Day Trade ou Buy and Hold: qual usar em sua carteira de investimentos?

Investidores inteligentes constantemente estão à procura de estratégias que sejam capazes de ampliar os seus ganhos.

Dentre essas estratégias, o Day Trade e o Buy and Hold são opções em alta. Mas, afinal, qual a melhor solução para o investidor, o Day Trade ou Buy and Hold?

O objetivo deste artigo é explicar o que é Day Trade e o que é Buy and Hold. Para isso, vamos desmistificar alguns mitos sobre Day Trade e entender as suas diferenças para o Buy and Hold. Por último, também vamos descobrir como é possível utilizar as duas estratégias em benefício da sua carteira e quais os cuidados a serem tomados. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é Day Trade?

Day trade nada mais é do que a compra e venda de um ativo (ações de uma empresa, contratos futuros ou índices por exemplo) dentro de um mesmo dia. O objetivo deste modelo de operação é obter lucro especulando a diferença de preços e aproveitando a volatilidade existente para o seu benefício.

Para acertar o melhor momento de compra ou de venda, o Day Trader utiliza ferramentas que o auxiliam a entender o comportamento do mercado naquele momento. A principal ferramenta de estudo é o gráfico de preços, que contém indicadores e outros recursos de análise.

É a partir do gráfico que o trader identifica pontos de entrada e saída das suas operações, baseando-se na premissa de que “o preço desconta tudo”, ou seja, o comportamento do preço é a única informação relevante para a tomada de decisão e negociação do ativo.

Quais as vantagens do Day trade?

Dentre as vantagens que podemos citar, a possibilidade de obter retornos expressivos já no curto prazo é talvez a maior delas. A liberdade para tomar as suas próprias decisões de qualquer lugar e a partir de um computador com internet também é um chamariz importante que acaba levando muitas pessoas a optarem pelo Day Trade como uma profissão com um estilo de vida mais livre.

Utilizar o Day Trade como um meio de alavancar o investimento em ações e a possibilidade de ganhar dinheiro mesmo com a queda dos preços e a liquidez são outros exemplos de vantagens que essa forma de operar proporciona.

Como fazer Day Trade?

Para começar a operar é muito simples. Você precisa apenas de um capital disponível para investir, escolher uma corretora para Day Trade e uma ferramenta analítica, como o gráfico de preços, para fazer as suas decisões de entrada e saída.

Porém, não se engane, a aparente facilidade esconde uma estatística cruel. É muito comum ouvir que apenas uma porcentagem muito pequena das pessoas que fazem Day Trade realmente ganham dinheiro e obtêm retornos consistentes ao longo do tempo.

Isso ocorre principalmente pela falta de preparo. Muitos deslumbrados com os retornos que essas operações apresentam acreditam que basta abrir o Home Broker, enviar ordens e enriquecer — mas no final acabam perdendo todo o seu dinheiro.

Por isso, leve o Day Trade a sério. Como qualquer atividade, é necessário preparo, experiência e aperfeiçoamento constante. Lembre-se de que apenas o “tempo de tela”, ou seja, o tempo que se passa estudando o mercado, é que aumentará o seu índice de assertividade, melhorando também as suas chances de sucesso.

Invista em conhecimento e teste as estratégias em um simulador de mercado antes de entrar no jogo real. Agindo assim você treina como se estivesse operando de fato e evita o risco de perder o seu capital. Aprender estratégias de operação, fortalecer o psicológico e ter um gerenciamento de risco bem-definido são os fatores chave que separam os traders profissionais dos amadores.

O que é Buy and Hold?

Buy and Hold significa Comprar e Esperar, na tradução literal para o português. É exatamente isso que essa estratégia prega. O foco do Buy and Hold é obter lucro visando a valorização do ativo ao longo dos anos.

A mentalidade por trás desse modo de operar é a mesma de uma pessoa que compra um imóvel ou um terreno, não existindo muitas ações a serem feitas após a decisão de compra por um ativo.

Assim, o Buy and Hold é indicado para investidores com foco no longo prazo, que não desejam acompanhar as flutuações diárias de preços. O potencial de crescimento da empresa (no caso das ações), a sua performance, a expectativa em relação ao setor e a economia como um todo são fatores de análise determinantes. Entenda.

Quais as Vantagens do Buy and Hold?

Como vantagem do Buy and Hold, podemos afirmar que o nível de preocupação é muito menor se comparado ao estresse diário do Day Trade. Obviamente você sempre deverá acompanhar o desempenho da sua carteira e, se necessário for, realizar ajustes pontuais,

Mas lembre-se: a premissa aqui é comprar e esquecer. Dessa forma, você fica mais protegido contra a insegurança que as oscilações de mercado provocam no sentimento de risco do investidor. No final, o desempenho da empresa no longo prazo é o que importa e não as notícias e outros acontecimentos de curto prazo de pouca relevância para os fundamentos do ativo.

Como fazer Buy and Hold?

Para fazer Buy and Hold basta apenas escolher o seu ativo, assumir uma posição e aguardar a sua valorização. Uma dica importante nessa atividade é contar com o apoio de especialistas em análise de ações.

Esses profissionais entendem de uma técnica de avaliação chamada análise fudamentalista, que, como o próprio nome já diz, considera os fundamentos de uma empresa como a informação mais relevante para a decisão de compra ou venda do papel.

Assim, o balanço patrimonial, o fluxo de caixa, a assertividade na execução do planejamento estratégico, os níveis de governança, e a capacidade da gestão serão os subsídios para a tomada de decisões de investimento. Esses são alguns exemplos dos fundamentos analisados que consideram também o ambiente externo da organização, como o comportamento da economia e do nicho de atuação como um todo.

Quais são as diferenças entre Day Trade e Buy and Hold?

Diferentemente de uma pessoa que adquire uma ação e a mantém na carteira por um período mais longo esperando a sua valorização, o Day Trades também procura por oportunidades, mas em uma janela de tempo mais imediata.

Os custos do Day Trade também diferem do Buy and Hold. No investimento em ações, por exemplo, as movimentações comuns de até R$ 20 mil por mês possuem isenção de IR. O Day Trader, porém, não tem isenção, sendo tributado em 20% sobre qualquer lucro auferido em um mês, independente do valor negociado.

Por conta disso, o Day Trader deverá emitir mensalmente um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o imposto devido. Isso sem falar das taxas de corretagem e emolumentos cobrados em cada operação de compra e venda e que são mais frequentes para quem opera todos os dias no mercado.

Em qual devo investir?

Day Trade ou Buy and Hold, em qual devo investir? Como podemos observar, as duas estratégias possuem as suas vantagens. Portanto, essa não precisa ser uma pergunta que privilegia uma estratégia em detrimento da outra. As duas formas de operar podem ser utilizadas em conjunto.

Você pode reservar parte das suas ações para a especulação com o Day Trade, enquanto mantém outra parte do seu patrimônio alocada visando o longo prazo. No final, o balanceamento dos retornos obtidos em cada estratégia pode proporcionar resultados maiores.

Por fim, cabe ressaltar que não precisamos “tomar um lado” entre uma modalidade ou outra. É o perfil do investidor que deve determinar a opção por uma ou outra estratégia — ou ambas ao mesmo tempo.

Nessa avaliação, o investidor precisa definir qual o seu horizonte de investimento e qual a sua tolerância ao risco. São essas perguntas que vão determinar se o investidor possui estômago para acompanhar a volatilidade das negociações do Day Trade, ou se ele se sente mais confortável apostando no desempenho da empresa no longo prazo.

Gostou do artigo? Já consegui definir qual das estratégias se encaixa mais em seu perfil? Day Trade ou Buy and Hold? Então aproveite para curtir a nossa página no Instagram e continuar a ter acesso a conteúdos relevantes para o sucesso dos seus investimentos.

Acompanhe a nossa Sala Ao Vivo diariamente no canal da Ativa Investimentos no Youtube!

Sala Ao Vivo exibida no dia 06/10/2021.

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.