Confira 4 dicas para você perder o medo de investir

No mundo dos investimentos, é extremamente normal sentir medo de aplicar o seu dinheiro, principalmente para quem está iniciando na área. Ter medo de investir e sair no prejuízo se torna um enorme obstáculo que irá distanciá-lo de seus objetivos. Por isso, muitos brasileiros acabam optando pela poupança.

Ainda que essa opção seja capaz de trazer algum retorno, ela não é a melhor opção em termos de rendimento, principalmente ao considerar os impactos da inflação. A falta de conhecimento na área faz com que muitas pessoas percam ótimas oportunidades de aumentar as suas reservas e construir um futuro mais confortável.

Neste texto, separamos 4 excelentes dicas para você perder o medo de investir, além de apresentar as principais vantagens que o investimento pode trazer para a sua vida. Confira!

Por que vale a pena começar a investir?

Investir o seu dinheiro é o processo no qual você irá aplicar o seu capital com o objetivo de ter mais ganhos no futuro. Existem diversos produtos financeiros em que os investidores podem aplicar o seu dinheiro e aumentar os seus rendimentos, como as ações, o CDB, o Tesouro Direto e as Letras de Câmbio.

A partir disso, é possível começar a ter um retorno a curto, médio ou longo prazo, variando de acordo com os ativos em que você aplicou o seu dinheiro. Começar a investir é um processo que permite traçar objetivos para o futuro com maior garantia de alcançá-los e aproveitar melhor os benefícios dos seus rendimentos.

Quer comprar um veículo à vista, mas o seu salário não é o suficiente para isso? Um investimento a longo prazo certamente o aproxima desse objetivo sem comprometer a sua renda. Além disso, ao aplicar o seu dinheiro, você poderá montar uma reserva para o seu futuro, possibilitando aproveitar melhor uma oportunidade inesperada, como uma viagem em família.

Quais são as vantagens de investir?

Saber investir corretamente proporciona excelentes benefícios para os investidores. Separamos as principais vantagens dessa prática para mostrar como elas podem melhorar o seu estilo de vida.

Mais segurança para o seu futuro

Poupar dinheiro é uma maneira eficiente de trazer estabilidade para o seu lar e evitar situações em que a falta de recurso pode comprometer a sua rotina. Porém, ao investir o seu rendimento guardado, você terá meios mais eficientes de se preparar para possíveis imprevistos e ainda construir uma vida mais tranquila.

Os investimentos a longo prazo, por exemplo, permitem conquistar planos que exigem muito dinheiro. Ao realizar aportes frequentes ao longo dos anos, é possível fazer uma excelente reserva e conquistar metas que antes ficavam apenas no papel.

Garantia de uma aposentadoria confortável

Depois de anos contribuindo no mercado de trabalho com o seu esforço e dedicação, chegará um momento que você irá querer desfrutar de sua aposentadoria e relaxar. Porém, ninguém quer chegar nessa etapa da vida e sofrer dificuldades.

Sabendo investir o seu dinheiro corretamente, é possível complementar a sua aposentadoria tradicional e desenvolver uma fonte de renda futura, trazendo garantias de que você terá os recursos necessários para manter um padrão e qualidade de vida superior.

Multiplicação do patrimônio

Um dos principais objetivos de quem investe o seu dinheiro é receber rentabilidade. No mercado de investimentos, há diversas opções, desde as mais seguras de renda fixa aos ativos mais agressivos na renda variável. 

Tendo conhecimento o suficiente para lidar com riscos e planejando excelentes estratégias de investimento, é possível multiplicar as suas aplicações pela ação de juros compostos ao longo dos anos.

Como perder o medo de investir?

Como pode perceber, investir é um processo que irá exigir muita dedicação para entender como as engrenagens desse mecanismo funcionam. Imagine dirigir um carro pela primeira vez, sem nenhum tipo de habilitação, na via mais movimentada de sua cidade. As chances de você colidir o automóvel são extremamente altas, principalmente ao considerar a sua falta de habilidade na condução do carro.

Em contrapartida, um motorista experiente não terá as mesmas dificuldades que você, sendo capaz de lidar com o trânsito com mais facilidade. Ainda que o investimento em ativos não seja tão simples quanto dirigir um carro, ao construir a sua expertise ao longo dos anos trarão mais confiança e insights valiosos que determinarão suas tomadas de decisão na hora de aplicar o seu dinheiro.

Separamos as melhores dicas para você colocar em prática e perder o medo de investir e começar a construir o seu patrimônio hoje mesmo.

1.Tenha metas claras

Investir às cegas não é a melhor alternativa se você busca por bons rendimentos. Por isso, procure traçar metas e objetivos claros em relação ao que você espera com a sua aplicação. Por exemplo, se deseja comprar uma casa, um investimento a longo prazo pode ser a melhor alternativa, já que o prazo para a liquidez será mais longo, porém, os rendimentos serão maiores.

2. Estude conceitos

Um bom investidor estudará o mercado de investimentos constantemente ao longo de sua vida. Por isso, quanto mais familiarizado você estiver com os conceitos da área, melhor será o seu planejamento estratégico ao aplicar o seu dinheiro. Ter conhecimento sobre o universo financeiro é uma excelente forma de perder o medo de investir e auxiliá-lo nas tomadas de decisão.

3. Conheça o seu perfil de investidor

Existem diferentes tipos de investidores: o conservador, o moderado e o arrojado/agressivo. Ao entender onde você se encaixa nesses três modelos, será mais fácil encontrar produtos financeiros que façam sentido para o seu perfil, eliminando riscos que você não está disposto a correr ao investir o seu dinheiro.

4. Conte com a ajuda de especialistas

Existem corretoras de valores que disponibilizam especialistas para ajudar os investidores na construção de uma carteira de ativos de sucesso. Esses profissionais estudam constantemente o mercado financeiro e podem trazer uma visão mais ampla das oportunidades de investimento para você aplicar o seu dinheiro e construir o seu patrimônio.

Pronto! Perder o medo de investir é um processo que pode demorar caso você não esteja familiarizado com o mercado de investimentos. Por isso, a Ativa Investimentos pode ser uma excelente parceira para você nesse cenário. Nós temos mais de 35 anos de experiência e contamos com um time de especialistas altamente qualificados e preparados para ajudá-lo.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe para começar a investir e aumentar o seu patrimônio!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.