Conservador, moderado e agressivo: qual seu perfil de investidor?

No universo dos investimentos, o que diferencia um investidor de outro é o caminho trilhado até seu objetivo. Mas tanto para quem quer um futuro mais confortável quanto para quem almeja construir um bom patrimônio, o ponto de partida é o mesmo: o perfil de investidor, o qual pode ser conservador, moderado e agressivo.

É esse fator que vai mostrar quais opções são adequadas ao seu estilo de investimento. Além disso, ao conhecer o seu perfil, você pode montar uma carteira diversificada, que concorde com os objetivos estipulados e ainda seguir as lições de grandes investidores.

Quer entender quais são os perfis existentes e como identificar o seu? Continue a leitura para saber quais são eles, qual a importância de identificá-los para montar a sua carteira de investimentos e muito mais. Vamos lá?

O que é um perfil de investidor?

Se você decidiu investir em uma instituição financeira como a Ativa, em algum momento foi levado a responder um questionário que identifica seu perfil de investidor, o qual é chamado de Suitability.

Nele, são realizadas diferentes perguntas que tratam com relação a sua personalidade, com relação às metas financeiras, conhecimentos sobre ativos disponíveis e de que forma lidaria com os riscos que surgem da variação de mercado.

A partir das respostas oferecidas, você pode entender qual é o perfil de investidor, que gira em torno de quatro fundamentos:

  • tolerância ao risco dos investimentos;
  • situação financeira atual, ou seja, quanto você já tem investido;
  • conhecimento sobre o mercado financeiro e investimentos em geral;
  • objetivos que serão alcançados com os investimentos.

Qual é a importância de identificá-lo?

O resultado da análise do seu perfil de investidor servirá como base para a tomada de decisão sobre os seus investimentos. Ele o ajudará a identificar qual estrada e meio de transporte são adequados a fim de chegar onde você deseja.

Um investidor de sucesso é aquele que conhece a si mesmo e é consciente sobre suas capacidades ou limitações. Afinal, de nada adiantaria elaborar um bom planejamento e montar uma boa carteira de investimentos se eles não estiverem de acordo com o seu perfil.

Afinal, se você não conhecer os ativos que fazem parte do seu portfólio nem o nível de risco que está disposto a correr nas suas transações será difícil identificar qual é o momento certo de fazer uma compra ou uma venda, por exemplo.

A seguir, apresentamos algumas razões para você conhecer o seu perfil de investidor. Acompanhe!

Identificar o prazo das aplicações

Dependendo do perfil, é possível saber se é mais vantajoso fazer investimentos a curto, médio ou longo prazo. Isso porque a escolha dos ativos que farão parte da carteira mudará conforme os objetivos do indivíduo.

Por exemplo, quem pretende ter uma aposentadoria segura vai adquirir determinados ativos, como os de Renda Fixa. Por outro lado, os que desejam ganhar bastante dinheiro a curto prazo realizarão outros tipos de operações, como as de Renda Variável.

Analisar os riscos

Cada perfil tem uma determinada tolerância a riscos, ou seja, disposição para arriscar e obter ganhos. Esse fator está diretamente relacionado ao nível de conhecimento sobre o mercado financeiro.

Para que o investidor seja capaz de gerenciar riscos, é importante que ele estude mais os aspectos de cada investimento, por meio de livros ou pela realização de cursos na área, e tenha o auxílio de profissionais especializados. Dessa forma, ele consegue escolher os ativos mais adequados ao nível de risco que está disposto a correr.

Verificar a rentabilidade

Apesar de todas as pessoas desejarem o máximo de rentabilidade para seus investimentos, elas também dependerão do perfil de investidor, devido à ligação entre retornos e nível de volatilidade dos ativos financeiros.

Esse coeficiente está diretamente ligado aos riscos, pois quanto maior ele for, mais elevada será a possibilidade de obtenção de ganhos. Por outro lado, quanto menor o nível de risco que você está disposto a correr, menor será a rentabilidade das suas aplicações.

Quais são os principais perfis de investidor?

De forma geral, pode-se distinguir os investidores entre três perfis. Eles se diferenciam pelo prazo dos investimentos, tolerância a riscos, objetivos de rentabilidade e conhecimento de mercado. A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!

Conservador

É aquele que busca a preservação do seu capital e tem baixa tolerância a riscos. Por isso, aplica os seus recursos em ativos que oferecem os melhores retornos dentro das opções com perfil de risco baixo. Além disso, o investidor conservador prefere os investimentos que podem ser resgatados em um curto período de tempo.

Nesse sentido, os investimentos de Renda Fixa são os mais indicados para esse perfil de investidor. Afinal, os riscos apresentados são menores e existe a “garantia” de uma rentabilidade conhecida no momento da aplicação. Ao investir em um título prefixado, por exemplo, você já sabe o valor que deve ser recebido após a finalização do prazo de vigência da aplicação.

Alguns dos produtos de investimento preferidos para os investidores conservadores são:

  • Tesouro Direto;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Fundos de renda fixa;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio.

Moderado

Esse perfil está disposto a correr algum risco em busca de retorno diferenciado em médio prazo, porém, pensando ainda na preservação do seu capital.

Geralmente, esse tipo de investidor tem menor necessidade de liquidez e se mostra disposto a diversificar suas aplicações em investimentos arrojados. No entanto, o perfil ainda se mostra moderado quando permanece conservador em parte de sua carteira.

Alguns investimentos que os investidores com um perfil moderado costumam ter na carteira são:

  • Tesouro IPCA;
  • CDBs;
  • Fundos imobiliários;
  • Ações;
  • Debêntures.

Agressivo

O investidor agressivo, ou arrojado, tem alta tolerância a riscos e baixa necessidade de liquidez em curto ou médio prazo. Além disso, está disposto a aceitar as oscilações características dos mercados de risco e aceita possíveis perdas de parte do capital investido na busca de retornos diferenciados a longo prazo.

Na carteira de investimentos do investidor agressivo, a maior parte de suas aplicações é composta por produtos de Renda Variável. Alguns deles são:

  • Ações;
  • Fundos de Ações;
  • Opções;
  • Criptomoedas.

Se você quer saber qual é o seu perfil de investidor, basta criar uma conta na Ativa. Ela oferecerá o teste de Suitability e analisará se os seus investimentos estão de acordo com o seu perfil ou não. Mesmo que você já tenha feito o teste, é necessário refazê-lo para saber se o resultado continua inalterado.

Após realizá-lo, você conseguirá identificar qual é o nível de risco que está disposto a correr nas suas aplicações. Com isso, é possível saber quais são os investimentos mais adequados para ter no seu portfólio.

Como identificar seu perfil de investidor?

Entender qual é o seu perfil é uma ótima alternativa a fim de conseguir investimentos adequados, que lhe proporcionem mais tranquilidade, qualidade de vida e, claro, ótimos retornos financeiros. De modo a lhe ajudar nessa tarefa, apresentamos dicas para saber qual é o seu perfil. Confira!

Pratique autoconhecimento

A primeira etapa que você deve realizar para descobrir o seu perfil de investidor é uma autoanálise. Quando você conhece a si mesmo, fica mais simples entender o que pode gerar bem-estar na hora de investir.

Por exemplo, se correr riscos é algo que lhe tira o sono, então, esse é um indicativo de que você tem o perfil conservador. Além disso, compreender em qual nível está o seu conhecimento sobre o mercado financeiro também é importante.

Se você ainda está começando a investir, é normal ter um pouco mais de cautela e fazer aportes relacionados ao primeiro perfil. Já se está a bastante tempo no mercado, pode querer aportar dinheiro em ativos mais arriscados, pois sabe analisar os cenários para isso. Portanto, vale entender um pouco mais sobre você com a intenção de definir o seu perfil de modo adequado.

Estude o mercado financeiro

Como visto, os conhecimentos sobre o mercado financeiro podem dizer muito sobre qual é o seu perfil de investidor. Para isso, um passo importante na definição do seu perfil é buscar novos conhecimentos, estudar os ativos e entender como eles funcionam.

Assim, você tem maior ciência sobre riscos, rentabilidade e como fazer investimentos para atingir o que você deseja. Portanto, não deixe de buscar informações em sites especializados, blogposts como este, canais no YouTube e com profissionais gabaritados no assunto.

Defina seus objetivos financeiros

Entender quais são as suas metas é mais um passo essencial a fim de definir seus objetivos. Por exemplo, se você quer alcançar bons retornos com sua carteira de investimentos, vai ser necessário ter um comportamento mais arrojado e, consequentemente, incorrer em maior grau de risco.

Dessa forma, vale a pena parar um pouco e planejar suas metas a fim de escolher os melhores ativos. Assim, fica mais fácil alcançar bons rendimentos e obter um bom nível de retorno por meio do mercado financeiro.

Conte com um especialista

Com a intenção de fazer boas escolhas de investimento é importante contar com o suporte de profissionais experientes no mercado. A Ativa Investimentos conta com mais de 35 anos de experiência neste mercado, atuando de maneira eficiente, responsável e transparente. 

Além de contar com as melhores orientações para iniciar suas operações, você tem acesso por meio do smartphone e pode acompanhar a evolução dos ativos de interesse.

Mesmo com tantos benefícios, você ainda conta com taxa zero para a abertura de conta, custódia, Fundos de Investimento, Tesouro Direto e pelas recomendações de investimentos ao seu perfil.

Por que você deve ter atenção às mudanças?

Você deve ter percebido que alguns elementos que ajudam a construir o perfil do investidor são variáveis. Buscar conhecimento, como você está fazendo agora ao ler este texto, é um deles. A sua evolução financeira também, assim como a disponibilidade com o objetivo de ampliar os seus investimentos de acordo com o momento de vida.

A maioria dos investidores iniciantes costuma ser conservadora. Com investimentos seguros, não precisarão arcar com prejuízos de forma descontrolada, evitando a perda de seu patrimônio. Eles vão se encaixar nos outros perfis conforme adquirem mais experiência no mercado financeiro, aprendem análise técnica ou fundamentalista, entre outras táticas importantes a fim de aprimorar a atuação.

Imagine que você tenha um perfil conservador no momento. Entretanto, com o passar do tempo, adquire mais conhecimento e experiência no mercado financeiro. Com isso, será capaz de fazer investimentos mais arriscados e, assim, aumentar a possibilidade de alcançar ganhos maiores. Portanto, é fundamental reanalisar seu perfil de investidor regularmente, bem como não deixar passar o prazo de 24 meses a cada teste.

Como montar a sua carteira de investimentos?

Agora, você já sabe que precisa montar a sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil, certo? Mas como fazer isso, na prática? A seguir, apresentamos algumas dicas. Acompanhe!

Tenha o auxílio de especialistas

Assim como para entender qual é o seu perfil, também é uma ótima alternativa contar com profissionais especializados a fim de montar sua carteira de investimento. Como esses indivíduos têm um bom conhecimento sobre o mercado financeiro, podem lhe ajudar a identificar os melhores ativos na intenção de compor o seu portfólio.

Afinal, eles poderão indicar quais são os tipos de investimento mais adequados ao seu perfil e objetivos financeiros. Além disso, eles podem reavaliar a sua carteira frequentemente para saber se devem ser feitas mudanças ou não.

Tenha uma carteira diversificada

Se você quer começar a investir sozinho, saiba que é essencial ter uma carteira de investimentos diversificada. Dessa forma, você pode minimizar os seus riscos e maximizar os ganhos. Isso porque a performance ruim de um ativo consegue ser compensada pelo bom desempenho de outro e vice-versa.

Veja alguns exemplos de portfólio que podem guiar as suas escolhas de acordo com o perfil do investidor:

  • conservador: grande parte (mais de 80%) dos investimentos devem ser alocados em Renda Fixa enquanto o restante dos recursos estará alocado em imóveis e outras formas de proteção;
  • moderado: metade da carteira será composta de Renda Fixa. Do restante, 25% poderá ser alocado em Ações, 20% em imóveis e 5% em proteção;
  • agressivo: a maior parte dos investimentos será alocada em Renda Variável. Por exemplo, 50% em Ações, 20% em Renda Fixa, 25% em imóveis e 5% em proteção.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é o montante que você deve ter disponível para passar por momentos de instabilidade com segurança. Alguns especialistas recomendam que esse valor seja de 6 a 12 vezes o seu custo de vida mensal. Na intenção de criar o seu colchão financeiro, o interessante é que você invista em ativos com baixo risco e alta liquidez, como o Tesouro Direto.

Como você pode perceber, identificar o perfil de investidor e entender as diferenças entre conservador, moderado e agressivo pode ajudar a fazer suas aplicações com os cuidados adequados a fim de conquistar seus objetivos. A Ativa Investimentos oferece o teste de suitability e disponibiliza carteiras recomendadas para cada perfil. Por isso, é a corretora ideal para quem deseja iniciar no mercado financeiro ou evoluir nele.

E aí, gostou deste post? Já sabe identificar qual é o seu perfil de investidor e quer começar a investir? Então siga nossa página nas redes sociais e confira conteúdos incríveis para sua jornada nesse mercado. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

7 Comentários

  1. Minhas características e perfil atual é para agressivo! Tenho intenções de grandes retornos e desejo manter os recursos investidos no longo prazo.
    O conteúdo apresentado é bastante esclarecedor e oportuno.
    Muito obrigado!

  2. Olá, Joemerson, como vai? Muito bom saber que você tem acompanhado nossos conteúdos e se identificado com eles. Como sei que você é nosso cliente, em caso de dúvidas é só falar com o seu assessor, ok? Mas se puder te ajudar com alguma questão por aqui, é só falar. Um abraço!

  3. Meu perfil é agressivo, tolero perdas momentaneas em busca de um objetivo maior e de longo prazo,

  4. Bom dia,
    Tenho dúvidas, não sei qual o meu perfil de investidor, pois quem cuida da minha conta na Ativa Investimentos é o meu filho e não estou conseguindo falar com ele.
    Não sei se tenho que assinar o termo de ciência e risco, pelo que entendi é só para clientes de perfil agressivo.
    Aguardo retorno.

  5. Olá Luciana, tudo bem?

    Entramos em contato através do seu assessor para esclarecer a sua dúvida. Caso sua dúvida não tenha sido sanada, nos sinalize. Espero ter ajudado! Abraços =]

  6. Estou migrando de moderado pra agressivo e conto com sua memória.

  7. Olá Máximo, tudo bem? Conte conosco para orientá-lo nos melhores investimentos. Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.