Conheça 3 investimentos com liquidez diária

Antes de começar a investir, você precisa conhecer algumas opções de investimentos com liquidez diária. Essa informação será útil para que você faça movimentações financeiras mais vantajosas de forma rápida. Por isso, trata-se de conhecimento crucial para escolher os melhores papéis para seu perfil.

Se você não sabe o que é liquidez, como ela funciona ou quer se aprofundar no assunto, então esta leitura é fundamental para você! Neste artigo respondemos as principais dúvidas sobre o tema. Aproveite!

O que é liquidez?

Resumidamente, a liquidez indica o quão rápido você vai conseguir resgatar o dinheiro aplicado. Ao escolher um investimento, é essencial saber qual é a liquidez oferecida.

Quanto maior a liquidez do investimento, mais fácil será desfazer do bem e convertê-lo em uma moeda. Juntamente com a rentabilidade e o risco, a liquidez faz parte do tripé de investimentos, e deve ser um dos pilares antes de definir um investimento.

O que é liquidez diária e quais as vantagens?

Quanto maior for a liquidez, mais rápido você terá seu dinheiro (os rendimentos vão depender do investimento escolhido) de volta! Há determinados investimentos que têm liquidez diária, o que significa que eles podem ser resgatados no mesmo dia em que eles foram solicitados (liquidez imediata ou D+0) — também é possível que a operação leve poucos minutos ou segundos.

Uma das principais vantagens da liquidez é construir uma reserva de emergência, já que o ativo pode ser transformado em dinheiro rapidamente. Outra vantagem é a flexibilidade, pois o valor pode ser retirado quando você identifica uma oportunidade de mercado.

3 tipos de investimentos com liquidez diária

O grau de liquidez pode variar dependendo de cada investimento, mas, a seguir, citamos e explicamos 3 exemplos de investimentos com liquidez diária.

1. Fundos de Investimentos

Um grupo de indivíduos aplica dinheiro em um Fundo de Investimento e recebe cotas proporcionalmente ao que foi investido. O valor acumulado será gerenciado por um profissional qualificado, enquanto os rendimentos serão distribuídos entre os cotistas do Fundo.

O investidor pode resgatar as cotas com bastante rapidez e existem várias opções desse tipo de ativo, lembrando que você precisa conhecê-los para saber como escolher o Fundo de Investimento ideal para seus objetivos.

Aqui na Ativa nós possuímos oportunidades incríveis para quem deseja investir em Fundos de Investimentos. Ao abrir conta, o cliente tem acesso à nossa prateleira de Fundos, onde ele encontra opções exclusivas e a partir de 1 real.

2. Títulos Públicos

Tesouro Nacional ou Título Público são ativos de renda fixa, emitidos pelo Governo Federal por meio do Tesouro Direto. Por se tratar de uma iniciativa governamental, eles se destacam por serem considerados investimentos de baixo risco. 

Os Títulos Públicos tem liquidez diária, pois o Governo garante a recompra integral dos títulos negociados. Basicamente, você pode vender seus títulos a qualquer momento.

3. CDBs

Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa (seu rendimento não varia) emitido por instituições financeiras, como os bancos. O seu resgate também pode ser feito a qualquer dia sem perda de rentabilidade.

Como Investir?

Investir nesses e outros investimentos é mais simples do que você imagina. Basta que você se cadastre em uma plataforma ou corretora de investimentos e adquira os ativos. A Ativa Investimentos é uma plataforma em que você pode abrir sua conta gratuitamente. Além de realizar investimentos, ela oferece diferentes soluções, produtos, análises e outros serviços que ajudam na sua tomada de decisão.

Quais são os cuidados essenciais?

Para fazer as decisões corretas sobre seus investimentos, é importante que você tome certos cuidados, como:

  • estudar continuamente sobre os investimentos;
  • sempre considerar seu perfil de investidor;
  • aprender a gerenciar os riscos;
  • contar com uma plataforma completa que oferece diversas vantagens para facilitar seus investimentos.

Antes de adquirir investimentos com liquidez diária, planeje sua carteira de forma que ela seja balanceada de acordo com seu perfil. Com isso, você consegue manter percentuais destinados a várias finalidades. Exemplos do que você precisa considerar são reserva de emergência, renda fixa, renda variável, entre outros.

Abra a sua conta gratuita agora mesmo e receba a nossa newsletter semanal para ficar sempre por dentro dos nossos futuros conteúdos!

Deseja receber nossos conteúdos no seu e-mail?

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.