Entenda quais são os sinais de reversão de tendência

Quem quer investir no Day Trade no Mercado Futuro, precisa aprender como identificar uma reversão de tendências. Afinal, um movimento desses é um sinal claro para abrir ou fechar uma posição na Bolsa de Valores.

O preço das ações e outros ativos é formado pela relação de oferta e demanda. Por isso, é possível que esses preços oscilem bastante no curto, médio e longo prazo. No entanto, apesar de não haver uma garantia do que vai acontecer, é possível entender alguns movimentos. Dessa forma, podemos antecipar algumas oscilações de preço.

Essa é a base da análise técnica. Na prática, ela consiste no estudo atencioso dos gráficos de preços de ativos para encontrar oportunidades de investimentos. Quer aprender quais sinais indicam uma reversão de tendência? Então siga a leitura abaixo!

O que é reversão de tendência?

Você provavelmente já ouviu a expressão “não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe”, certo? Na prática, esse ditado indica que a vida é composta por altos e baixos se alternando. Portanto, devemos estar preparados para os baixos e aproveitar os altos.

Investir em ações na Bolsa de Valores segue a mesma lógica. Em alguns momentos, certos papéis estão em alta. Depois, eles podem estar em baixa ou em consolidação daquela faixa de preço.

Para um investidor que trabalha com a compra e venda de papéis, é importante entender esses movimentos, especialmente aqueles de reversão de tendência. Isso porque saber esses padrões ajuda a encontrar oportunidades de ganho.

Uma reversão de tendência acontece quando uma tendência de alta ou de baixa se inverte. Ou seja: um papel vinha em tendência de alta e passa para tendência de baixa. Ou vice-versa.

Como são formadas as tendências de alta e de baixa?

Para entender como identificar uma reversão de tendência, devemos compreender como elas são formadas em primeiro lugar. Afinal, ao entender o que movimenta o preço de um ativo, fica mais fácil perceber quando haverá uma reversão na análise técnica.

O que cria essas tendências é a expectativa de valor que os investidores têm sobre um ativo. Se as pessoas acreditam que uma ação ainda está “barata”, continuarão a comprar, pois veem uma perspectiva de lucro. Quando acreditarem que não há mais como lucrar em cima do preço atual, deixarão de comprar e a tendência vai se reverter.

Como analisar os sinais de reversão de tendência?

Existem vários indicadores para Day Trade que podem sinalizar uma reversão de tendência. No entanto, é importante ter em mente que não há como prever com 100% de certeza um movimento desses.

Dito isso, entretanto, as ferramentas de análise técnica podem ajudar o investidor que aceita algum nível de risco a aproveitar boas oportunidades. Quer saber que recursos são esses? Então vamos lá!

Martelo

martelo (ou hammer) é um padrão de análise técnica muito usado para detectar reversão potencial de tendência. Ele é configurado por um candle com corpo pequeno, mas uma longa sombra. Ou seja: a diferença entre a abertura e o fechamento foi pequena, mas houve uma grande variação entre o preço máximo e mínimo. 

Ele costuma ser o indicador mais confiável para confirmar a exaustão de uma tendência. Portanto, quando o martelo aparece, é sinal de que o mercado está pronto para reverter a tendência.

Agulhadas

Outro recurso ótimo para detectar reversões de tendência são as agulhadas criadas pelo analista Didi Aguiar. Basicamente, o investidor deve pegar as médias móveis de 3, 8 e 20 períodos.

Sempre que as 3 médias móveis passam dentro do corpo de um candle (como se fossem linhas por uma agulha), é sinal de reversão de tendência. Se a média de 3 períodos ficar por cima, a de 8 no meio e a de 20 por baixo, indica tendência de alta. Se for o contrário, a tendência é de baixa.

Pronto, agora você já tem duas boas ferramentas para aprender a identificar a reversão de tendência na Bolsa. Portanto, o próximo passo é começar a usá-las na sua análise técnica e colher bons resultados.

Se você quer potencializar seus ganhos ao identificar reversões, que tal ler nosso artigo sobre como aprender como usar a alavancagem no Day Trade?

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.