Ativa Investimentos

BDRs: Entenda o que são e como funcionam - Blog

Written by Time Ativa | Feb 3, 2021 5:52:24 PM

No mercado financeiro brasileiro existem inúmeras alternativas de investimentos que não são conhecidas pelo público inexperiente. Entre elas, os BDRs se destacam como uma excelente alternativa para diversificar investimentos e expandir sua experiência no mercado financeiro.

Por meio desse recurso você consegue explorar alternativas que vão além do mercado brasileiro e consegue encontrar papéis que estão alinhados com seus objetivos e perfil de investidor. Quer saber mais sobre essa modalidade? Então siga a leitura para saber o que são BDRs, além de entender como esse tipo de ativo pode contribuir para a sua carteira.

O que são BDRs?

A sigla BDR significa Brazilian Depositary Receipts, mas também é chamado de Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM). São certificados que representam ações emitidas por empresas do exterior, mas são negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Imagine que uma pessoa queira obter ações de uma empresa cuja sede esteja nos Estados Unidos. Basta investir em um BDR que contenha as ações da empresa almejada.

Isso significa que não será preciso abrir conta em corretora norte-americana, enviar recursos ao exterior e negociar na NYSE ou NASDAQ. Porém, quem terá adquirido os ativos será o BDR em questão, e não o investidor que alocou os recursos no investimento.

Os títulos geralmente são provenientes do mercado secundário — novas ofertas públicas de empresas — e negociados por instituições autorizadas pela CVM. No Brasil, as entidades que emitem BDRs são denominadas instituições depositárias.

O que deve ser feito para investir no BDR é similar aos demais tipos de investimentos, como Fundos de Ações, Imobiliários, entre outros. Será necessário que o interessado use plataformas de negociações adequadas, como Home Broker ATIVA

O que são BDRs patrocinadas?

O BDR patrocinado tem como características principais o fato da companhia estrangeira negociar os próprios recibos no país. Assim, ela busca instituições financeiras para efetivar parcerias e, com isso, conseguir emitir esses ativos na Bolsa de Valores.

Nesse sentido, elas precisam ter atenção ao que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) define e ter responsabilidade para oferecer todas as informações aos potenciais investidores. Há ainda diversos níveis de BDRs patrocinadas, os quais são classificados pelas normas estabelecidas pela CVM.

O que são BDRs não patrocinadas?

Esse é o tipo mais comum presente na B3. Nesse caso, não é a empresa em si que faz a parceria com a instituição financeira para emitir os certificados, mas sim as companhias atuantes no mercado brasileiro que adquirem papéis internacionais e negociam na Bolsa.

Para isso, precisam custodiar os títulos e, após, emitir os ativos, sempre de acordo com o que a legislação estabelece. Em geral, os resultados desses dois tipos de BDRs não costumam diferir muito. Assim, vale avaliar com cautela para escolher o mais apropriado para a sua carteira.

Qual é seu código de negociação?

Os investidores podem identificar os BDRs a partir de um código de negociação. Ele tem 4 letras maiúsculas que representam a empresa estrangeira e 2 números que mostram o tipo de BDR. Veja o tipo de certificado e seus respectivos códigos:

  • patrocinados nível I: não há um número fixo no fim do código de negociações;
  • patrocinados nível II: terminam com 32;
  • patrocinados nível III: finalizam com 33;
  • não patrocinados: podem terminar com 34 ou 35.

Por exemplo, o código BABA34 diz respeito à empresa chinesa Alibaba e o BDR é não patrocinado. Outro exemplo é CZLT33, que trata da Cosan com BDR patrocinado nível III.

É importante ficar atento às mudanças de tipo de BDR que as empresas podem sofrer no mercado. Se um código finalizado em 11 agora termina 32, ele mudou seu BDR do nível I para II, por exemplo.

Para quem os BDRs podem ser mais adequados?

Antes de avaliar se vale a pena investir nesse tipo de ativo, é necessário considerar se você dispõe das características necessárias para fazer uma boa escolha nesse tipo de negociação. Nesse quesito, vale destacar que é importante contar com um bom domínio do inglês, visto que a maioria das informações das empresas que emitem esse ativo são disponibilizadas em sites estrangeiros.

Isso significa que você necessitará realizar sua análise técnica com base em materiais disponibilizados em outro idioma. Isso traria um complicador para quem não tem pleno domínio da língua inglesa.

Outro ponto se refere a volatilidade do mercado. Como são ativos de renda variável, flutuações macroeconômicas afetam diretamente o valor dos BDRs. Logo, é importante avaliar se o seu perfil é arrojado ou ao menos moderado para conseguir lidar com as variações do mercado sem preocupações.

Quais as vantagens e riscos de investir em BDRs?

Entender quais são as vantagens dos BDRs para a sua carteira de investimentos é um passo importante para avaliar se é válido fazer esse tipo de aporte. Por isso, detalhamos mais sobre os benefícios que elas oferecem. Vale continuar a leitura e conferir!

Praticidade para investir no exterior

O principal benefício do BDR consiste na maior praticidade para investir no exterior, já que a burocracia é minimizada. Além disso, todas as operações BDR são realizadas em reais, o que facilita e barateia o procedimento.

Portanto, o momento ideal para investir em BDR é quando o investidor encontra oportunidades em um mercado estrangeiro. Porém, ele não tem tempo para abrir conta na corretora do exterior, adquirir moeda estrangeira e fazer transferência.

Diversificação dos investimentos

Outra vantagem é diversificação mais ampla da carteira de investimentos, já que você terá acesso a várias empresas do mundo.

Entretanto, é fundamental conhecer e ficar atento aos riscos existentes nessa modalidade, que são similares aos das ações. Os BDRs são bastante voláteis e têm valores alterados conforme mudanças no segmento da empresa ou economia do país.

Para minimizar esses erros, é importante dedicar um tempo para estudar os papéis e as empresas ligadas aos BDRs. Também é necessário conhecer o seu perfil de investidor e montar a carteira compatível com ele.

Há custos e tributações envolvidas?

Os custos também são parecidos com os presentes na negociação de ações. É necessário pagar uma taxa de corretagem para realizar cada operação de compra ou venda. Também é possível que a corretora cobre uma taxa de custódia.

Quanto aos tributos, há incidência de 15% de Imposto de Renda (IR) sobre todos os ganhos obtidos com operações. Se houver dividendos (distribuição de lucros), eles são repassados aos investidores de acordo com a legislação brasileira.

Como começar a investir em BDRs?

Existem alguns passos importantes para investir em BDRs. O primeiro deles é avaliar se ela corresponde com o seu perfil de investidor. Em geral, por se tratar de renda variável, essa opção é mais aconselhável para pessoas arrojadas.

Além disso, é válido entender quais são os seus objetivos e como os BDRs podem ajudar a alcançá-los. É importante estudá-las a fim de encontrar as mais adequadas. Para isso, se não tiver o conhecimento, é válido solicitar suporte. 

Caso seja o seu caso, vale procurar uma boa corretora e contar com o auxílio de profissionais capacitados para escolher as melhores BDRs para compor o seu portfólio. Nesse sentido, a Ativa Investimentos é uma ótima opção. Veja mais a seguir.

Como a Ativa Investimentos pode ajudar com esse tipo de ativo?

Para investir no DBR é fundamental buscar uma boa empresa que atue como corretora e plataforma aberta de investimentos. A Ativa Investimentos é a melhor solução para quem deseja começar a investir nessa modalidade.

A Ativa Investimentos tem mais de 35 anos de experiência e oferece diferentes serviços para que você tenha sucesso no mercado:

  • auxílio técnico de profissionais especializados na área;
  • área de Research, que promove análises técnicas de alta qualidade, recomenda carteiras, disponibiliza salas ao vivo e mais;
  • produtos financeiros próprios e parcerias com instituições bem-conceituadas no mercado; e mais.

Os BDRs podem ser uma boa oportunidade para que você consiga diversificar sua carteira e encontrar novas oportunidades lucrativas no mercado. Entretanto, será preciso ter o apoio de uma empresa que ofereça soluções, análises e suportes completos, a fim de valorizar o seu investimento.

Que tal saber mais sobre a Ativa Investimentos e como ela ajudará no seu sucesso? Então, entre em contato conosco e confira quais as melhores alternativas para o seu perfil!