Entenda o que é Tesouro Selic e seus benefícios de aplicação

Uma das principais aplicações procuradas pelos investidores é o Tesouro Direto Selic. Essa alternativa traz excelentes benefícios para quem procura por uma opção de renda fixa com segurança e alta liquidez. Por isso, ele é muito recomendado para investimentos de curto prazo, porém, também pode ser utilizado para suprir objetivos de longo prazo.

Embora o Tesouro Direto Selic seja muito popular no mercado, muitos ainda têm dúvidas sobre essa opção de investimento, principalmente quando comparado a outras alternativas, como a poupança e a caderneta.

Continue acompanhando e veja mais a fundo o que é o Tesouro Selic e os benefícios desse investimento!

O que é o Tesouro Direto Selic?

Entre os principais tipos de investimento de renda fixa está o Tesouro Direto Selic. Ele tem esse nome porque sua remuneração é totalmente atrelada à Taxa Selic. Portanto, trata-se de um título público emitido pelo Tesouro Nacional que possibilita aos investidores a oportunidade de aumentar sua rentabilidade por meio de um empréstimo ao governo em troca de juros.

Esse investimento também é conhecido como Letra Financeira do Tesouro e é considerado uma das aplicações mais seguras dentro da modalidade de renda fixa. Isso acontece graças à sua indexação à taxa básica de juros, onde, quanto maior a Taxa Selic, maior o rendimento dos investidores.

O Tesouro Selic é um título aberto para todos no mercado. Isso significa que desde investidores comuns e pessoas físicas podem aplicar seu dinheiro nesse título. Dessa maneira, ele se torna um grande atrativo para aqueles que buscam uma boa rentabilidade e que só tinham à disposição a poupança para esse processo.

Vale a pena investir no Tesouro Direto Selic?

Investir no Tesouro Direto Selic traz boas garantias aos investidores que buscam por uma opção mais segura no mercado. Separamos as principais vantagens desse tipo de investimento para você avaliar como esses benefícios se encaixam nos seus objetivos.

Facilidade de investir

O primeiro ponto de destaque do Tesouro Direto Selic está diretamente ligado à praticidade de uma pessoa começar a investir nesse tipo de título. Muitas corretoras oferecem uma plataforma integrada que favorece a experiência dos usuários na hora de investir em Títulos Públicos, como os do Tesouro Direto.

Investimento de renda fixa

Investir em um título de renda fixa é certamente um meio de assegurar mais tranquilidade e segurança em seus investimentos. Eles contam com maior segurança, já que, se a instituição quebrar, o FGC garante a devolução de até R$250 mil dos seus investimentos. Além disso, temos também uma boa previsibilidade sobre a renda.

Outro ponto de destaque de um investimento de renda fixa é em relação à sua baixa volatilidade. Isso significa que a variação de preço desse tipo de ativo é menor. Consequentemente, o Tesouro Selic se torna um investimento de menor risco, já que o cálculo do retorno é fixado. Nisso, as chances de valorização ou desvalorização são muito mais baixas do que o normal.

Poupança

Muitos acreditam que a poupança é a melhor alternativa para fazer seu dinheiro render. Acontece que, ainda que ela seja uma opção de liquidez diária, o Tesouro Selic se mostra muito mais eficiente e com uma rentabilidade superior. Aqui, também temos um título de renda fixa com liquidez diária, onde é possível transformar a aplicação em dinheiro com mais rapidez.

Isso significa que o investidor pode fazer o resgate de seus investimentos no mesmo dia que fizer as aplicações. Ainda assim, o ideal é esperar um prazo mínimo de 30 dias para assegurar que a rentabilidade não seja prejudicada.

Rentabilidade mais atrativa do que a caderneta

A rentabilidade da poupança fica muito para trás quando comparada com o Tesouro Direto. Nela, temos um cálculo onde, se a Taxa Selic for maior ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% ao mês + taxa referencial. Porém, caso a Taxa Selic esteja abaixo de 8,5%, sua rentabilidade será de 70% da Selic + taxa referencial.

Em contrapartida, a rentabilidade do Tesouro Direto supera o CDI, podendo variar conforme seus títulos. Quando são atrelados à inflação, eles podem pagar uma taxa fixa mais o IPCA do período. Nos tipos prefixados temos uma taxa anual fixa, trazendo maior previsibilidade sobre a aplicação para os investidores. Também temos o Tesouro Selic que é indexado à Taxa Selic.

Nele, o rendimento está atrelado à taxa básica de juros. Assim, ele é considerado uma das melhores alternativas para acompanhar os retornos do mercado e ganhar exatamente 100% da Taxa Selic do período.

Pode ser adaptado de acordo com seus objetivos

O Tesouro Selic é um investimento muito flexível quando se trata de adaptabilidade. Isso significa que ele pode ser utilizado em diferentes objetivos, desde planos de curto prazo a planejamentos que envolvem o futuro de seus investidores. Por se tratar de uma opção segura e ser considerado um ativo livre de risco, ele permite mais estabilidade e confiança.

Portanto, ao investir no Tesouro Selic e outros títulos públicos, o investidor tem uma garantia de que sua aplicação é livre de riscos, além de trazer outros benefícios, como a possibilidade de liquidez diária. Dessa forma, ele pode ser usado tanto como um substituto mais eficiente à poupança ou como um investimento de longo prazo para maximizar sua rentabilidade.

Como escolher o melhor título de Tesouro Direto?

Primeiramente, é preciso deixar claro que não existe um título do Tesouro Direto melhor que o outro. Tudo depende dos objetivos do investidor e como eles vão se encaixar nesses planos. Também, é preciso levar em consideração o perfil de investidor de cada pessoa para assegurar a eficiência de uma aplicação em sua carteira de ativos.

Por isso, procure traçar seus planos e avaliar como o título poderá ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Nesse sentido, contar com uma corretora de ações de sua confiança é fundamental. Você poderá ter auxílio profissional e especializado na hora de montar sua carteira, além de receber uma orientação sobre seus próximos passos para assegurar o melhor rendimento possível.

Também, você pode optar pela própria plataforma do Tesouro Direto. Lá, é possível investir em títulos de renda fixa de forma prática e segura. Lembre-se sempre de colocar seus objetivos em primeiro lugar para evitar frustrações futuras.

Pronto! Agora que você conferiu o que é o Tesouro Direto Selic e seus benefícios, chegou a hora de começar a aplicar o seu dinheiro para construir seu patrimônio. Contar com uma ajuda especializada é muito importante para esse processo, principalmente se for a sua primeira vez investindo. Ainda assim, se você já tem experiência na área, pode ser valioso contar com a expertise de quem atua no mercado para trazer novos insights para suas aplicações.

Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores agora mesmo e comece desde já a investir no Tesouro Selic!

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.