Regra dos 80: descubra 3 dicas para investir com sucesso

A lei ou regra dos 80 é uma estratégia eficiente para reduzir os níveis de volatilidade e os riscos dos investimentos. Por isso, essa é uma estratégia tida como fundamental para garantir o sucesso financeiro de qualquer investidor.

Entretanto, existem certas peculiaridades que precisam ser conhecidas antes de aplicá-la. Fizemos este conteúdo que traz o conceito dessa regra, seu funcionamento e dicas para utilizá-la no campo prático. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é a regra dos 80?

Também chamada de Princípio de Pareto, essa regra consiste em aplicar parte dos investimentos em Renda Fixa e Renda Variável. Sua finalidade principal é diversificar a carteira, minimizando os riscos das aplicações. Não se trata de escolher entre uma ou outra, mas da quantidade investida em cada modalidade.

Em suma, 80% dos retornos financeiros vêm de apenas 20% da alocação dos ativos. A estratégia exige reconhecer os melhores ativos e utilizá-los inteligentemente para obter o máximo de resultados.

Como funciona o princípio de Pareto?

Na prática, um investidor deve subtrair a idade atual de 80. O resultado obtido indica a porcentagem dos rendimentos que devem ser aplicados em Renda Variável.

Por exemplo, uma pessoa de 20 anos deve ter 60% dos investimentos em Renda Variável e o restante em Fixa. Caso o investir já tenha 40 anos de idade, então a porcentagem do capital em ativos variáveis é de 40%. Na hipótese em que ele tiver 65 anos, alocará 15%, e assim sucessivamente.

Saiba que a idade do investidor impacta diretamente a tática em determinados aspectos, pois jovens podem aproveitar melhor dela. Entenda:

  • jovens podem capitalizar melhor com as flutuações de mercado;
  • pelo fato de terem menos recursos, eventuais perdas são menos desastrosas;
  • a proporção 80/20 é perfeitamente aplicada a jovens, sendo que 1% da renda será direcionada à Renda Fixa a cada ano.

Como investir de maneira inteligente?

Neste tópico, trouxemos algumas recomendações que aumentam suas chances de ganhos durante a aplicação dessa estratégia. Veja quais são elas a seguir.

1. Mude a mentalidade sobre o dinheiro

Uma pessoa com mentalidade negativa sobre o dinheiro toma decisões de forma inconsciente que prejudicam suas finanças. Isso acontece com aquelas que rejeitam enriquecimento ou têm compulsão por gastos, por exemplo.

É importante que o investidor tenha disciplina financeira, faça um planejamento e se comprometa a fazer os aportes mensais. Assim, ele alcançará seus objetivos e a independência financeira.

2. Tome decisões de investimentos inteligentes

Não é qualquer ativo que será útil para alcançar seus objetivos. Para montar a carteira ideal para seu perfil, o investidor deve adquirir mais conhecimento na área com o passar do tempo.

Uma dica é contar com o apoio de uma plataforma de investimentos com experiência no mercado, transparente e responsável. Além disso, ela deve disponibilizar uma equipe técnica altamente qualificada e padrões de compliance e governança. A Ativa Investimentos cumpre todos esses requisitos e ainda proporciona inúmeras vantagens para que você tome as melhores decisões sobre investimentos.

3. Reavalie a tática continuamente

É necessário rebalancear a carteira de investimentos periodicamente para manter o equilíbrio entre Renda Variável e Fixa. O aumento da Fixa ocorre gradualmente conforme a regra dos 80. Por isso, é relevante que o investidor altere o percentual destinado para esse tipo de investimento anualmente.

A regra dos 80 consiste na aplicação a longo prazo e na diversificação dos investimentos, que são algumas das lições de grandes investidores. Porém, é crucial que o player atualize sua carteira todos os anos e conte com uma boa plataforma de investimentos.

Amplie seus conhecimentos sobre o mercado financeiro com nosso artigo que explica o que são investimentos de curto prazo!

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.