O que é mini dólar? Saiba como operar nessa modalidade

Se você está começando a atuar no mercado financeiro, então com certeza quer saber o que é mini dólar. Essa é uma aplicação bastante usada nas estratégias de investidores com perfil agressivo para expandir seus ganhos e diversificar sua carteira.

Para aproveitar esse tipo de investimento, é fundamental continuar esta leitura. A seguir, explicamos qual é a diferença para o mini-índice, seu conceito, riscos, como operar e mais.

Minicontratos: entenda as diferenças entre mini-índice e mini dólar

Ambos investimentos são tipos de minicontratos. Ou seja, representam o compromisso de compra ou venda de um ativo em uma data futura por um determinado preço. A diferença está no fato de que o mini-índice está atrelado ao Índice Bovespa. No mini dólar, a taxa de câmbio do dólar comercial.

O que é mini dólar?

Consiste em um contrato de compra ou venda do dólar norte-americano para um prazo no futuro, por valor previamente estabelecido. É uma boa forma de aproveitar as variações ou se proteger contra oscilações sem precisar adquirir a moeda.

Essa é uma versão mais barata do dólar cheio (padrão ou futuro). Sua finalidade é a mesma do mini, mas seus preços são elevados e o lote padrão é de 5 contratos.

O mini dólar foi criado com o objetivo de tornar o dólar futuro mais acessível para investidores com menos recursos. Seu investimento mínimo é de 1/5 (20%) do dólar cheio e o lote padrão é de apenas 1 contrato.

Siglas e vencimentos

A sigla do mini dólar no mercado financeiro é representada por “WD0 m aa”. A letra M é o mês de vencimento. Já o “aa” são os dois últimos dígitos do ano. O vencimento é o primeiro dia útil do mês. As letras que representam cada mês são as seguintes:

  • F: mês de janeiro;
  • G: mês de fevereiro;
  • H: mês de março;
  • J: mês de abril;
  • K: mês de maio;
  • M: mês de junho;
  • N: mês de julho;
  • Q: mês de agosto;
  • U: mês de setembro;
  • V: mês de outubro;
  • X: mês de novembro;
  • Z: mês de dezembro.

Se o código do mini dólar for “WD0H23”, por exemplo, o vencimento será no primeiro dia útil de março de 2023.

Quais são os riscos de operar mini dólar?

O mini dólar é considerado de alto risco, já que ele tem caráter especulativo. Você conseguirá ganhos de acordo com acontecimentos do mercado que aumentem ou reduzem o valor do dólar.

Para controlar e minimizar os riscos, é importante ter mais experiência em renda variável e mercado futuro. Outra estratégia é diversificar a carteira de investimentos.

Como operar essa modalidade?

Na prática, o investidor pode adquirir mini dólar por meio uma plataforma de negociação (Home Broker). Com isso, é possível negociar contratos facilmente pelo computador, smartphone ou tablet. Mas saiba que o horário de negociação do WD0 é das 9:00 às 18h25, sem after e alterações de horário.

Dólar alto x investimentos

Tanto o dólar baixo como ou alto podem gerar oportunidades para diferentes investimentos. Apesar do valor do dólar ter disparado, ele se estabeleceu e fez com que a liquidez do mini dólar estabilizasse. Esse fenômeno criou uma oportunidade para day traders alavancarem seus ganhos no mercado futuro, por exemplo.

Mas, para conseguir ganhos expressivos, é fundamental que o investidor adquira experiência com contratos futuros, faça cursos e acompanhe tradings.

Quer saber melhor sobre como fazer investir nessa modalidade no campo prático? Leia este material que ensina como operar mini dólar.

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.