Dica: 7 livros sobre investimentos que você precisa ler!

Investir é uma atividade que exige conhecimento, gerenciamento de risco e preparo. Afinal, são muitas as variáveis que influenciam nos produtos disponíveis, além do fato de que cada um deles também possuem as suas particularidades.

Como a economia funciona, decisões sobre onde alocar recursos e como organizar suas finanças são alguns exemplos de questões a serem respondidas diariamente pelos investidores. Sendo assim, ler livros sobre investimentos é essencial para embasar decisões financeiras e construir melhores resultados.

O objetivo deste artigo é apresentarmos a importância de dedicar um tempo ao estudo das obras mais importantes do mercado financeiro. Além disso, vamos apresentar algumas recomendações de livros para aprofundar os estudos sobre o tema. Está curioso? Acompanhe!

Qual a importância da leitura sobre finanças e investimentos?

Todos nós sabemos a necessidade de adquirir conhecimento para que possamos sentir maior segurança sobre um determinado tema e também garantir melhores condições para realizar algum tipo de juízo.

O mesmo vale para o mercado financeiro, pois é exatamente isso que separa um investidor iniciante ou amador, de um investidor realmente preparado para atuar de maneira profissional.

Dessa forma, a leitura é fundamental para tomada de decisões mais acertadas e capazes de proporcionar maiores rendimentos. O estudo de tais obras ajudam a ter uma percepção maior sobre como a economia funciona, quais as oportunidades existentes e quais são os produtos mais relevantes para cada investidor.

Quais os livros sobre investimentos que todos deveriam ler?

Vamos ver, a seguir, 7 recomendações de livros sobre investimentos que você deve adicionar a sua lista. Afinal, é apenas por meio do estudo que você conseguirá desenvolver uma forma de pensar diferenciada, capaz de ajudá-lo a realizar bons investimentos. Confira!

1 – Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Este é um dos livros mais populares e bem sucedidos do mercado. Nele, T. Harv Eker descreve a sua trajetória como empreendedor e investidor ao mesmo tempo em que compartilha conceitos importantes, porém desconhecidos para a maior parte da população.

Ele aborda diversos temas, como: liberdade financeira, diferenças entre renda ativa e passiva, patrimônio líquido como medida de riqueza e muitos outros. O livro também é recheado com diferentes “sacadas” que permitem a qualquer indivíduo sair de uma mentalidade limitante, para o caminho inverso, ou seja, uma maneira de pensar semelhante à dos multimilionários.

2 – Ensaios de Warren Buffett (Warren Buffett)

Warren Buffett dispensa apresentações pois há anos já figura como um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista Forbes. Nesse livro encontramos vários insights que demonstram a forma como Buffet vê o mercado, principalmente em relação ao horizonte de investimentos.

Conhecido por ser um dos maiores (se não o maior) mestres do Buy and Hold (comprar e esperar), Buffet descreve como a perspectiva de médio e longo prazo – mais preocupada com os fundamentos e as perspectivas de crescimento de uma empresa – são capazes de proporcionar os melhores e mais consistentes resultados.

3 – O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

A análise e a precificação de ativos, bem como a mentalidade e os cuidados ao investir são os temas que estão no cerne deste livro.

Embora seja um livro antigo (escrito em 1949), a maior parte dos seus ensinamentos continua válida mesmo no cenário atual. A relevância dessa obra é tão grande, que foi citada por Warren Buffet, o oráculo de Omaha,como o melhor livro sobre investimentos.

4 – Os Axiomas de Zurique (Max Gunther)

Apesar de muito popular, este é um livro polêmico e que divide opiniões. Basicamente a obra apresenta 12 axiomas que, nada mais são do que princípios que auxiliam o investidor a montar o seu plano de investimento e a tomar decisões sobre a alocação dos seus ativos, seja qual for a estratégia adotada.

5 – Ações Comuns, Lucros Extraordinários (Philip Fisher)

Este livro de Philip Fisher funciona como um guia de instruções, onde são detalhados 15 pontos de análise para a escolha dos melhores papéis do mercado de ações.

Uma leitura essencial para investidores de diferentes perfis (seja ele conservador, agressivo ou moderado) e que desejam diversificar a sua carteira por meio desses ativos.

6 – Rápido e devagar – duas formas de pensar (Daniel Kahneman)

Prêmio Nobel de economia Daniel Kahneman, é uma referência quando o assunto é comportamento e mercados. Afinal todos entendemos a importância da disciplina e da paciência para ser bem sucedido ao investir

Porém, existem outros fatores comportamentais que precisam ser estudados como por exemplo, a influência do medo associado ao risco que, juntamente com a rentabilidade e a liquidez, é um dos pilares de avaliação de qualquer produto de investimento.

Diante disso, o autor faz uma análise aprofundada das influências das más notícias sobre o comportamento humano, demonstrando como as nossas expectativas em relação aos ativos movimentam o mercado e influenciam as nossas decisões de investimentos.

7 – A lógica do Cisne Negro (Nassim Taleb)

O autor Nassim Nicholas Taleb define “Cisne Negro” como um acontecimento improvável, porém quase nunca reconhecido como tal por diversos analistas. Descrever um acontecimento como óbvio depois que ele ocorre é algo muito simplório e intelectualmente desonesto.

Antecipar o futuro, prever cenários e ter absoluta certeza sobre qualquer acontecimento é uma absoluta ilusão, pois o nível de conhecimento que qualquer pessoa pode ter sobre um tema é geralmente muito inferior ao que não é conhecido. Sendo assim, nesta obra Taleb nos orienta como aceitar essa realidade imprevisível, para só então conseguir lidar com a incerteza sempre presente.

Até aqui podemos entender a importância da leitura de livros dedicados à educação financeira e investimentos. Mais do que uma uma recomendação, ler livros dessa temática é algo essencial para se manter bem informado, conseguir acompanhar o mercado e desenvolver um panorama geral sobre como ele funciona. Além disso, esse tipo de leitura te ajuda a construir uma bagagem de conhecimento maior para tomar decisões mais acertadas que vão impactar diretamente nos seus resultados e na realização dos seus objetivos.

O que achou do artigo? Está animado para começar a ler os livros sobre investimentos que apresentamos e colocar em prática as lições de grandes investidores? Então, aproveite e nos ajude a disseminar esse conteúdo tão importante compartilhando-o em suas redes sociais.

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.