Simulador de trade: por que ele é importante para ganhar confiança

A vida de trader atrai muitos participantes ao mercado financeiro. Após os pregões se tornarem eletrônicos, tivemos um aumento esplendoroso de pessoas físicas entrando na bolsa em busca de investimento, renda extra e até como profissão – no caso, o trader.

A sedução desde mercado

Com o também aumento das redes sociais, grandes traders figurões expõem cada vez mais sua vida, tudo com um certo glamour, além de adotar um discurso de que você pode trabalhar uma hora por dia, ter altos ganhos, fazer isso tudo de uma praia e passar o tempo com sua família.

Quem não gostaria de algo assim? Todo mundo! O problema que isso é, na maioria das vezes, falso. Normalmente, vem junto com uma oferta de curso para que tenha uma vida “semelhante”.

Não existe prosperidade sem um trabalho sério e dedicado, especialmente neste mercado. O trader iniciante começa consumindo conteúdos, dos mais variados possíveis, para entender o que acontece, o que ele pode fazer e como ele pode lucrar com isso. Se ele encontrar o lugar errado para estudar, rapidamente ele será seduzido pelas mentiras que são contadas. Normalmente, as características desses traders seduzidos são:

  • urgência pelo lucro;
  • necessidade imediata de pagar contas;
  • fuga de um emprego indesejado;
  • ou ficar rico rápido.

Foco nos estudos

As características listadas acima não são boas virtudes, mas servem como excelente combustível nos estudos.

Alguns mergulham de cabeça, dedicando o dia inteiro ao novo mundo dos trades. Estudam indicadores, preços e começam a mergulhar no gráfico, já calculando com quantos reais por dia no day trade consegue pagar as contas no final do mês. Dessa forma, conseguem evoluir.

Outro aspecto interessante desta jornada é desenvolver estratégias (também conhecidas como setups) e praticar no simulador de trade. Já ouviu falar nele?

O simulador de trade e sua importância

Por meio de um simulador de trade, os ganhos simulados são empolgantes e, acima de tudo, suficientes para compensar abandonar a vida que vinha levando anteriormente. As perdas não são sentidas, afinal, estamos apenas simulando.

Horas, dias, semanas e meses são investidos no simulador, enquanto aperfeiçoa a prática do trade para garantir a sobrevivência dentro do mercado. Isso falando dos mais dedicados, não dos apressados que estudaram uma semana e se jogaram no mercado. Esses provavelmente tiveram prejuízo e abandonaram falando que a Bolsa é “cassino”, contribuindo com a super estatística negativa de sobrevivência de traders no mercado. Os mais pacientes e dedicados seguem evoluindo.

É hora de sair do simulador. Hora de pegar o dinheiro da reserva (se não tiver – é melhor ter) e disponibilizar para as operações de alto risco.

Primeira operação: ganho. Idêntico ao planejado no simulador.

Segunda operação: ganho. Quase igual ao que era feito no simulador. A mente começa a trabalhar: “Eu sou melhor nisso do que eu pensava!”

A possibilidade da terceira operação idêntica ao simulador não aparece, então, o trader tenta forçar para aumentar os ganhos.

Terceira operação: prejuízo que cobre os ganhos anteriores. Aí a mente começa a sabotar: “Isso não vai ficar assim, quero meus ganhos de volta!”.

Expectativa x realidade

O que era razão, passa a se tornar emoção. A quarta, a quinta e a sexta operação se tornam prejuízos maiores. O trader iniciante não se dá conta, quando percebe, já foi grande parte do que tinha disponibilizado para as operações diárias. Isso quando não destrói uma semana, um mês ou um ano inteiro.

Mas afinal, o que aconteceu? Quando se está no simulador, você está olhando para o mercado e pensando “vou tirar dinheiro de você”.

Quando se está na conta real, você olha para o mercado e pensa “vou tirar de dinheiro de você”. Só que nesse caso, o mercado olha de volta pronto para tomar o que é seu também.

O desequilíbrio desta estrutura afeta diretamente no psicológico do trader. Por mais que suas estratégias operacionais sejam eficientes, se não tiver a mente no lugar, o mercado vai te punir.

É praticamente um consenso no mercado que 80% das suas operações são comandadas pelo seu psicológico, com apenas 20% da técnica. As oscilações diárias do mercado em si já são um vai e vem emocional, se o trader for infectado, só atrairá a euforia e o pânico para dentro do seu próprio dinheiro. A razão é extremamente essencial de se manter em todos os cenários.

A influência do subconsciente

Se um dia não estiver se sentindo bem, talvez seja melhor evitar exposição ao mercado. Existem muitos elementos mentais que podem te atrapalhar. Um deles, por exemplo, é a confirmação do viés do seu subconsciente. Se está sentindo que é um dia ruim, você inconscientemente (não abandone a razão!) se sabota nas operações, atraindo prejuízo para confirmar que realmente não era um dia bom.

Ou controlamos os nossos pensamentos, ou os impulsos nos controlarão. Inteligência emocional é a maior virtude de um trader, que vem só com experiência e muita prática.

O que eu sugiro então?

Siga o mesmo caminho do trader dedicado, estude, pratique no simulador até ganhar confiança na sua técnica. Dito isso, migre para a conta real uma por semana, inicie todo o processo novamente de estudo – só que dessa vez, monitore o seu comportamento, veja como está sua saúde mental dentro das operações.

Retorne ao simulador, independente de lucro ou prejuízo. Aos poucos, uma remada por dia. Ninguém vira médico em 6 meses. Ninguém vira trader em 6 meses.

Dê tempo ao tempo, estude e se dedique, que a prosperidade vem diretamente com o seu aprendizado. Para isso, conte conosco e com a sala ao vivo para evoluir.

Se você quer fazer trade 1h por dia ou na praia, saiba que isso vai exigir muitos anos de prática até que esteja apto para isso – assim como essa aptidão pode nunca chegar. Use a cabeça e não a emoção. No mercado, isso te trará prejuízos – literalmente. Até o próximo artigo!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.