A importância da eficiência energética na hora de investir

Cada vez mais as pessoas físicas e jurídicas estão se preocupando com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Uma das principais medidas tomadas por empresas para reduzir o desgaste de recursos naturais é investindo em eficiência energética. Isso traz um amplo número de benefícios para a empresa, à população e até mesmo aos investidores.

Quer saber como funciona a eficiência energética? Leia a seguir o que isso significa, qual é a importância para seus investimentos e como você pode identificar as empresas que a aplicam nas suas atividades. Confira!

Qual é o conceito de eficiência energética?

Basicamente, a eficiência energética consiste no uso racional de energia elétrica, ou seja, ela é utilizada somente quando necessário. Além disso, a empresa também busca fontes de energia renováveis, que derivam de recursos que são naturalmente reabastecidos. Veja alguns exemplos de atitudes que consistem no uso de eficiência energética:

  • usar lâmpadas mais econômicas;
  • usufruir melhor da iluminação natural;
  • dimensionar corretamente instalações energéticas;
  • aplicar energias renováveis, como a hidráulica, eólica, fotovoltaica, geotérmica, biomassa, entre outras;
  • otimizar o funcionamento dos equipamentos para gastarem menos energia — desligando-os quando não são utilizados; entre outras.

A eficiência energética é importante nos investimentos?

O investidor aproveita de diferentes benefícios quando investe em empresas que prezam pela eficiência energética. O primeiro deles consiste no maior incentivo para que as organizações invistam em medidas para proteção do meio ambiente.

Quanto mais players preferirem empresas ESG — têm governança ambiental, social e corporativa —, mais essas companhias aplicarão medidas sustentáveis. Afinal, os gestores também se preocupam em agradar ou atrair investidores durante a tomada de suas decisões.

Consequentemente, o mundo se tornará um lugar melhor para viver de forma geral. Ele terá uma menor poluição do ar, a mudança climática será retardada, entre outras melhorias.

Como também, uma entidade apresenta uma impactante economia na eletricidade quando realiza a eficiência energética. Ela terá maior capital de giro e reservas para investir na sua expansão, por exemplo. Outra vantagem é a sua maior capacidade de superar crises econômicas, como a gerada pela pandemia do coronavírus.

Os investidores que adquirirem participação nessas companhias terão papéis com maiores chances de valorização com o transcorrer do tempo. Isso vale tanto para estratégias a longo como a curto prazo.

Como investir em empresas que prezam pelo desenvolvimento sustentável?

Apesar da preocupação sobre o meio ambiente estar crescendo, nem todas as empresas tomam medidas de eficiência energética ou ESG. Mas existem diferentes táticas para identificar empresas sustentáveis.

Uma delas é verificando índices da Bolsa de Valores (B3) que listam empresas que investem no desenvolvimento sustentável. Algumas delas são:

  • Índice de Carbono Eficiente (ICO2);
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE);
  • Índice de Governanças Corporativas Trade (IGCT);
  • Índice de Governanças Corporativas – Novo mercado (IGC-NM);
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC).

Também é possível que outras empresas que não estão nesses indicadores informem ao público como tomam ações de eficiência energética. Nesse caso é importante ficar atento às notícias publicadas pela empresa, seus boletins informativos e mais.

Esse processo é facilitado com o suporte de uma boa corretora que permite fazer análises mais precisas das empresas. Para isso, a Ativa Investimentos é a melhor solução para encontrar empresas que se preocupam com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela oferece diferentes ferramentas de análise para quem tem conhecimento iniciante, intermediário ou avançado, possibilitando uma análise ampla do mercado.

A eficiência energética é um aspecto importante que deve ser observado pelos players antes de fazerem seus investimentos. Isso beneficiará as empresas e a sociedade de forma geral, pois incentivará o desenvolvimento sustentável. No entanto, é preciso saber como identificar essas empresas dentro da B3.

Que tal conhecer nossos serviços e produtos? Entre já em contato com a Ativa Investimentos e crie sua conta gratuitamente!

Tudo sobre Renda Fixa

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.