Ativa Investimentos

Créditos de carbono: por que investir nesse mercado?

Written by Time Ativa | Oct 4, 2022 2:58:23 PM

Entender o que são os créditos de carbono e porque pode ser próspero investir nesse mercado, permite que você pulverize seus investimentos em uma opção ainda pouco explorada por outros investidores.

Afinal, as mudanças climáticas já são um fator inegável na realidade mundial. Não atoa, governos e empresas têm se esforçado para oferecer uma alternativa viável à humanidade diante desse grave problema.

É justamente aí que o mercado de créditos de carbono surgiu e vem se consolidando cada vez mais. Nesse post, você vai entender um pouco mais sobre a importância deste investimento no mercado e suas particularidades. Boa leitura!

O que são e como surgiram os créditos de carbono?

Desde a chamada Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, que o impacto do modelo ocidental de sociedade sobre a natureza foi expressivo e extremamente danoso ao meio ambiente. Infelizmente, essa realidade só se agravou com o tempo e mais recursos naturais foram gastos para garantir todas as comodidades de vida que usufruímos hoje.

Todavia, o próprio sistema capitalista passou a indicar os danos que esse modelo de desenvolvimento trouxe. Como reflexo de tamanha exploração, presenciamos a escassez de recursos nas mais diversas partes do mundo; tanto as ditas desenvolvidas, quanto aquelas em desenvolvimento (como é o caso do Brasil).

Porém, por meio de acordo feito no Japão conhecido como Protocolo de Kyoto em 1997, a situação começou a ser encarada com mais seriedade. Lideranças mundiais se reuniram para reconhecer a gravidade do problema e tomar as devidas atitudes.

Uma delas foi a criação do crédito de carbono, que permite que os países que reduzirem suas emissões de gás carbono no ambiente, recebam créditos no mercado financeiro. Cada crédito (unidade) corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono reduzida.

Ainda no Protocolo de Kyoto, cada país recebeu uma espécie de meta e ficou responsável por reduzir a emissão em determinada porcentagem. Por exemplo, os EUA ficaram com a meta de reduzir a emissão em 7%, já o Japão em 6%.

Também foi criada uma alternativa para países com altas emissões (como o Estados Unidos), na qual eles podem estabelecer parcerias com países em desenvolvimento e dividir o crédito com esse parceiro.

No caso, o país desenvolvido entra com a tecnologia necessária e o país em desenvolvimento aceita repartir os créditos por igual, devido ao auxílio externo oferecido. A ideia é que todo o mundo esteja envolvido neste esforço e que todos façam sua parte.

Como funciona esse mercado?

No Brasil já existe um número elevado de projetos trabalhando nos chamados ativos digitais verdes e, ao investir nesse tipo de ativo, você passa a contribuir diretamente para a preservação do planeta.

Essa é uma estratégia muito importante para o mercado e que vai ao encontro da preocupação com o meio ambiente e que a sociedade como um todo vem apresentando já a décadas. Por meio dessa mudança de perspectiva, grandes investidores também têm se interessado no tema e se mostrado dispostos a investir nos ativos digitais verdes (que são 100% limpos ao planeta).

Ao permitir que a natureza seja preservada, sem que isso signifique uma estagnação da economia, torna-se possível aliar desenvolvimento com meio ambiente. Tal estratégia é fundamental para o nosso futuro e apresenta uma excelente saída para um problema tão grande. Não é à toa que muitos têm alcunhado esse contexto de capitalismo sustentável.

Quais os benefícios do investimento?

Sejamos realistas: o mundo tal como conhecemos não vai deixar de se desenvolver e fazer uso de um ou outro recurso natural para manter a sociedade funcionando.

Portanto, o ativo digital verde só tende a crescer e a se consolidar no mercado. O sistema capitalista precisa disso e continuará precisando para se manter de pé. Portanto, este é um investimento bastante promissor, especialmente para quem deseja aliar consciência ambiental com bons rendimentos.

Existem diversos estudos científicos que alertam para a gravidade da mudança climática, do aquecimento global e das consequências sociais provocadas por tais ações. Certamente, sobram motivos para acreditar que este tipo de ativo poderá prosperar no mercado nos próximos anos.

Além do mais, os próprios países desenvolvidos já necessitam e buscam pela parceria com países em desenvolvimento como o Brasil. O objetivo de se tornar um grande referencial nesse tipo de commodity e oferecer um ambiente preservado, com baixa emissão de gás carbono para países que não tem nem os recursos naturais necessários para isso, tampouco a redução dos gases.

Mais uma vez, podemos afirmar que este é um modelo de desenvolvimento que veio para ficar e que merece a atenção do investidor. Para além da sustentabilidade, é importante observar que esta é uma alternativa interessante para quem deseja investir com mais segurança, sem perder de vista o potencial de retorno.

Como investir no mercado de créditos de carbono?

Comprar um ativo digital verde não é diferente de outros investimentos. Tudo que você precisa fazer é ter uma carteira e buscar pelo crédito de carbono desejado para compor seus rendimentos.

Ele é atribuído a diversas iniciativas públicas e privadas que visam preservar a natureza e reduzir a emissão de carbono. Muitas delas, inclusive, são dedicadas à preservação da Amazônia e reflorestamento de matas nativas brasileiras.

Ao adquiri-lo você passa a ter uma parte dessas iniciativas e o seu ativo atrelado à valorização das mesmas no mercado. Como o Brasil já é um expoente nessa opção de mercado, não será difícil você encontrar maneiras de investir aqui mesmo e começar a ter seus rendimentos dentro de um determinado período de tempo.

O mais importante é buscar informações apuradas sobre o assunto! Já existem muitas opções existentes no mercado financeiro, mas é importante que você faça uma pesquisa a fim de conhecer a que melhor atenda aos seus interesses.

Afinal, obter bons rendimentos enquanto ajuda o planeta Terra pode ser uma ótima escolha, não é mesmo? Portanto, aproveite essa oportunidade e comece a investir!

Como pode ver, não faltam razões para investir no mercado de créditos de carbono! Agora que já sabe disso, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais a fim de que mais pessoas tomem consciência dessa excelente alternativa.