O que é flipper? Saiba como é usado na prática

O que é flipper no mercado de ações? Esse é um tipo de investidor que tenta lucrar de forma diferenciada: durante a estreia de uma empresa na bolsa. Com o conhecimento de mercado suficiente, você também poderá aplicar essa estratégia para aumentar seus ganhos com investimentos.

Expanda ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro lendo este material. A seguir, explicaremos o que é flipper, o que ele faz e, no fim, como você pode se tornar um.

O que é flipper?

O termo flipper vem do verbo “to flip”, que significa, em inglês, virar um objeto repentinamente. No mercado financeiro, “flipar” é comprar e vender ações durante a abertura de empresas (IPO ou Oferta Pública Inicial).

Flipper é o investidor que adquire de uma empresa antes que ela faça o IPO. Quando a empresa abrir seu capital, o flipper vende as ações e tenta lucrar com a alta valorização de papéis.

O que faz o flipper?

Na prática, o investidor estuda sobre o IPO de uma empresa e faz a reserva de suas ações. Mas ele não reterá os papéis para si, pois as ações serão vendidas após a abertura.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, é importante conhecer as duas formas possíveis de IPO:

  • primário: a empresa distribui suas ações ao público e os valores arrecadados vão para seu caixa;
  • secundário: ocorre apenas comercialização das ações já existentes. Os valores arrecadados ficam com os vendedores dos papéis.

O IPO primário é um momento muito aguardado tanto pela empresa como pelo mercado. Por isso, muitas vezes as ações alcançam patamares únicos nas primeiras horas de negociação. Isso significa que essa pode ser uma oportunidade para lucrar com a variação dos preços de ações.

O flipper é considerado um investidor ousado, pois está disposto a fazer uma operação altamente especulativa e com altos riscos. Para que ele consiga sucesso com o flip, será preciso ficar atento aos planos de IPO das empresas. Assim, ele conseguirá decidir se vale a pena comprar ações por um preço menor.

Como ser um flipper?

Não é sempre que essa estratégia é viável, além de nem todas as pessoas saberem como aplicá-la. O investidor deve ter um amplo conhecimento de mercado e uma boa visão de negócios. Com essas qualidades, ele saberá os cuidados que devem ser tomados para evitar perdas e conseguir bons ganhos.

Para saber como escolher investimentos adequadamente, além de entender o funcionamento de IPOs, ainda é preciso ter conhecimentos sobre:

  • segmento da empresa: entender o funcionamento do setor, seu futuro, o posicionamento da empresa que será aberta etc.;
  • book de ofertas: deve ter um volume menor que o de compras, o que pode indicar uma tendência de valorização dos papéis;
  • volume de ofertas: quanto mais ações forem distribuídas, melhor será para o investidor. Um grande volume de papéis atrai investidores institucionais, como fundos de investimentos e bancos;
  • prazo de liquidação: um prazo extenso para pagamento das ações também será vantajoso para o investidor. Ele poderá se organizar caso o mercado não se comporte como ele esperava.

Depois de saber o que é flipper, você entende como essa tática pode ser lucrativa. No entanto, é preciso ter amplo conhecimento sobre o mercado financeiro. Por isso, é fundamental ter uma corretora que oferece uma plataforma completa e apoio de analistas experientes no ramo.

Quer diversificar seus investimentos e ampliar suas oportunidades de ganhos? Saiba aqui como funciona o aluguel de ações.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.