Você sabia que suas finanças têm uma grande relação com sua saúde física, mental e social?

Há diversos aspectos que podem afetar o nosso organismo, como acidentes e doenças. Ainda assim, há outros fatores que muitos desconhecem, mas que tem grande impacto em nosso corpo.
 
E isso pode ir além do aspecto físico. Nossa saúde mental e notícias sociais podem ser facilmente abaladas e prejudicadas, como ao receber uma notícia ruim. 

Cuidar de si envolve também boa organização em seu dia a dia para evitar situações que possam impactar no bem-estar.

Acompanhe a leitura para entender como suas finanças se relacionam com sua saúde física, mental e social, e aprenda como um planejamento financeiro pode ajudar.

O que é saúde física, mental e social?

Ao contrário do que muitos pensam, ser saudável não envolve apenas um organismo livre de doenças. É preciso ter um equilíbrio entre o lado físico, mental e social para alcançar o bem-estar completo. 

Esses três aspectos estão totalmente ligados à qualidade da vida das pessoas. Dessa forma, existem diversos fatores importantes para ajudar na manutenção.

Antes de entender a relação de suas finanças com a saúde física, mental e social, é importante entender o que elas envolvem. Confira!

 1.      Saúde física

A saúde física tem relação direta com as condições de nosso organismo. Dessa forma, uma pessoa considerada saudável pode ser classificada como alguém que não está doente, além de apresentar um metabolismo adequado e sem problemas que impactam no dia a dia. 

2.      Saúde mental

A saúde mental é um ponto muito subjetivo e está relacionado à percepção individual de cada pessoa sobre o mundo. Não há como dizer o que pode ou não ter esse aspecto certo. Ainda assim, ela é bastante relacionada ao bem-estar emocional e ao equilíbrio psicológico.

3.      Saúde social

Por último, temos a saúde emocional. Esse aspecto está ligado à maneira como cada pessoa interage com os outros. Não apenas em relação ao contato, mas a maneira como ela pode relacionar de forma saudável e equilibrada, prosperando em ambientes sociais.

Por que é tão importante manter a saúde física, mental e social em dia?

Ter bom equilíbrio de sua saúde física, mental e social é fundamental para levar uma vida totalmente saudável. Dessa forma, você terá muitos momentos com aqueles que ama e com mente livre de preocupações. Cuidar de si, portanto, é a garantia de uma vida longa e tranquila.

Por isso, ao procurar as melhores formas de cuidar de sua saúde, você também está fornecendo mais conforto e sossego ao seu dia a dia. 

É preciso se preocupar também com o lado financeiro do seu familiar. Afinal, as finanças têm um forte impacto em nossa saúde.
 
 Saúde mental balanceada pode gerar hábitos de consumo futuro que podem prejudicar o médio e longo prazo como suas reservas, dificultando a construção de um patrimônio ou o investimento em seu patrimônio. 

A sua situação financeira, com isso, pode tornar uma enorme bola de neve, na qual seus gastos por impulso — frutos de uma necessidade de melhorar a situação atual — acabam sendo o próprio veneno.

Por outro lado, temos a saúde social, que também pode ser impactada ao não cuidar de sua situação financeira. 

A vergonha de lidar com amigos e familiares quando se acumula grandes dívidas é um problema até mesmo para aqueles em condições de renegociar os débitos para recomeçar sua jornada.

A saúde física pode ser impactada pelas finanças também. Sofrer algum acidente significa que você pode não ter recursos para cuidar do seu organismo acidente ou tenha algum problema algum. 

Ter um bom planejamento financeiro é uma forma de criar reservas emergenciais que podem ajudar em momentos críticos.

Como ter uma vida financeira mais tranquila?

Como mostramos, a saúde física, mental e social são aspectos muito importantes que devemos cuidar diariamente para termos boa qualidade de vida. 

Nossas finanças estão todas ligadas a elas e, por isso, é fundamental ter controle sobre o seu dinheiro.  Aprenda a ter uma vida financeira mais tranquila e comece desde já a cuidar de si.

Tenha um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a primeira etapa para colocar suas economias em dia. 

Comece anotando todos os seus gastos em uma planilha. Dessa forma, você terá uma visão ampla sobre toda a entrada e saída de dinheiro em sua casa, e poderá avaliar melhor os custos conforme o seu orçamento.
 
Assim, você poderá determinar suas despesas financeiras e se organizar para sobrar mais dinheiro no final do mês.

Agindo assim você também terá mais maturidade aos seus hábitos de consumo, favorecendo suas escolhas.

O planejamento também é fundamental para evitar compras por impulso.

Comece uma reserva emergencial

Ter uma reserva financeira é essencial para sua saúde física, mental e social. 

A reserva funciona como  um seguro em momentos emergenciais, além de favorecer que as pessoas respeitem o orçamento mensal. Ao fazer o seu planejamento, é possível direcionar parte financeira do dinheiro que sobra para começar ou turbinar a reserva.

Ainda que seja pouco, ao longo do tempo é possível acumular um montante grande ou suficiente para amparar você e sua família e trazer maior estabilidade para o seu lar. 

Você pode criar uma reserva com diferentes objetivos, como para fazer viagens ou trazer mais segurança financeira para o seu dia a dia. 

Não perca tempo,  é importante começar desde já esse processo, para garantir mais proteção e tranquilidade ao seu futuro. 

Aprenda a aumentar o seu patrimônio

Saber investir é uma excelente forma de aumentar o patrimônio e possibilitar melhores cuidados para sua saúde física, mental e social. 

Existem várias opções no mercado para quem está começando e não tem muito dinheiro em caixa.   

A alternativa mais conhecida é  caderneta de poupança , que apresenta  baixo retorno. Porém, existem outras opções mais rentáveis ​​que permitem aplicações de menor valor e a possibilidade de recurso de dinheiro a qualquer momento. 

Tesouro Direto é um bom exemplo para quem quer começar sem correr grandes riscos. Ele funciona como uma espécie empréstimo que você faz para o Governo. Assim, ele devolve o valor aplicado com juros — que são os rendimentos de suas aplicações.

Cuidar de sua saúde física, mental e social é fundamental para sua qualidade de vida. Por isso, obtenha um bom planejamento financeiro para evitar que as dívidas possam impactar seu bem-estar.

Aproveite para curtir a nossa página no Facebook para acompanhar as novidades e aprender a cuidar melhor da sua saúde e do seu dinheiro!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.