Ativa Investimentos

ADR e BDR: quais as diferenças entre esses investimentos?

Written by Time Ativa | Feb 14, 2023 5:03:42 PM

Passar a fazer investimentos em ativos internacionais é uma excelente forma de diversificar sua carteira. Outra vantagem é a possibilidade de minimizar os riscos envolvidos nas operações, já que investirá em outra região. Nesse sentido, ADR e BDR são algumas das alternativas possíveis para investir em grandes empresas globais.

Saiba que tanto os BDRs como os ADRs são valores mobiliários que representam Ações de uma empresa. Na prática, são alterados os locais de emissão e venda desses títulos. Mas existem certas particularidades que você deve conhecer antes de adquirir esses papéis. Entenda mais lento este material!

O que é ADR e BDR?

Ambos BDR e ADR são formas de investir em empresas estrangeiras a partir da bolsa local. Na prática, isso é feito por meio de certificados chamados de Depositary Receipts (ou DRs). Eles são emitidos por instituições depositárias.

Após, esses papéis são negociados em outros países diferentes do de origem da referida empresa. Entenda melhor o conceito de ADR e BDR separadamente.

ADR

American Depositary Receipt (ADR) é um título emitido por um banco depositário nos Estados Unidos. Ele representa empresas estrangeiras na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Por isso, não consiste na compra direta de Ações, é um título que as representa e são negociados em dólar.

Cada ADR representa uma determinada quantidade de Ações ou frações delas da empresa estrangeira. Os dividendos desses papéis são distribuídos aos detentores de ADRs proporcionalmente.

BDR

Brazilian Depositary Receipt (BDR) são um tipo de certificado de depósito de valores mobiliários (CDVM). Eles são direitos representativos de valores mobiliários de organizações no exterior. No entanto, uma instituição financeira no Brasil negocia esses papéis. Em outras palavras, são Ações de outras empresas negociadas dentro do mercado financeiro brasileiro.

Quais são as diferenças entre ADR e BDR?

Em um primeiro momento, eles conceitos são bastante parecidos. No entanto, eles têm diferentes marcas que devem ser consideradas na sua estratégia. A escolha errada pode fazer com que você não atinja seus objetivos. Portanto, confira as dissemelhanças a seguir.

Mercado de negociação

A primeira diferença é o fato dos ADRs serem papéis da bolsa norte-americana. ADRs são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ou na Nasdaq, as duas bolsas americanas.

Já os BDRs estão presentes no mercado brasileiro, portanto eles são comprados diretamente da Bolsa de Valores (B3).

Objetivos

Esses ativos têm objetivos diferentes. Por exemplo, quem deseja investir em ativos por dólar, deve escolher um ADR. Isso acontece porque esses papéis são calculados na moeda norte-americana.

Nesse caso, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora nos Estados Unidos. O dinheiro transferido para esse país deve incluir a conversão de câmbio e gastos com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Por outro lado, as operações de venda e compra de BDR são realizadas em reais. Isso acontece porque são negociadas diretamente na B3.

Acesso às companhias

ADRs têm seus papéis lastreados em organizações fora dos Estados Unidos, mas ainda são negociadas nas bolsas americanas. Eles dão oportunidade a quem tem capital nos EUA de investir em organizações internacionais. Por meio desse título você consegue até mesmo investir em empresas brasileiras listadas nos EUA, como Petrobras e Vale.

Quanto às BDRs, você acessa organizações estadunidenses diretamente do Brasil. Assim, você tem a oportunidade de investir em multinacionais que não são negociadas no nosso país, como Google e Apple.

Quais são as vantagens desses títulos?

Introduzir esses papéis na sua estratégia trará um grande número de vantagens. Você poderá minimizar ameaças, ampliar suas oportunidades, economizar custos, reduzir dores de cabeças e mais. Entenda como esses benefícios são adquiridos a seguir.

Diversificação da carteira

Você poderá diversificar a carteira para além do mercado financeiro brasileiro ( no caso das BDR). Como também, sua diversificação também passa a ser com capital estrangeiro, já que terá investimentos com dólar. Nesse último caso, os dividendos recebidos também serão em dólar.

Redução de riscos

Osriscos são reduzidos de diferentes formas. A primeira delas está no fato de que a diversificação da carteira permite que você dilua o risco dos investimentos. Como você terá papéis de outras bolsas, essa

Como também, as ADRs são regulamentadas pelas autoridades americanas, enquanto as BDR são regulamentadas pelas brasileiras. Quando você investe em ambos títulos, você maximiza a segurança e transparência para seus investimentos.

Praticidade

Investir em empresas estrangeiras diretamente do Brasil pode ser bastante difícil. No entanto, tanto o ADR como o BDR oferecem formas bastante simples para que você acesse empresas estrangeiras. Com essas alternativas, os brasileiros têm oportunidade para investir no exterior de forma prática, fácil e simples.

Custos para emissão e negociação de BDRs e ADRs são significativamente menores quando comparado à aquisição direta de títulos estrangeiros. Portanto, você também observará uma considerável economia nas suas operações.

Como investir em ADRs e BDRs?

Existem certas particularidades que você precisa conhecer caso decida investir nesses ativos. Veja o procedimento de cada um deles.

ADR

Para quem está no Brasil e deseja investir em ADR, é necessário:

  • abrir uma conta em uma corretora ou banco norte-americano;
  • enviar recursos do Brasil para os EUA por meio de uma entidade autorizada pelo Banco Central.

Com os recursos enviados, você pode acessar as bolsas de valores americanas e fazer aquisição das ADRs. Agora você deve

  • Nível I: são negociados apenas no mercado de balcão;
  •  Nível II: negociados sobre certificados lastreados emAções emitidas anteriormente pela empresa;
  • Nível III: negociados em bolsa e envolvem emissão de novas Ações pela empresa.

BDR

No caso dos BDRs o processo é mais simples, você abre a conta em uma corretora brasileira. Depois transfere recursos para a corretora de sua escolha, busque pelo BDR que deseja investir e faça a aquisição.

Quanto aos tipos de BDR a serem escolhidos, eles podem ser patrocinados ou não patrocinados. Os primeiros têm influência direta da empresa emissora e são divididos em três níveis:

  • Nível I: não precisam de registro da CVM para serem negociados;
  • Nível II e III: devem ter registro junto à CVM.

Já os BDRs não patrocinados são lançados no Brasil por uma instituição depositária, não pela companhia emissora. Essas instituições depositárias devem divulgar balanços, relatórios e outros dados relevantes sobre a empresa.

Se você pretende investir em ADR e BDR, saiba que você estaráexposto ao dólar em ambos os ativos. Uma parceria com a Ativa Investimentos é fundamental para que você faça análise completa, precisa e transparente desses títulos. Essa corretora oferece inúmeras ferramentas de análise, treinamentos, cursos e muito mais.

Que tal aproveitar dos benefícios da Ativa Investimentos?Crie sua conta gratuitamente e entre em contato conosco para conhecê-los!