Em meio à desaceleração econômica e inflação nas principais economias globais, o mercado volta a perceber como incerto o rumo da economia no Brasil. Investidores também avaliam com prudência a aproximação do período eleitoral e buscam análises mais sólidas para os próximos meses.
Diante desse cenário, é natural que surjam dúvidas sobre como investir em momentos de incertezas e proteger o patrimônio pessoal.
Pensando nisso, conversamos com Ricardo Pereira, Finance Content na Ativa Investimentos, para trazer dicas práticas para você investir com segurança. Não deixe de acompanhar o conteúdo!
Índice
Em primeiro lugar, cabe esclarecer o que são, de fato, momentos de incerteza no mercado. Nesse sentido, Ricardo Pereira, ressalta que “uma das questões que mais trazem preocupação para os agentes do mercado financeiro é a falta de previsibilidade”.
Pode-se dizer que a impossibilidade de fazer projeções futuras com maior segurança é a razão pela qual, em suas palavras, os investimentos ficam paralisados e há aumento da volatilidade.
É evidente, portanto, a necessidade de agir com cautela ao realizar investimentos nesses períodos. Afinal, conforme aponta o entrevistado, muitos acabam por agir de forma impulsiva, sem analisar racionalmente os fundamentos para essas oscilações e as perspectivas de médio e longo prazo.
Tendo em vista a importância de agir com cautela diante desse cenário, a Ativa Investimentos separou 6 dicas de como investir em momentos de incertezas e ter segurança nas aplicações realizadas. Confira!
O primeiro fator a ser considerado é, sem dúvidas, o conjunto de suas características e ambições. Nesse sentido, Ricardo esclarece que “tudo depende, na verdade, do perfil do investidor, do objetivo e do tempo que ele pode carregar o investimento”.
As estratégias, portanto, podem se diferenciar de acordo com as metas financeiras. Um perfil mais propenso ao risco pode buscar ações mais baratas, com potencial de alto retorno no longo prazo. Por outro lado, um perfil mais conservador pode abrir mão da rentabilidade em função da segurança.
Além de considerar o seu perfil investidor, o nível de aceitação ao risco e os objetivos financeiros, não deixe de fazer uma análise completa sobre o ativo que você pretende investir e o cenário em que está inserido.
Como visto, para títulos de renda variável, é possível que haja maior volatilidade em razão das incertezas do mercado. Por outro lado, nem sempre a renda fixa pode ser a saída para proteger os seus investimentos. O contexto de alta dos preços, por exemplo, também pode impactar no retorno esperado.
Outra dica importante é buscar, dependendo do perfil de cada pessoa, investimentos mais seguros. Ricardo ressalta que “os investimentos em renda fixa são os mais seguros”. Isso porque, como o próprio nome já diz, o investidor já conhece qual será o retorno financeiro ao aplicar os valores.
Sendo assim, em caso de dúvida, essa pode ser uma boa opção no mercado — ainda que traga rentabilidade menor, é previsível no curto prazo.
Ao mesmo tempo em que é necessário se resguardar contra alguns riscos, o cenário de incertezas também pode ser interessante para realizar investimentos de longo prazo. A queda de ações confiáveis na bolsa de valores, como visto, pode trazer grandes oportunidades para adquirir títulos abaixo do preço médio.
Nesse sentido, vale trazer a dica do entrevistado no sentido de manter separado os investimentos da reserva financeira. Assim, é possível usar a reserva para enfrentar emergências e preservar o valor dos títulos.
Sob a análise do Finance Content, “investir precisa ser um plano”. E, para melhor administrar as finanças em momentos de incertezas, apostar na diversificação da carteira de investimentos é uma excelente estratégia.
Ao distribuir o valor total disponível em mais de um tipo de investimento, é possível equilibrar e gerenciar, de forma mais efetiva, os riscos. Assim, ainda que um dos títulos tenha baixo retorno, é possível compensar os valores pela rentabilidade de outros papéis.
Por último, seja mais cauteloso na escolha de seus investimentos, considerando as análises de mercado, as ponderações de especialistas na área e as projeções de cenário.
Vale, ainda, contar com o suporte de uma empresa especializada, como veremos melhor adiante — o importante é amparar, como for possível, o seu patrimônio.
Ricardo destaca que “a ajuda especializada oferece ao investidor a oportunidade de ter, ao seu alcance, profissionais preparados para superar momentos de incertezas”.
Diante desses cenários, é possível que muitos fatores passem despercebidos pelo investidor iniciante, o que pode interferir no alcance dos objetivos propostos. Nesse sentido, buscar o apoio de equipes competentes para orientar os investimentos é de grande importância.
A Ativa Investimentos é uma corretora independente que conta com 39 anos de experiência e tradição. A instituição disponibiliza para seus investidores os melhores produtos do mercado financeiro, com atendimento especializado e uma equipe técnica altamente qualificada.
Comprometida com a ética e a transparência, a Ativa acompanha o investidor, passo a passo, nessa jornada rumo à independência financeira.
Momentos de incertezas são frequentes no mercado financeiro e apontam para a falta de previsibilidade em relação aos investimentos. Nesse sentido, é natural que haja insegurança quanto às aplicações e o ímpeto de retirar valores.
Ricardo, no entanto, aponta que investir deve ser um hábito mantido ao longo da vida. E, como tal, serve a um projeto de longo prazo, ainda que alguns objetivos se estabeleçam em curto período.
Em sua análise, mesmo em momentos incertos, é possível encontrar produtos interessantes no mercado. Com o apoio de equipes especializadas, fica ainda mais fácil saber como investir em momentos de incertezas, identificar as melhores aplicações e proteger o dinheiro investido — sem deixar de aproveitar oportunidades.
Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe como investir em momentos de incertezas, entre em contato com a nossa equipe e confira todas as oportunidades que a Ativa Investimentos oferece a você!