Teoria dos Baldes: o que ela pode ensinar a você sobre investimentos?

Uma das verdades sobre o mercado financeiro é que não existe um jeito “certo” de investir. Cada investidor usa a sua própria fórmula de sucesso. Portanto, é importante conhecer diferentes ideias e conceitos para encontrar o caminho que mais faz sentido para você. Um exemplo disso é a Teoria dos Baldes.

Criada por Gustavo Cerbasi, famoso educador financeiro, escritor e investidor, essa teoria ajuda a visualizar melhor os seus gastos. Assim, fica mais fácil entender como organizar seu dinheiro e investir com mais consciência. Quer aprender mais sobre a Teoria dos Baldes e como ela funciona? Então, siga a leitura deste artigo com atenção!

O que é a Teoria do Baldes?

Publicada no livro Dinheiro: Segredos de Quem Tem, a Teoria dos Baldes oferece uma metáfora visual para a organização financeira. Portanto, com ela fica mais fácil entender como priorizar os seus gastos e investimentos para alcançar seus objetivos.

A Teoria dos Baldes consiste em visualizar três baldes comuns na sua frente. Cada um representa uma categoria de gastos que temos mensalmente. O objetivo é organizar nossas prioridades para encher todos os baldes.

1º Balde

O que Cerbasi propõe é que devemos começar com o primeiro balde, o Balde do Bem-Estar. Nele, vão todos os gastos relacionados ao nosso bem-estar físico e mental. Por exemplo:

  • aluguel;
  • contas da casa;
  • supermercado;
  • cartão de crédito;
  • Internet.

No entanto, também devemos adicionar aqui os gastos que contribuem para nosso bem-estar mental. Segundo Cerbasi, um dos erros de quem tenta desenvolver uma disciplina financeira é confundir organização com privação.

Muitas pessoas, portanto, fazem cortes financeiros pesados demais e excluem dos seus gastos aquilo que dava prazer emocional. Na prática, elas criam mais ansiedade, o que dificulta a poupança e pode gerar mais gastos depois. Assim, o Balde do Bem-Estar também deve incluir:

  • vestuário;
  • lazer ocasional;
  • passeios com os amigos.

2º Balde

O segundo balde é o do Investimento. Aqui, a pessoa deve pegar tudo que sobrou do seu dinheiro após encher o primeiro e direcionar para seus investimentos. No entanto, é importante aplicar seu dinheiro com estratégia e foco nos seus objetivos. Isso porque existem muitos tipos de aplicações no mercado, cada uma indicada para um perfil de investidor ou objetivo.

3º Balde

Por fim, toda a renda que sobrou deve ser direcionada para o último balde: o do Luxo. Isso mesmo: a disciplina financeira não é inimiga de ter certos luxos, segundo Cerbasi. No entanto, é importante que haja uma correta priorização dos gastos. É permitido usar seu dinheiro para certos luxos desde que, primeiramente, você tenha cuidado do seu Bem-Estar e dos Investimentos.

Como essa estratégia pode ajudar a persona?

O grande benefício que a Teoria dos Baldes traz é o de visualizar melhor como priorizar seus gastos. Na prática, isso faz com que seja mais fácil entender como funciona a organização financeira. Além disso, ela é muito menos “exigente” do que outros conceitos destinados a ensinar como usar melhor o dinheiro. Assim, é mais amigável para iniciantes, que começaram a ter mais organização financeira agora.

Como colocar essa estratégia na prática?

Para colocar a Teoria dos Baldes em prática, a melhor dica é organizar em um papel todos os seus gastos. Divida o que é Bem-Estar, quais são seus Investimentos mensais e os Luxos.

Então, calcule o preço de cada um dos seus Baldes e veja se a sua renda mensal cobre tudo. Se não der, direcione mais do seu dinheiro para os primeiros baldes e estude formas de sobrar mais recursos (talvez ampliando a renda ou cortando gastos).

Em relação aos seus investimentos, a Ativa Investimentos pode ajudar. Com mais de 35 anos no mercado, a corretora trabalha para apoiar os seus objetivos financeiros. Nosso time é extremamente qualificado e seguimos os mais rigorosos padrões de compliance para ajudar a ter uma vida financeira melhor.

Agora que você já conhece a Teoria dos Baldes, quer investir melhor o seu dinheiro? Então, entre em contato com a Ativa Investimentos agora mesmo e veja como podemos ajudar!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.