Se você pretende investir em ações na Bolsa de Valores, precisa conhecer o termo Market Cap. Afinal, você ouvirá falar nesse assunto o tempo todo. Assim, saber o que ele significa pode ajudar a guiar a sua estratégia de investimentos em Renda Variável.
Além de ajudar a guiar sua estratégia, saber o que é Market Cap vai ajudar você a tomar decisões de investimento mais conscientes e compreender melhor o contexto de cada momento. E quem não quer isso?
Portanto, se você quer aprender o que é Market Cap, como ele é calculado e como pode impactar os seus investimentos, este é o artigo definitivo para você. Siga a leitura para saber mais!
Índice
O termo Market Cap significa, em tradução livre, “capitalização de mercado”. Portanto, é uma métrica que mede o valor total somado de todas as ações de uma empresa em negociação no mercado.
Ou seja, podemos dizer que o Market Cap é o valor total de todas as ações de uma companhia na Bolsa. Se você fosse comprar todos os papéis de uma empresa, esse é o montante que teria de pagar.
No entanto, é vital não confundir Market Cap com valuation. Afinal, apesar de serem conceitos parecidos e ligados ao Value Investing, não são a mesma coisa. Assim, confundi-los pode ter um impacto negativo na sua carteira.
O processo de valuation tenta traduzir em números um conceito que é bastante subjetivo: quanto vale uma empresa? Para isso, aplica métodos e fórmulas para entender a capacidade de um negócio de gerar riqueza.
Uma das grandes diferenças entre valuation e Market Cap é que o primeiro considera toda a saúde financeira da companhia, incluindo suas dívidas. Já o segundo só acompanha a variação do preço dos papéis da marca.
Encontrar o Market Cap de qualquer empresa de capital aberto é muito fácil. Basta multiplicar o preço de uma ação da companhia pelo total de papéis em negociação no mercado.
A fórmula, portanto, é:
Para ficar mais fácil de entender, vamos pegar um exemplo real. No momento de publicação deste conteúdo, cada ação PETR4, da Petrobrás, era negociada na B3 por R$27,72.
Além disso, existiam 13.044.201.261 (13 bilhões, 44 milhões, 201 mil e 261) ações no mercado. Portanto, o Market Cap da Petrobrás era de R$361,585 bilhões.
Nós usamos termos no passado (como “era”), porque a variação é constante e dinâmica. Por exemplo, a própria Petrobrás perdeu R$219 bilhões em Market Cap nas últimas semanas, sendo R$30 bi em um único dia. Obviamente, esse valor pode (ou não) ser recuperado no futuro e, por isso, é importante acompanhar as variações de preço todos os dias.
O Market Cap é um conceito importante para o mercado financeiro, pois ajuda a entender o tamanho de uma empresa e compará-la com outras do mesmo porte. É, guardadas às devidas proporções, como o PIB de cada país.
Por exemplo, não faz muito sentido comparar o crescimento do PIB ou IDH de um país com US$ 70 bi de PIB com o de um país com alguns trilhões de dólares em PIB.
No geral, existem 4 principais classificações de empresas com base no Market Cap na Bolsa de Valores. Veja quais a seguir!
São as empresas com maior valor de capitalização do mercado. A faixa de capitalização para ganhar essa classificação varia entre os mercados, mas é comumente aceito o valor de US$ 200 bilhões em Market Cap.
Hoje em dia, nenhuma empresa com ações na B3 chega a esse valor. Apenas companhias gigantescas, como Apple, Meta ou Google ultrapassam essa marca.
Também chamadas de Large Caps, as empresas Blue Chips são aquelas com grande valor de capitalização e alta liquidez. Ou seja, são negócios com muita demanda por suas ações e um grande Market Cap.
Na Bolsa de Valores do Brasil, ações de empresas como Petrobrás, Itaú e Ambev são consideradas Blue Chips.
As Mid Caps são empresas com capitalização média. São negócios que ainda têm um grande espaço para crescer, mas que já contam com tamanho e capitalização razoáveis para o mercado em que estão.
No Brasil, costuma-se considerar empresas entre R$8 bi a R$40 bilhões de Market Cap como Mid Caps. Isso inclui marcas como a Natura.
As Small Chips são empresas cujo Market Cap está entre R$1,2 bi a R$8 bilhões. São negócios que até podem dominar o nicho de mercado em que estão, mas que ainda não têm a capitalização de outras grandes marcas. Um exemplo na Bolsa de Valores do Brasil é a Grandene.
Além das Small Chips, ainda é comum considerar as Micro Chips (com Market Cap até R$1,2 bi) e as Nano Caps (que são as menores empresas da Bolsa, com capitalização até R$20 milhões).
O primeiro ponto para entender como o Market Cap pode direcionar sua estratégia de investimentos é entender que uma empresa Mega Cap não é, necessariamente, melhor para investir do que uma Small Chip.
Cada tipo de empresa representa uma oportunidade diferente para cada perfil de investidor. Quem for mais agressivo, por exemplo, pode preferir os papéis de menor capitalização pela possibilidade de maior crescimento potencial. Ao mesmo tempo, esse investidor pode preferir uma Mega Cap pelo recebimento de dividendos.
No geral, tudo depende do contexto de cada empresa, mercado e do perfil de cada investidor, além do objetivo para cada aplicação.
Já o segundo ponto é considerar a capitalização da empresa para entender se ela está subvalorizada ou sobrevalorizada. Por exemplo, companhias que passaram por escândalos tendem a ter um Market Cap afetado para baixo, pois suas ações começam a ser vendidas em grande quantidade. Entretanto, se a situação não afetar seu desempenho no longo prazo, a tendência é que a capitalização da companhia se ajuste no médio ou longo prazo. Há, portanto, uma oportunidade de valorização nesse momento.
Agora que você sabe o que é Market Cap, como encontrar esse valor para as empresas na Bolsa e como a métrica afeta suas aplicações, já pode aplicar esse conhecimento em sua estratégia.
Gostou da dica? Então deixe um comentário abaixo dizendo se você investe mais em empresas Blue Chips, Mid Caps ou Small Caps!