Entenda o que é mini-índice e como operá-lo

Um dos ativos mais utilizados por especuladores e investidores da Bolsa de Valores em geral são os Minicontratos. Por isso é importante saber o que é Mini-índice, um tipo de Minicontrato que pode ser ideal para você.

Na B3, temos a possibilidade de negociar ativos derivados do Mercado à Vista. Os contratos de Índice e Dólar são contratos que se enquadram no grupo do Mercado de Futuros.

Neste artigo, você vai entender as principais características dos Contratos Futuros e dos chamados Mini-índice e Minidólar. Continue a leitura para descobrir o que são, qual seu valor, como operá-los e muito mais. Confira!

O que é um Minicontrato?

Um Minicontrato nada mais é que uma fração de um Contrato Futuro negociável na B3. Ele foi criado para dar ao pequeno investidor acesso ao Mercado de Contratos Futuros.

Os Contratos Futuros, por sua vez, são acordos que possibilitam que o mercado negocie as expectativas de preço de um determinado ativo, como moedas, índices ou commodities. O contrato tem a data de vencimento e o valor do ativo que o contrato possui. O principal objetivo desse tipo de Contrato é garantir a proteção de investimentos no Mercado à Vista.

Na B3, há dois principais ativos que são tratados através de Contratos Futuros sobre suas referências do Mercado à Vista. São eles:

O que é Mini-índice?

O Mini-índice ou minicontrato de índice corresponde a 20% de um Contrato Futuro do Ibovespa. Esse último é a principal referência da Bolsa de Valores brasileira.

Vencimento

O vencimento dos Contratos acontece sempre na quarta-feira mais próxima do dia 15 de meses pares. Você pode descobrir qual é o mês de vencimento pelo próprio código do Mini-índice, segundo a tabela[JCdCS1] :

  • F – janeiro
  • G — fevereiro;
  • J — abril;
  • M — junho;
  • Q — agosto;
  • V — outubro;
  • Z — dezembro.

Assim, o ativo de código WINM20 refere-se ao Contrato de Mini-índice (WIN) com vencimento em junho (M) de 2020 (20).

Margem de garantia

Agora, você deve estar pensando: se o Mini-índice corresponde a R$0,20 por ponto do Ibovespa, então eu preciso de R$20 mil para negociar no Ibovespa a 100 mil pontos? Não necessariamente. Isso porque é possível operar Mini-índice com capital alavancado.

Para isso, você deve oferecer uma margem de garantia à corretora e ela empresta o restante do valor para você operar o Minicontrato. Na Ativa Investimentos, temos uma ferramenta própria para viabilizar o limite de acordo com o seu perfil. Clique aqui para acessá-la.

Como funciona o Mini-índice?

Basicamente, os contratos são livremente comprados e vendidos diretamente no Home Broker de sua corretora ou plataforma de investimento. À primeira vista, a lógica é simples: você adquire os minicontratos de índice e os vende posteriormente.

Também existe a possibilidade de operar vendido com Mini-índice, que também é chamado de short ou venda a descoberto. Nesse aqui, o trader vende um ativo que foi alugado e tenta recomprá-lo por um preço menor. Assim, ele conseguirá lucrar com a diminuição dos pontos do índice.

Para Swing Trades (operações que levam mais de um dia), os lucros e prejuízos são contabilizados no fechamento do pregão. Esse momento é conhecido como ajuste diário. Quem lucrou receberá o retorno, enquanto valores são descontados de quem arcou com prejuízos.

Durante o ajuste diário, o trader ganha ou paga apenas a diferença do minicontrato de índice daquele dia. Na prática, você apenas precisa ter dinheiro para arcar com a variação do preço e não de todo o contrato.

Essa característica que viabiliza a operação para investidores com pouco capital. Além disso, ela proporciona uma grande alavancagem, sendo possível usufruir de grandes lucros arcando apenas com parte do valor.

Qual é o código do Mini-índice?

As siglas usadas para identificar os Mini-índices no Home Broker também são diferenciadas de outros papéis. Dentre a ampla variedade dos códigos que você se encontra na Bolsa de Valores, os Mini-índices são identificados pelo WIN.

Basicamente, um contrato de Mini-índice aparece com sua sigla, mais o mês e ano de vencimento. Por exemplo, um código WINV22 representa um Mini-índice que vencerá em outubro de 2022. Lembrando que será na quarta-feira mais próxima do dia 15.

Como receber assessoria ao vivo?

Para garantir sucesso nas suas operações de Minicontratos, é fundamental ter conhecimento técnico. Afinal, esse é um mercado de risco, mas também extremamente promissor para profissionais.

Você pode aprender como operar Mini-índice na prática acompanhando nossas salas de assessoria ao vivo. Desse modo, você tira as dúvidas ao mesmo tempo em que entende como realizar as melhores operações e entender melhor o que é Mini-índice.

O Mini-índice pode ser bastante atrativo pelo fato de permitir alavancagem. Entretanto, saiba que esse é um investimento com riscos mais elevados. Por isso, ele é recomendado para pessoas mais experientes ou que recebem auxílio de analistas especializados e experientes.

Conheça uma corretora que oferece todo o suporte necessário para que você amplie seus conhecimentos sobre o mercado financeiro! Entre em contato já conosco da Ativa Investimentos!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.