Gestão humanizada: como essa estratégia têm ajudado as empresas?

Uma gestão humanizada ajuda na integração das equipes e permite que a comunicação empresarial seja mais eficaz. Neste sentido, a estratégia tornou-se bastante popular no universo corporativo e tem chamado cada vez mais atenção das instituições.

Entender o que é a gestão humanizada e consciente permite que você descubra como ela tem ajudado as empresas e como aplicá-las em seu próprio negócio. As vantagens desse modelo não são voltadas apenas aos funcionários, mas à toda cadeia produtiva e de consumo.

Pensando no tema, preparamos este artigo! Continue a leitura.

Por que a gestão humanizada é tão importante?

Convenhamos, os tempos de colaboração institucionalizada e de formas rígidas de trabalho ficaram para trás. Presenciamos um avanço da tecnologia, que também facilitou a superação desses modelos de produção.

Hoje, o que não faltam são estratégias que respeitam o colaborador e os diferentes stakeholders envolvidos nesse processo. Inclusive, a pandemia acelerou algumas dessas abordagens, popularizando o home-office e as maneiras híbridas de produção (com horários mais flexíveis e formas de atuar profissionalmente mais adaptáveis).

Não se valer da gestão humanizada significa ficar para trás no desenvolvimento da sua empresa. Nos tópicos a seguir, vamos apresentar os porquês disso e como essa gestão funciona.

Quais impactos ela pode trazer para a empresa e para a vida dos colaboradores?

Em um contexto no qual a sociedade como um todo já entendeu que os modelos de trabalho podem ser menos rígidos e mais humanizados, negligenciar esse fato faz com que seu negócio seja mal visto por clientes, fornecedores e colaboradores e afete diretamente os resultados do seu empreendimento.

Além do mais, com a predominância da internet na vida social, é muito fácil detectar quais empresas realmente têm respeitado seus diversos stakeholders. Um mero post em uma rede social, por exemplo, pode contribuir positivamente ou negativamente para a imagem do seu negócio. Este não é um fator a ser subestimado por quem é empreendedor e quer ver sua empresa crescer.

Como aplicar a gestão humanizada e consciente na empresa?

Falamos muito aqui sobre a imagem do seu empreendimento na sociedade, mas não se engane: a gestão humanizada e consciente não se trata apenas de propaganda. Se você pregar algo e não praticar, será um alvo ainda mais fácil de críticas e consequentemente, de maus resultados nos negócios.

Portanto, para aplicar essa gestão de forma realmente eficiente, você deverá prestar atenção a alguns pontos, como:

  • diagnóstico: em termos de valorizar os diferentes stakeholders (incluindo salário e carga horária de funcionários), como está a sua empresa hoje? Longe ou próxima desse modelo de gestão?
  • comunicação: já parou para pensar em como você se comunica com as diversas pontas do seu negócio?
  • abordagem: depois de feito o diagnóstico e melhoras na comunicação, quais os pontos mais urgentes a serem melhorados? Já considerou se você tem sido muito rígido em questões de urgência? Fique atento aos detalhes!
  • adequação: por fim, remodele os parâmetros de gestão da sua empresa a fim de ter certeza de que foram humanizados para trazer os melhores resultados.

Para finalizar, vamos ainda te apresentar alguns aspectos importantes da gestão humanizada e consciente que farão você entender de uma vez por todas os motivos reais de sua importância.

Quais aspectos ela envolve?

Não é estranho perceber que as empresas que investem em um gestão humanizada e consciente possuem melhores resultados. Afinal, se clientes, funcionários e fornecedores se sentem valorizados, você atrai mais consumidores para o seu negócio, deixa os colaboradores mais motivados e fornecedores mais receptivos a fazerem bons negócios.

Portanto, não se trata de mera teoria ou hipótese. Esse tipo de gestão pode desenvolver sua empresa e fazer com que cresça de forma sustentável e significativa.

Agora que já sabe tudo o que precisa sobre gestão humanizada e consciente, compartilhe esse post nas redes sociais. Muitos empreendedores ainda necessitam entender a importância dessa questão.

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.