Psicologia trader: afinal, o que é e qual a sua importância?

Não são poucos os casos de traders que, de uma hora para outra, perderam tudo na Bolsa de Valores. As estatísticas são, na verdade, assustadoras. Mas tudo isso é facilmente explicado pela simples compreensão da psicologia trader.

Quem quer se tornar um trader profissional, deve estar apto a encarar os fatos — e as estatísticas não mentem. O que elas revelam é o despreparo emocional da maioria dos especuladores. O fato é que revezes fazem parte da vida do investidor. O sucesso, portanto, requer que a pessoa lide com as adversidades de maneira competente.

Pensando nisso, este artigo explica o que é e qual a importância dessa questão, informando, também, ferramentas que ajudam o investidor a se tornar bem-sucedido. Ao final, o material explica que características definem a psicologia trader, seja compreender o medo, superar a ganância e definir as regras para investir com propósito. Boa leitura!

Que ferramentas mentais podem ajudar o trader?

A psicologia é a área da ciência que trata da mente, dedicando-se ao estudo e à análise dos processos e do comportamento mental dos sujeitos. Nesse sentido, a profissão tem muito a contribuir com o trader, já que operar na Bolsa de Valores é um exercício mental.

Assim, estimular o cérebro e adquirir ferramentas mentais pode contribuir para operar com mais responsabilidade, ajustando as habilidades pessoais ao contexto do mercado financeiro e mantendo o foco nos resultados.

O que é a psicologia trader?

Psicologia trader é o conjunto de comportamentos mentais que um trader deve ter para atingir o sucesso na Bolsa de Valores. Afinal, o Mercado de Valores é um movimento de massas. Quando se percebe isso como um fato, surge o entendimento de que a melhor estratégia é a de agir de maneira calculada.

Contudo, isso não significa que o investidor não sentirá os mesmos impulsos que todo o mercado tem. Na verdade, o que esse profissional aprende a fazer é lidar com esses impulsos de maneira inteligente. Isso é a psicologia trader.

Qual é a importância da psicologia trader?

Infelizmente, o despreparo psicológico da maioria dos aventureiros na especulação é arrasador com suas economias. Por isso, é imprescindível saber lidar com os impulsos para agir no mercado com inteligência.

Portanto, o trader que deseja se qualificar para realizar entradas e saídas certeiras precisa estar muito bem preparado emocionalmente. Não são poucos os momentos de tensão quando se aplica dinheiro no mercado.

Assim, com consciência e cuidado, trader pode garantir mais controle emocional, raciocínio lógico e equilíbrio na vida profissional. Veja em detalhes como o conhecimento sobre ferramentas mentais ajuda o investidor a conquistar o sucesso!

Ter controle emocional

Uma das principais vantagens da psicologia trader é aumentar o controle emocional do sujeito, melhorando a capacidade de o ser humano lidar com as próprias emoções em momentos positivos e negativos.

Dessa forma, as ferramentas mentais ajudam o investidor a controlar os sentimentos e a desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz, sabendo o indivíduo expressar o que sente da maneira mais adequada a cada situação.

Traçar estratégias com raciocínio lógico

O raciocínio lógico é a capacidade de estruturar as ideias para que o sujeito consiga chegar a conclusões embasadas e resolver situações problemáticas rapidamente.

Sem dúvidas, essa característica é essencial na vida do investidor, que aprende com a psicologia trader a operar com consciência. O resultado é a construção de ferramentas mentais para avaliar as oscilações do mercado financeiro e manter um fluxo organizado de pensamentos.

Melhorar a qualidade de vida

Melhorias na qualidade de vida são outra importante contribuição da psicologia trader. O motivo é que esse conhecimento, que une os estudos psicológicos à realidade do mercado financeiro, ajuda o investidor a identificar os sentimentos, reduzindo o sofrimento com a instabilidade das operações e ampliando o conforto do indivíduo diante da crise e da frustração, por exemplo.

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Uma das características cruciais para um trader de sucesso é o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Ou seja, o investidor deve separar as emoções associadas a cada área da sua vida, para não comprometer as operações e não transferir sentimentos adversos para a família e os amigos, por exemplo.

Logo, a psicologia trader tem muito a contribuir para o investidor, fortalecendo a compreensão e a expressão sobre o sentimento e despertando uma análise crítica sobre a atuação do sujeito nas diferentes funções exercidas nessa profissão e em suas relações pessoais.

Quais são as principais características da psicologia trader?

A psicologia trader se trata efetivamente de atenção. Com foco, é possível reconhecer todos os movimentos mentais que podem desviar o investidor de sua estratégia.

A seguir, você poderá conferir as principais condutas mentais de um trader bem preparado. Veja!

Entender o medo

O mercado inteiro reflete humores humanos. O medo é, portanto, o principal motor desse sistema. A própria ganância de alguns participantes é fruto do medo de não aproveitarem tudo o que podem em um movimento. Isso pode ser simplesmente catastrófico.

Portanto, entender o seu próprio medo capacita você a responder de maneira inteligente aos movimentos do mercado. Afinal, o medo é um sentimento humano, e o mercado financeiro é um coletivo de pessoas.

Superar a ganância

A ganância é outro impulso que pode levar qualquer trader a tomar ações equivocadas. Então é preciso perceber o desejo de ganhar mais do que o planejado. Só assim é possível ter consciência de que isso também significa a possibilidade de perder mais do que o previsto.

Definir regras específicas

A melhor maneira de se proteger desses impulsos inevitáveis da emoção humana é definir regras específicas e trabalhar com a razão. As causas do mercado são emocionais, mas o resultado é matemático, probabilístico.

Portanto, estude técnicas, defina estratégias e, quando tiver um plano elaborado, respeite fielmente o que foi planejado. Essa é a única maneira de manter um registro apurado dos resultados e descobrir o que realmente funciona.

A Ativa é uma empresa de investimentos com mais de 35 anos de atuação no mercado financeiro. A instituição é reconhecida por operar com responsabilidade e transparência, oferecendo aos clientes o suporte de uma equipe técnica amplamente qualificada.

Dessa forma, o trader escolhe os ativos com base no perfil de investidor, garantindo rigorosos padrões de governança em uma plataforma profissional de operação do mercado.

Neste artigo, você descobriu que o investidor profissional não elimina as suas emoções, mas deve lidar com os sentimentos de uma forma diferente, focando no propósito das operações financeiras e na conquista de suas metas profissionais. Assim, a psicologia trader desenvolve capacidades como a paciência e a prática, atribuindo os resultados positivos a uma conduta de excelência. É preciso agir com consciência!

Gostou de aprender sobre a psicologia trader? Que tal agora descobrir os diferenciais de contar com uma plataforma para trader profissional? Entre com contato com a Ativa e saiba como melhorar o rendimento de seus investimentos no mercado financeiro!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.