excelentes serviços que podem auxiliar você no melhor planejamento da viagem.
Tem experiências de viagem que são úteis e podem ajudar os demais? Então, deixe um comentário no post agora mesmo!