Saúde financeira: o que é e como mantê-la em equilíbrio?

A saúde financeira é um dos mais importantes aspectos da vida de qualquer indivíduo na sociedade de mercado. Isso porque, entre outras coisas, saber gerir os próprios recursos é fundamental para garantir uma vida equilibrada. Esse é o princípio da economia.

Mas você sabe, na prática, o que significa a gestão da vida financeira? Pense por uns instantes e você vai encontrar uma série de elementos envolvidos na questão.

Neste artigo, vamos tratar desses elementos e de como conciliá-los em uma rotina para garantir máximo esclarecimento sobre as condições da sua saúde financeira. Dessa forma, você sempre saberá quais são as melhores decisões a tomar sobre seu dinheiro. Confira!

O que é ter, efetivamente, saúde financeira e por que isso é importante?

Ter saúde financeira, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não significa ter fontes de renda milionárias. Mesmo porque, sem a gestão adequada, quanto maior o montante, mais dramáticas são as consequências.

De fato, saúde financeira se trata da harmonia entre as necessidades gerais de consumo e os recursos que permitam satisfazê-las. Assim, como o maior ativo de qualquer pessoa é o tempo, é preciso compreender essa gestão em uma rotina de vida.

Como ter e manter a saúde financeira?

Uma coisa deve estar clara para todo aquele que deseja realmente compreender a natureza da saúde financeira: embora existam regras comuns e intuitivas, cada um deve descobrir por si mesmo qual é o melhor modelo de gestão de recursos para sua rotina.

Afinal, como já mencionado, o principal plano de operação para qualquer estratégia de gestão é o tempo. Sendo assim, apenas o próprio indivíduo sabe como seus dias correm e o que isso significa em termos de consumo e rendimento.

Uma pessoa que emprega muitas horas semanais em uma única fonte de renda e ainda encontra dificuldades para poupar terá desafios completamente diferentes de quem tem um grande capital acumulado e quer se tornar um investidor mais competente.

Uma vez compreendidos os principais elementos da boa gestão financeira, o mais importante e talvez desafiador será estabelecer e pôr em prática um plano de ação para trabalhar com cada um desses detalhes. Assim, você precisa:

  • viver abaixo dos seus rendimentos (que tal encontrar novas fontes de renda?);
  •  construir um plano de aposentadoria;
  • manter um orçamento pessoal constantemente atualizado para saber o que acontece com seu dinheiro;
  • poupar exclusivamente para investimentos com propósito (não deixe seu consumo simplesmente acontecer. Planeje);
  •  garantir uma reserva de emergência.

Qual a importância de uma reserva de emergência nesse contexto?

De todos esses pontos, é fundamental darmos especial atenção à reserva de emergência. Isso porque ela é o princípio da boa gestão, como um tipo de prova de comprometimento. Ou seja, se você tiver a disciplina necessária para manter uma proteção contra eventualidades, é pouco provável que não siga um plano que assegure a saúde das suas finanças.

Portanto, antes de se arriscar em uma transformação completa da sua rotina, como trocar de atividade, mudar de cidade, abrir um negócio etc., tenha certeza de que haja uma quantia reservada para cobrir alguns meses do seu custo de vida.

Quantos meses? Isso vai depender de como você vive e da previsibilidade das suas fontes de renda. Como média, é comum a recomendação de uma reserva que garanta entre 6 a 12 vezes seu custo de vida mensal.

Uma reserva de emergência é um forte indicativo de saúde financeira. Portanto, tenha paciência, que os resultados naturalmente vão alimentar a virtude da gestão prudente. Acima de tudo, seja consistente na apuração e no cuidado com o seu dinheiro.

Gostou de aprender mais sobre como garantir sua saúde financeira? Agora, convidamos a dar o próximo passo e descobrir os meios mais efetivos de garantir a saúde das suas economias. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de contar com a Ativa Investimentos.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.