Saiba como analisar e interpretar o Gráfico Candlestick

Compreender o gráfico candlestick é fundamental para quem deseja operar na Bolsa de Valores, especialmente no curto prazo.

Essa ferramenta possibilita a análise do preço de um ativo financeiro em um período determinado. Assim, você tem uma visualização facilitada e consegue tomar melhores decisões do que fazer com o seu dinheiro.

O candlestick é muito utilizado no Day Trade, Scalper e Swing Trade. Portanto, caso tenha interesse em atuar com uma dessas técnicas, vale a pena entender mais sobre essa ferramenta. Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo especial explicando as principais informações sobre esse gráfico. Continue a leitura e confira!

O que é o gráfico candlestick?

Esse gráfico é um instrumento utilizado pelos agentes financeiros com o intuito de analisar a variação do preço de um ativo durante determinado período. O termo vem do inglês “candlestick”, que significa candelabro e leva esse nome devido ao formato de vela da representação gráfica.

Por meio dessa ferramenta você consegue otimizar sua estratégia de alocação de ativos e entender os melhores momentos para efetuar a compra ou venda do papel que você está operando.

Por exemplo, um trader que acompanha o candlestick pode verificar se um ativo está com tendência de alta ou baixa. Assim, ao compreendê-lo, consegue tomar decisões melhores e aumentar sua lucratividade na Bolsa de Valores.

Como analisar e interpretar o gráfico?

Existem alguns fatores que impactam na análise e interpretação do candlestick. Entendê-los é essencial para saber como usar essa ferramenta de maneira adequada e, consequentemente, melhorar seus resultados no mercado financeiro.

Considere o formato

O formato de um candle pode trazer informações importantes para quem está avaliando uma ação. Por meio dele, é possível ter dados sobre o valor de abertura e fechamento de uma ação, além do máximo e mínimo atingido durante determinado período.

Por exemplo, o corpo do candle disponibiliza detalhes sobre o preço de fechamento e abertura de um ativo. Já sua sombra revela qual foi o mínimo e o máximo que aquele título teve no período.

Pondere a cor

Esse elemento vai determinar se o candle é de baixa ou de alta. Por exemplo, se um ativo teve uma tendência de crescimento de preço, então, em geral, ele terá uma cor verde. Já se foi de baixa, a cor dele será vermelha.

Uma tendência de baixa ocorre quando o valor de fechamento da ação é inferior que o de abertura. Caso o preço de fechamento seja superior ao de abertura, é considerado um candle de alta.

Defina o período

Para analisar e interpretar esse gráfico você precisa estabelecer um prazo. Por exemplo, se o seu interesse é ver a variação e as tendências de uma determinada ação no dia, então esse será o seu período. É possível determinar diferentes intervalos na utilização do candlestick e quem determina o mais adequado é você.

Após isso, basta fazer a análise dos padrões do candle. Existem vários sinais de uma tendência e eles podem ajudar a compreendê-los. Para saber mais sobre os padrões do candle, vale a pena conferir o conteúdo desse link!

Qual é a importância do gráfico candlestick?

Utilizar o gráfico candlestick é uma excelente forma de entender quais são as melhores épocas para venda e compra de uma ação. Porém, vale estudar análise técnica de uma maneira mais profunda com objetivo de garantir pleno entendimento dessa estratégia e utilizá-la a fim de aumentar seus retornos no mercado financeiro.

Entendeu o que é o gráfico candlestick e como é possível analisar e interpretar o preço dos ativos com ele? Por meio dele, você consegue tomar melhores investimentos e até mesmo encontrar ativos que ofereçam maior retorno. Vale contar com uma boa plataforma e ajuda profissional para entender perfeitamente seu funcionamento.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre o mercado financeiro? Então, curta nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro das novidades!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.