Administrador de fundo, gestor e cotista: quem é quem?

Para quem investe, entender o papel de cada profissional e participante do mercado se torna um processo crucial a fim de dominar cada detalhe e estar bem informado sobre o fundo que aplicará. Isso só é possível ao compreender funções centrais nesse ambiente como a do administrador de fundo, gestor e cotista.

Você sabe o que tudo isso quer dizer? Se ainda não, chegou a hora de dominar essas funções. Neste post, vamos detalhar cada aspecto que precisa saber sobre esse assunto para que tenha total clareza sobre como o mercado financeiro realmente funciona. Continue lendo e aprenda!

Quais as figuras centrais do fundo de investimento?

Bom, antes de participar de um fundo de investimento é preciso entender quais as figuras centrais nesse meio. Existe toda uma rede de profissionais que trabalham para que você extraia os melhores rendimentos de suas aplicações. Para isso é necessário preparo, formação e experiência nesse mercado repleto de altos e baixos e que exige know-how para se alcançar os melhores resultados.

O primeiro papel a atender é o de administrador de fundos que nada mais é do que a empresa que cuidará dos seus fundos de investimento e defenderá os seus direitos enquanto cliente. Inclusive, é nela que encontraremos outras funções importantes nesse mercado como o gestor e o cotista.

Então, temos o gestor que é a pessoa que vai cuidar diretamente de sua carteira de investimentos, decidindo onde aplicar e quando retirar seus recursos de um determinado ativo (podem ser ações ou títulos públicos, por exemplo). Esse momento de retirada é conhecido como zeragem de posições ou stop. Só um profissional especializado como esse pode saber o melhor momento de investir em uma determinada oportunidade, bem como desistir dela a fim de não perder dinheiro.

Temos ainda o cotista, que é o investidor de fundos de investimento que utiliza os profissionais citados anteriormente. Ao ser proprietário de cotas, você recebe todo o auxílio e direcionamento para ampliar sua renda por meio de investimentos escolhidos.

O que cada um dos colaboradores relacionados à gestão e fundos faz?

No tópico anterior, demos uma visão geral sobre cada um dos colaboradores envolvidos na gestão e fundos de investimentos. Porém, tem alguns outros detalhes que precisamos abordar com maior profundidade a fim de que você realmente domine o assunto. É o que faremos a seguir, confira as informações e descubra ainda mais!

Administrador

A administradora é mais do que somente uma empresa que você se vincula para construir seu fundo de investimento. Nela, você encontra não só o gestor da sua carteira de investimentos bem como outros profissionais importantes nesse processo como o auditor, custodiante e demais funções que se complementam a fim de te dar um suporte completo em tudo que precisa para aumentar seus ganhos.

Além disso, ela é a responsável por construir seu fundo e registrá-lo junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — instituição responsável por esse mercado no Brasil. Cabe também à administradora aprovar o regulamento do fundo e prestar as devidas contas a você, cotista e demais reguladores como o próprio gestor que terá um contato direto e constante com suas aplicações.

Por isso, fique atento ao serviço prestado pela administradora a fim de ter certeza de que você está recebendo o devido tratamento dentro da lei e das melhores práticas de mercado.

Gestor

O gestor será o responsável pela compra e venda dos ativos do fundo, sendo ele a pessoa a quem você terceiriza o manejo da sua carteira de investimentos. Por isso, é de suma importância que você conte com profissionais experientes que já tenham uma longa trajetória de investimentos de sucesso e que possam comprovar esse trabalho efetivo através de resultados.

Uma forma de você verificar isso é olhando pro histórico do fundo. Além disso, veja a trajetória, qual o know-how dela e o perfil de investimentos que trabalha. Inclusive, você como cotista não deve entregar total responsabilidade de seus investimentos a terceiros e deve também procurar se informar melhor sobre sua carteira e como o mercado financeiro realmente funciona. Só assim para ter maior segurança sobre o que se está fazendo.

Cotista

Como você já sabe a essa altura, o cotista é você próprio, a pessoa que investindo no fundo, que conta com toda uma equipe especializada para te ajudar a alcançar ganhos mais expressivos no mercado financeiro. Porém, não tenha a ilusão de entregar todos os seus recursos nas mãos de terceiros sem ter a real noção de como esse meio realmente funciona.

É sua função procurar entender os diferentes tipos de investimentos, quais ações estão em alta e em baixa e demais aspectos que te deixe em condições de argumentar e pensar junto sobre decisões e estratégias tomadas pelo administrador e pelo gestor. Sem isso, você fica sem parâmetro e sem ter a certeza de que as coisas estão caminhando bem.

É claro que investindo em bons fundos de investimentos, o risco de você se frustrar é minimizado. Ainda assim, conhecimento é poder e se você fizer a sua parte, tudo pode ficar melhor ainda.

Qual a importância de conhecer cada cargo do fundo de investimentos?

Como em qualquer negócio é de crucial importância que você se cerque de todas as informações necessárias para saber onde está se envolvendo. Isso não seria diferente em um mercado repleto de oportunidades, mas também de riscos como acontece com o de investimentos.

Sendo assim, entender os pormenores de cada cargo envolvido na gestão e fundo permite que você encare esse meio com o olhar correto a fim de atingir os melhores resultados possíveis. O primeiro passo você já realizou que foi ler este conteúdo e se inteirar sobre a função de cada um nesse mercado. Agora que já sabe disso é hora de dar um passo à frente e começar a investir para começar a aumentar seus rendimentos.

Se gostou de saber o que é o administrador de fundo, gestor e cotista, aproveite para curtir nossa página do Facebook e continuar por dentro do nosso conteúdo!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.