Fundos de Ação: conheça as estratégias long short, long biased e long only

Você sabia que os fundos de ação ou multimercado podem ser subclassificados de diversas maneiras? Pois é! Essas subclassificações (como Long Short, Long Only ou Long Biased) têm a ver com a estratégia de cada fundo. Portanto, é essencial saber que classificações são essas e como elas funcionam. Afinal, elas indicam qual desses fundos é o mais interessante para você em cada momento.

No entanto, não é fácil começar a investir em Fundos de Investimento sem saber que subclassificações são essas. Afinal, o desconhecimento é o principal inimigo de uma estratégia de investimento de sucesso.

Se você quer começar a investir em Fundos de Investimento, precisa conhecer mais sobre eles. Para aprender mais sobre essas subclassificações, siga a leitura abaixo!

O que é Long Short?

Um fundo Long Short é focado em ganhar por meio da variação dos valores relativos de ações. Essa frase parece complexa, mas na verdade é algo simples de entender. Na verdade, esse tipo de fundo faz operações compradas e vendidas em simultâneo. Só para explicar:

  • Operações compradas (Long): são aquelas em que se compra uma ação na expectativa que ela se valorize. A expectativa pode ser de valorização no mesmo dia (Day Trade), em poucos dias (Swing Trade) ou longo prazo (Buy’n’Hold);
  • Operações vendidas (Short): são aquelas em que se aluga uma ação no mercado e a vende, na expectativa que ela se desvalorize. Assim, é possível lucrar quando comprá-la novamente para devolvê-la.

Nesse contexto, um fundo Long Short faz essas duas operações ao mesmo tempo. Ele pode ser intrassetorial, intersetorial ou com ações de uma mesma empresa.

No primeiro caso, as ações do Long e do Short pertencem a empresas do mesmo setor econômico. No segundo, são de empresas de setores diferentes. Por fim, no último caso, o Long Short é feito com ações ordinárias e preferenciais da mesma empresa. Ou com ações de uma Holding e sua Subsidiária.

Além disso, esses fundos ainda podem ser Neutro ou Direcional. No primeiro caso, a exposição líquida é zero. Ou seja: a proporção de ações compradas e vendidas no patrimônio é igual. Já nos fundos Direcionais, a exposição pode ser negativa (quando há mais operações vendidas) ou positiva (quando há mais compradas).

O que é Long Only?

O fundo Long Only é aquele em que seu patrimônio é composto de operações compradas apenas. Ou seja, Long Only. Por lei, esses fundos precisam de 67% do seu patrimônio composto por ativos do mercado de ações, como:

  • ações;
  • bônus ou recibos de subscrição;
  • cotas de fundos de ação ou de fundos de índice de ações;
  • BDRs.

O que é Long Biased?

De certa forma, um fundo Long Biased fica no meio do caminho entre os outros dois. Ele pode ter operações vendidas, como o Long Short. No entanto, ele tem um “viés comprado”. Por isso, tem mais operações compradas e usa as vendidas em reversões de tendências.

Como escolher entre essas subclassificações de Fundos de Ação?

A escolha pelo Fundo de Investimento correto para a sua carteira depende de muitos fatores. Os primeiros são o seu perfil de investidor, sua estratégia e como cada fundo encaixa nela.

Não existe uma subclassificação de Fundos de Ações melhor do que outra. O que existe são opções que são melhores para um perfil ou para um momento do mercado.

Por exemplo, os fundos Long Only têm maior correlação com o Ibovespa. Assim, são os que tendem a subir mais quando estamos em Bull Market (com o mercado em tendência de crescimento).

Já os Long Short, no entanto, são os que têm menos correlação com o Ibovespa. Por causa da sua característica, eles podem ser lucrativos mesmo em um cenário de queda no mercado.

Por fim, os Long Biased são os mais flexíveis. Os gestores desses podem aumentar a parcela comprada em um cenário de crescimento. No entanto, também podem aumentar a parcela vendida em momentos de queda.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe o que são as estratégias Long Short, Long Only e Long Biased e que não existe uma subclassificação de Fundos de Ações melhor do que outra. Esse conhecimento é vital para poder escolher um Fundo de Investimento para a sua carteira.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre qual opção escolher para você, leia agora mesmo nosso artigo que explica melhor as diferenças entre essas estratégias!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.