Médias móveis: tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Identificar e confirmar as tendências de movimentos das ações na Bolsa é vital para o sucesso de um trader. Sem essa capacidade, fica difícil manter uma boa taxa de acerto nos trades realizados. Portanto, é importante dominar o uso das médias móveis na hora de fazer uma análise técnica.

As médias móveis estão entre os mais importantes indicadores técnicos para um trader. Afinal, são elas que ajudam a identificar tendências ou até mesmo reversões nos movimentos dos papéis na Bolsa de Valores. Mas você sabe como usar essas ferramentas da melhor maneira possível?

Siga a leitura para entender mais sobre esse indicador técnico e tirar suas dúvidas sobre o funcionamento!

O que é uma média móvel?

Uma média móvel é um rastreador de tendência muito utilizado na análise técnica. Sua função é exibir o preço médio de uma ação em determinado período, além da sua mudança com o tempo. Portanto, é um instrumento capaz de medir as tendências de queda ou subida de um papel na Bolsa.

As médias móveis podem ser simples ou exponenciais, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. Mais a seguir, falaremos com detalhes sobre essas variações.

Elas são formadas utilizando o preço de fechamento dos ativos por um determinado período de dias. Normalmente, os principais traders usam 9, 21 e 34 dias. Assim, eles podem acompanhar as tendências de curto, médio e longo prazo dos ativos. No entanto, o período é customizável e cada pessoa pode usar o seu.

Qual a importância desse indicador?

Não há certezas na compra e venda de ações, especialmente no modelo de Day Trade ou Swing Trade. Por melhor que seja a análise de um trader, não há garantias ao fazer uma operação.

Isso não significa, no entanto, que operar na Bolsa de Valores seja como jogar em um cassino. Pelo contrário: existem formas de fazer análises para poder assumir posições estratégicas com racionalidade.

As médias móveis são algumas dessas ferramentas e ajudam a confirmar tendências na Bolsa. Com isso, elas dão mais segurança no momento de um trade ou confirmam a hora de sair de uma posição.

No entanto, é importante ter em mente que as médias não são indicadores preditivos. Ou seja, não ajudam a prever o valor futuro de um ativo. Isso porque uma média móvel representa um cenário atrasado, que já aconteceu.

O que elas fazem é eliminar o ruído da flutuação de preço e do volume de transação de um ativo. Assim, fica mais fácil focar apenas na tendência de movimento do papel.

Quais são os tipos de médias móveis?

Como dito antes, existem dois tipos de médias móveis: as simples e as exponenciais. Ambas são muito usadas por traders, sem haver uma que é a “melhor” ou a “pior”.

As médias móveis simples são as mais fáceis de serem calculadas. A fórmula é a seguinte:

  • Média Móvel Simples = (V1 + V2 + … + Vn) / N

Nessa fórmula, V equivale ao valor do papel e N é o número de dias considerado no cálculo. Por exemplo, se calcularmos uma média móvel simples de 9 dias, teríamos algo como:

  • MMS = (V1 + V2 + V3 + … + V9) / 9

Já a média móvel exponencial usa outra fórmula. O seu objetivo é fornecer um peso maior ao preço mais novo no cálculo da média. A fórmula é a seguinte:

  • Média Móvel Exponencial (V1 – Média Móvel Exponencial Anterior) * (2 / (n + 1)) + Média Móvel Exponencial Anterior.

Com essa fórmula, a MME pode reagir de maneira mais rápida às mudanças de tendências do mercado. Por isso, a média móvel exponencial é melhor para capturar as mudanças de tendência. No entanto, a média simples é mais fácil de usar e melhor para confirmar tendências de longo prazo.

Agora você já pode dizer que conhece o funcionamento das médias móveis. Além disso, já aprendeu como usá-las, quais intervalos determinar e quais as diferenças entre elas. Portanto, você tem em mãos uma ferramenta para dar mais confiança quando for comprar ações.

E aí, gostou de aprender a usar as médias móveis? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre elas!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.